Loucura loucura terem movido o tópico para essa pasta.
Minha intenção foi só alertar quanto ao estado do suporte atual para alguns tipos de hardware. Infelizmente não conheço o suficiente sobre os hardwares em si (melhores modelos, preços, qualidade) para opinar nesse sentido. Mas, quanto aos drivers, infelizmente o único hardware que possui um suporte num nível bom (alto desempenho, estabilidade, recursos) são da intel. Como mencionei, os drivers livres para nvidia e ATI estão num nível razoável, mas ainda não alcançam o mesmo desempenho ou suporte a todos os recursos (como economia de energia). E os drivers proprietários, apesar de terem bom desempenho e recursos, têm o inconveniente de retirar suporte a modelos mais antigos e geralmente são mais instáveis.
Aqui há alguns sites que tratam da compatibilidade sobre Linux:
http://linuxhardware.net/linuxhardware/notes/
http://www.ubuntu.com/certification/
http://www.linux-drivers.org/
Mas, de maneira interessante, encontrei algumas informações de que APUs da AMD estão com um desempenho melhor do que as placas separadas, e melhor do que o driver proprietário. Como aqui: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_apu_1310&num=1. Então, talvez, os drivers livres para AMD até estejam num nível de desenvolvimento bem avançado. Mas no caso, é um modelo mais novo de APU da AMD (Richland).
Quando à decodificação de vídeo por hardware, não sei como está isso em hardware da AMD. Se o hardware em si tiver suporte, provavelmente no Linux vai funcionar também. Mas é bom verificar individualmente para cada modelo como está o suporte (não só o suporte para decodificação em si, mas também quais formatos são acelerados), já que não pode ser generalizado. Por exemplo: em alguns casos do mesmo fabricante, o suporte pode ser bom ou ruim dependendo do modelo :/ Além disso o suporte não é perfeito em modelo algum, ainda. Geralmente você ainda precisa quebrar um pouco a cabeça para configurar os players (como o mplayer) e os drivers (vaapi, vdpau, etc), mas superado isso o desempenho é igual ao esperado no windows.
Vou estudar esses links.
Essa placa-mãe parece que funciona.
Sobre o processador eu estava em dúvida sobre qual geração seria melhor. Um processador mais antigo já teria mais suporte? Ou seria um mais novo pela novidade do SteamOS?
Eu tinha pensado em pegar um Llano que tem IPC maior, só que ele é mais antigo e não tem um monte de conjunto de instruções que poderia fazer a diferença entre ser compatível com as distros ou não. Pesquisando decidi ficar com um A4 Richland, tem IPC menor, mas na prática a diferença é pequena e ele tem todos os conjuntos de instruções possíveis. Parece que ele está bem coberto pelos drivers.
Não tem como ter certeza se tudo vai funcionar como quero até instalar e testar, mas a chance de funcionar é grande.
Decodificação de vídeo sei que tem que configurar no player, mas não é nada demais, se a APU e o driver tiverem suporte eu me viro.
Neste caso, nada vai superar as APUs Intel, especialmente as APU Core i da terceira e quarta geração (Ivy Bridge e Haswell). Elas possuem total compatibilidade com o pinguim e ótimo suporte. O desempenho gráfico, obviamente, não é tão bom quanto o de placas dedicadas mid e high end, mas para suas necessidades são mais do que suficientes.
Escolha uma APU Intel Core i3 ou i5 (Ivy-Bidge ou Haswell) e seja feliz com sua distro Linux.
Disse que quero gastar o mínimo possível porque pra mim não vai fazer diferença, por isso que vou usar um A4.
É muito barato, se eu fosse pegar um conjunto Intel teria que pagar bem mais caro pela placa-mãe e processador, para ter um chip com uma GPU bem pior. Não rola.
Como meu PC é velho eu tenho que trocar mais algumas peças, preciso fazer esse upgrade porque o HD está contando os dias para morrer, o drive de DVD não funciona mais, a placa-mãe já está pedindo aposentadora e a CPU não dá mais conta. Tenho que tocar tudo isso, mais a memória. E não sou fã da Intel, então...
De todo modo, vou instalar o Windows 7 nesse PC, apenas estou vendo a oportunidade de criar uma partição no novo HD para eu brincar com Linux. Não faz mal aprender a usar outros sistemas, de verdade.