Autor Tópico: APU AMD + Linux = péssima ideia?  (Lida 12014 vezes)

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: APU AMD + Linux = péssima ideia?
« Resposta #15 Online: 24 de MAR?O de 2014, 17:59 »

Acho que já esclareci as dúvidas, parece que o suporte para AMD está melhor do que eu esperava.
Só uma última pergunta para não ter dúvidas. UEFI, bios gráfico... nenhum problema supresa né?

Se  for possível, fuja de UEFI. Apesar de muitas distros oferecerem suporte e, até o momento, estar funcionando bem, ainda há algumas polêmicas não resolvidas (como Secure Boot) que podem dar dor de cabeça no futuro. Se você vai comprar as peças separadamente é difícil que aconteça algum empecilho. Mas em computadores prontos vendidos em loja, é possível que o boot esteja restrito ao Windows (ou algumas poucas distros que pagaram  para ter as chaves de segurança).

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #16 Online: 25 de MAR?O de 2014, 00:32 »
Minha preferência é por GPU ao invés de CPU. Intel oferece o contrário disso.

Para minha necessidade AMD é mais barato e satisfaz mais, entendeu?

Acho que já esclareci as dúvidas, parece que o suporte para AMD está melhor do que eu esperava.
Só uma última pergunta para não ter dúvidas. UEFI, bios gráfico... nenhum problema supresa né?
Usuário de APU AMD aqui!!!

Não tenho do que reclamar em qualidade. Tenho um notebook Lenovo G475 com APU E-350. Esquenta pouco, processador razoável, na verdade ele é um 'gargalo' pra CPU como você mesmo disse. Não me atrapalha em nada isso. Rodo filmes em 1080p de boa. Se eu já rodo, imagina você com um A4! No seu caso, recomendo o driver aberto (Radeon) ao invés do fechado (Catalyst). Pras GPU's AMD 6xxx em geral funciona muito bem.

Pelo que entendi você vai montar seu computador, então comprará peça por peça. Nesse caso num precisa se preocupar com UEFI, pois você pode escolher uma placa sem UEFI, basta olhar o modelo no site do fabricante. Até onde sei, também é possível desabilitar o UEFI pelo menu da BIOS. Acho que só dá problema dual boot de W8 com Linux, W7 com Linux é de boa.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 25 de MAR?O de 2014, 11:17 »
+ 1 Usuário de APU AMD aqui!

Eu tenho um A10 5800k e tudo funciona numa boa desde o 12.04 até essa versão mais nova a ser lançada, 14.04.

Cuidado com o A10 6800k! Sua placa de vídeo só vai funcionar bem com o 14.04 em diante! Pelo custo/benefício, melhor comprar logo um A10. Sua CPU vai equivaler a um Core i3, mas sua parte gráfica dá um couro violento no Vídeo OnBoard da Intel!

Quanto as placas mães, é preciso pesquisar um pouco, mas existem opções fantásticas que nem de longe tem como a plataforma Intel bater no quesito custo/benefício.

Por favor, leia este meu artigo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,109663.0.html

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.