Autor Tópico: APU AMD + Linux = péssima ideia?  (Lida 12027 vezes)

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
APU AMD + Linux = péssima ideia?
« Online: 21 de MAR?O de 2014, 15:25 »
Sei que existe esse tópico, mas não é nada prático ficar procurando por lá.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.0.html

Pelo visto vou precisar trocar compomentes do meu PC que é antigo.
Não quero por não precisar de nada potente, pensei em montar algo baratinho com possibilidade e expandir no futuro caso dê vontade.
Quero comprar uma placa-mãe FM2 e uma APU baratinha da AMD, mas e o suporte e drivers no Linux? Vai funcionar?
Hoje já tenho uma placa+mãe e CPU AMD e nunca consegui rodar direito Linux nele. Mesmo quando consegui fazer funcionar não foi de forma ideial, principalmente desempenho de vídeo.

Eu estava na dúvida de qual APU comprar, uma mais antiga que tem um IPC maior (Llano/Trininy) e placa-mãe FM1, ou uma APU mais nova com IPC menor (Richland) e conjunto de instruções atual e placa-mãe FM2.

Só que não tem garantida de funcionar nenhum dos dois.

Pensei em comprar também um HD de 1TB e fazer uma partição só para eu usar com Linux, quero aprender a usar melhor esse sistema já que eu praticamente não jogo no PC. Porém é um tiro no escuro, pode funcionar como pode não, pode funcionar com uma distro e não com outra, enfim, não sei de nada.

Estava pensando que talvez a APU mais antiga já tivesse driver pronto, mas agora tem Linux e AMD até fazendo API própria, o que pode ter melhorado o suporte para o hardware atual.

Então, qual é melhor eu comprar?

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: APU AMD + Linux = péssima ideia?
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2014, 20:20 »
Placas gráficas ATI Radeon HD 5000 ou mais recentes funcionam de forma excelente no Linux tanto com o driver proprietário (Catalyst) quanto com o driver aberto (Gallium3D), com este último já apresentando cerca de 80% do desempenho da versão equivalente proprietária no Mesa 10.X conforme se constata aqui. Já placas mais antigas podem lhe dar um pouco de dor de cabeça.

Dê uma olha no artigo que indiquei no link mais acima e verá que há opções com ótimo custo-benefício no Linux, com a Radeon HD 6770. Se tiver mais "bala na agulha", indico placas como a HD 6870 ou a R9 270X.

Abraço.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2014, 21:43 »
A não ser que você se contente com os drivers livres (que apesar de terem melhorado muito, ainda tem limitações incômodas), depender dos drivers proprietários é arriscado. Não pelo desempenho e configuração, mas pelo suporte. Não sei pela nVidia, mas a ATI tem mania de retirar suporte a seus modelos mais antigos rapidamente. Ou seja, depois de um tempo de compra, é provável que o hardware caia em legado e fique sem atualizações do driver. Aí, vai ter que depender do driver livre. Nesse caso, se for pra depender de uma solução livre, o hardware da intel é mais recomendado, pelo suporte muito bom existente atualmente.

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2014, 13:37 »
Placas gráficas ATI Radeon HD 5000 ou mais recentes funcionam de forma excelente no Linux tanto com o driver proprietário (Catalyst) quanto com o driver aberto (Gallium3D), com este último já apresentando cerca de 80% do desempenho da versão equivalente proprietária no Mesa 10.X conforme se constata aqui. Já placas mais antigas podem lhe dar um pouco de dor de cabeça.

Dê uma olha no artigo que indiquei no link mais acima e verá que há opções com ótimo custo-benefício no Linux, com a Radeon HD 6770. Se tiver mais "bala na agulha", indico placas como a HD 6870 ou a R9 270X.

Abraço.

A não ser que você se contente com os drivers livres (que apesar de terem melhorado muito, ainda tem limitações incômodas), depender dos drivers proprietários é arriscado. Não pelo desempenho e configuração, mas pelo suporte. Não sei pela nVidia, mas a ATI tem mania de retirar suporte a seus modelos mais antigos rapidamente. Ou seja, depois de um tempo de compra, é provável que o hardware caia em legado e fique sem atualizações do driver. Aí, vai ter que depender do driver livre. Nesse caso, se for pra depender de uma solução livre, o hardware da intel é mais recomendado, pelo suporte muito bom existente atualmente.

O motivo de eu escolher uma APU é justamente para não precisar de placa de vídeo avulsa.
Quero apenas um PC que funciona, nada demais, tanto que até diminui os componentes e provavelmente vou comprar o mais barato possível. Já é muito melhor que esse PC que tenho aqui.

Sobre o suporte de drivers, tanto faz se ele acabar.
Se tiver um driver oficial que faça tudo funcionar como deve estou satisfeito.
No caso, tudo funcional e funcionando, como por exemplo a aceleração de vídeo para vídeos.

Devo comprar essa placa-mãe, MSI FM2-A55M-E33.
Estou vendo se ela é compatível, parece que sim.

Não tem mais nenhum lugar onde possa ver um catálogo de compatibilidade?

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2014, 14:59 »

O motivo de eu escolher uma APU é justamente para não precisar de placa de vídeo avulsa.
Quero apenas um PC que funciona, nada demais, tanto que até diminui os componentes e provavelmente vou comprar o mais barato possível. Já é muito melhor que esse PC que tenho aqui.

No caso, tudo funcional e funcionando, como por exemplo a aceleração de vídeo para vídeos.

Minha intenção foi só alertar quanto ao estado do suporte atual para alguns tipos de hardware. Infelizmente não conheço o suficiente sobre os hardwares em si (melhores modelos, preços, qualidade) para opinar nesse sentido. Mas, quanto aos drivers, infelizmente o único hardware que possui um suporte num nível bom (alto desempenho, estabilidade, recursos) são da intel. Como mencionei, os drivers livres para nvidia e ATI estão num nível razoável, mas ainda não alcançam o mesmo desempenho ou suporte a todos os recursos (como economia de energia). E os drivers proprietários, apesar de terem bom desempenho e recursos, têm o inconveniente de retirar suporte a modelos mais antigos e geralmente são mais instáveis.

Aqui há alguns sites que tratam da compatibilidade sobre Linux:
http://linuxhardware.net/linuxhardware/notes/
http://www.ubuntu.com/certification/
http://www.linux-drivers.org/

Mas, de maneira interessante, encontrei algumas informações de que APUs da AMD estão com um desempenho melhor do que as placas separadas, e melhor do que o driver proprietário. Como aqui: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_apu_1310&num=1. Então, talvez, os drivers livres para AMD até estejam num nível de desenvolvimento bem avançado.  Mas no caso, é um modelo mais novo de APU da AMD (Richland).

Quando à decodificação de vídeo por hardware, não sei como está isso em hardware da AMD. Se o hardware em si tiver suporte, provavelmente no Linux vai funcionar também. Mas é bom verificar individualmente para cada modelo como está o suporte (não só o suporte para decodificação em si, mas também quais formatos são acelerados), já que não pode ser generalizado. Por exemplo: em alguns casos do mesmo fabricante, o suporte pode ser bom ou ruim dependendo do modelo :/ Além disso o suporte não é perfeito em modelo algum, ainda. Geralmente você ainda precisa quebrar um pouco a cabeça para configurar os players (como o mplayer) e os drivers (vaapi, vdpau, etc), mas superado isso o desempenho é igual ao esperado no windows.

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
« Resposta #5 Online: 23 de MAR?O de 2014, 22:14 »

Neste caso, nada vai superar as APUs Intel, especialmente as APU Core i da terceira e quarta geração (Ivy Bridge e Haswell). Elas possuem total compatibilidade com o pinguim e ótimo suporte. O desempenho gráfico, obviamente, não é tão bom quanto o de placas dedicadas mid e high end, mas para suas necessidades são mais do que suficientes.

Escolha uma APU Intel Core i3 ou i5 (Ivy-Bidge ou Haswell) e seja feliz com sua distro Linux.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 24 de MAR?O de 2014, 11:25 »
Loucura loucura terem movido o tópico para essa pasta.

Minha intenção foi só alertar quanto ao estado do suporte atual para alguns tipos de hardware. Infelizmente não conheço o suficiente sobre os hardwares em si (melhores modelos, preços, qualidade) para opinar nesse sentido. Mas, quanto aos drivers, infelizmente o único hardware que possui um suporte num nível bom (alto desempenho, estabilidade, recursos) são da intel. Como mencionei, os drivers livres para nvidia e ATI estão num nível razoável, mas ainda não alcançam o mesmo desempenho ou suporte a todos os recursos (como economia de energia). E os drivers proprietários, apesar de terem bom desempenho e recursos, têm o inconveniente de retirar suporte a modelos mais antigos e geralmente são mais instáveis.

Aqui há alguns sites que tratam da compatibilidade sobre Linux:
http://linuxhardware.net/linuxhardware/notes/
http://www.ubuntu.com/certification/
http://www.linux-drivers.org/

Mas, de maneira interessante, encontrei algumas informações de que APUs da AMD estão com um desempenho melhor do que as placas separadas, e melhor do que o driver proprietário. Como aqui: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_apu_1310&num=1. Então, talvez, os drivers livres para AMD até estejam num nível de desenvolvimento bem avançado.  Mas no caso, é um modelo mais novo de APU da AMD (Richland).

Quando à decodificação de vídeo por hardware, não sei como está isso em hardware da AMD. Se o hardware em si tiver suporte, provavelmente no Linux vai funcionar também. Mas é bom verificar individualmente para cada modelo como está o suporte (não só o suporte para decodificação em si, mas também quais formatos são acelerados), já que não pode ser generalizado. Por exemplo: em alguns casos do mesmo fabricante, o suporte pode ser bom ou ruim dependendo do modelo :/ Além disso o suporte não é perfeito em modelo algum, ainda. Geralmente você ainda precisa quebrar um pouco a cabeça para configurar os players (como o mplayer) e os drivers (vaapi, vdpau, etc), mas superado isso o desempenho é igual ao esperado no windows.

Vou estudar esses links.

Essa placa-mãe parece que funciona.
Sobre o processador eu estava em dúvida sobre qual geração seria melhor. Um processador mais antigo já teria mais suporte? Ou seria um mais novo pela novidade do SteamOS?
Eu tinha pensado em pegar um Llano que tem IPC maior, só que ele é mais antigo e não tem um monte de conjunto de instruções que poderia fazer a diferença entre ser compatível com as distros ou não. Pesquisando decidi ficar com um A4 Richland, tem IPC menor, mas na prática a diferença é pequena e ele tem todos os conjuntos de instruções possíveis. Parece que ele está bem coberto pelos drivers.

Não tem como ter certeza se tudo vai funcionar como quero até instalar e testar, mas a chance de funcionar é grande.
Decodificação de vídeo sei que tem que configurar no player, mas não é nada demais, se a APU e o driver tiverem suporte eu me viro.

Neste caso, nada vai superar as APUs Intel, especialmente as APU Core i da terceira e quarta geração (Ivy Bridge e Haswell). Elas possuem total compatibilidade com o pinguim e ótimo suporte. O desempenho gráfico, obviamente, não é tão bom quanto o de placas dedicadas mid e high end, mas para suas necessidades são mais do que suficientes.

Escolha uma APU Intel Core i3 ou i5 (Ivy-Bidge ou Haswell) e seja feliz com sua distro Linux.

Disse que quero gastar o mínimo possível porque pra mim não vai fazer diferença, por isso que vou usar um A4.
É muito barato, se eu fosse pegar um conjunto Intel teria que pagar bem mais caro pela placa-mãe e processador, para ter um chip com uma GPU bem pior. Não rola.
Como meu PC é velho eu tenho que trocar mais algumas peças, preciso fazer esse upgrade porque o HD está contando os dias para morrer, o drive de DVD não funciona mais, a placa-mãe já está pedindo aposentadora e a CPU não dá mais conta. Tenho que tocar tudo isso, mais a memória. E não sou fã da Intel, então...

De todo modo, vou instalar o Windows 7 nesse PC, apenas estou vendo a oportunidade de criar uma partição no novo HD para eu brincar com Linux. Não faz mal aprender a usar outros sistemas, de verdade.

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
« Resposta #7 Online: 24 de MAR?O de 2014, 11:47 »
Disse que quero gastar o mínimo possível porque pra mim não vai fazer diferença, por isso que vou usar um A4.
É muito barato, se eu fosse pegar um conjunto Intel teria que pagar bem mais caro pela placa-mãe e processador, para ter um chip com uma GPU bem pior. Não rola.
Como meu PC é velho eu tenho que trocar mais algumas peças, preciso fazer esse upgrade porque o HD está contando os dias para morrer, o drive de DVD não funciona mais, a placa-mãe já está pedindo aposentadora e a CPU não dá mais conta. Tenho que tocar tudo isso, mais a memória. E não sou fã da Intel, então...

De todo modo, vou instalar o Windows 7 nesse PC, apenas estou vendo a oportunidade de criar uma partição no novo HD para eu brincar com Linux. Não faz mal aprender a usar outros sistemas, de verdade.

No meu primeiro post havia um comparativo com várias placas AMD que funcionaram muito bem no Linux. Você chegou a lê-lo?

Indiquei a HD 6770, por ter um ótimo custo-benefício. Porém, se você achou o valor alto pode utilizar uma Radeon HD 6450 que também funcionou sem problemas no comparativo do Phoronix (apenas o desempenho não foi tão bom como o das demais, obviamente).
Meu blog

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 24 de MAR?O de 2014, 11:56 »
Esse artigo se encaixa com o que vocês estão discutindo.

Impressionante a diferença de desempenho dos drivers open source da AMD, em relação ao da Nvidia.

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 24 de MAR?O de 2014, 12:00 »
Eu não sei se a questão de instruções seria tão relevante para o aspecto de compatibilidade, no Linux. Qualquer distro vai funcionar em qualquer processador, sem estresse. No máximo, há a questão da arquitetura (32bits e 64bits), mas depende mais da quantidade de RAM do que falta de suporte. Nesse sentido, tanto faz se o processador é antigo ou não (a não ser que seja muito velho MESMO).

No caso de uma APU, o único aspecto que precisa ficar atento é quanto ao chip gráfico, ver se ele é bem suportado, se todos os recursos são abrangidos no driver, etc. Aí sim, um produto mais antigo geralmente é melhor suportado (pelo driver livre), mas corre o risco do driver proprietário retirar suporte logo. Modelos mais recentes tem mais dificuldades para funcionar com drivers livres, mas contam com suporte dos proprietários. Obviamente, se for para escolher um chip de vídeo antigo, automaticamente leva um processador antigo também :P

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 24 de MAR?O de 2014, 14:38 »
No meu primeiro post havia um comparativo com várias placas AMD que funcionaram muito bem no Linux. Você chegou a lê-lo?

Indiquei a HD 6770, por ter um ótimo custo-benefício. Porém, se você achou o valor alto pode utilizar uma Radeon HD 6450 que também funcionou sem problemas no comparativo do Phoronix (apenas o desempenho não foi tão bom como o das demais, obviamente).

Pra quê vou querer comprar uma placa dessa se a APU já vem com uma equivalente?
Só preciso que o UVD3 funcione para tocar vídeos 1080p.

Eu não sei se a questão de instruções seria tão relevante para o aspecto de compatibilidade, no Linux. Qualquer distro vai funcionar em qualquer processador, sem estresse. No máximo, há a questão da arquitetura (32bits e 64bits), mas depende mais da quantidade de RAM do que falta de suporte. Nesse sentido, tanto faz se o processador é antigo ou não (a não ser que seja muito velho MESMO).

No caso de uma APU, o único aspecto que precisa ficar atento é quanto ao chip gráfico, ver se ele é bem suportado, se todos os recursos são abrangidos no driver, etc. Aí sim, um produto mais antigo geralmente é melhor suportado (pelo driver livre), mas corre o risco do driver proprietário retirar suporte logo. Modelos mais recentes tem mais dificuldades para funcionar com drivers livres, mas contam com suporte dos proprietários. Obviamente, se for para escolher um chip de vídeo antigo, automaticamente leva um processador antigo também :P

Quanto mais melhor né?
Programas usam esses conjuntos para otimização, principalmente multimídia.
O que pretendo comprar é arquitura recente, Richland. Parece que tem suporte tranquilo e deve continuar por mais um tempo. De todo modo funcionando é só fazer um backup e não me importa mais.

Lembrem, não pretendo jogar nada mais exigente do que um Banished.

E pelo visto, o kernel 3.12 parece que vai garantir que vai funcionar.

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
« Resposta #11 Online: 24 de MAR?O de 2014, 14:56 »

Pra você continuar com o seu sistema atual rodando o Linux com agilidade e rodando vídeos 1080p sem problemas, tudo isso com um gasto de menos de R$100,00. Acha pouco?

Se vai trocar a placa-mãe + CPU a melhor opção é Intel, em caso contrário, ou seja, permanecendo com o sistema atual, a opção é comprar uma dessas placas gráficas que indiquei.

Não vejo sentido em trocar placa mãe + cpu sem querer gastar muito e continuar com AMD, haja vista o pacote da Intel entregar melhor desempenho e suporte no pinguim por preço equivalente. Entretanto, se ainda assim optar pela AMD, aguarde a opinião dos demais colegas de Fórum.

« Última modificação: 24 de MAR?O de 2014, 15:43 por hugoleal85 »
Meu blog

Offline rihoem

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 24 de MAR?O de 2014, 15:23 »

Quanto mais melhor né?
Programas usam esses conjuntos para otimização, principalmente multimídia.
O que pretendo comprar é arquitura recente, Richland. Parece que tem suporte tranquilo e deve continuar por mais um tempo. De todo modo funcionando é só fazer um backup e não me importa mais.

Lembrem, não pretendo jogar nada mais exigente do que um Banished.

E pelo visto, o kernel 3.12 parece que vai garantir que vai funcionar.

Com certeza, quanto mais melhor. Mas, como você mesmo disse, se não pretende jogar nada muito exigente, qualquer processador vai dar conta do recado. Nesse caso, vale mais a pena ficar de olho em questões como consumo de energia e desempenho por watt, e o preço, do que o conjunto de instruções em si (já que, na prática, são poucos os programas otimizados para instruções específicas, e menos ainda os que de fato têm aumento de desempenho por isso).

A arquitetura que você citou (Richland) parece realmente ser uma boa escolha levando tudo isso em consideração. Mas tenha em mente que provavelmente as soluções intel terão melhor desempenho e menor consumo de energia na CPU, embora provavelmente o chip de vídeo seja melhor.

Offline DeathDoor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 24 de MAR?O de 2014, 15:49 »

Pra você continuar com o seu sistema atual rodando o Linux com agilidade e rodando vídeos 1080p sem problemas, tudo isso com um gasto de menos de R$100,00. Acha pouco?

Se vai trocar a placa-mãe + CPU a melhor opção é Intel, em caso contrário, ou seja, permanecendo com o sistema atual, a opção é comprar uma dessas placas gráficas que indiquei.

Não vejo sentido em trocar placa mãe + cpu sem querer gastar muito e continuar com AMD, haja vista o pacote da Intel entregar melhor desempenho e suporte no pinguim por preço equivalente.

Cara, você não está entendendo.
Meu computador é muito antigo e remendado, todas as peças estão morrendo começando pelo HD. Não é só placa-mãe e processador que preciso comprar. Então pensei em comprar uma APU porque dispensa uma placa de vídeo e é mais barato. O motivo de escolher AMD é porque eu, tenho birra com Intel (e daí, todo mundo tem suas marcas de preferência, não tenho motivos nenhum para isso e não preciso ter) e como mesmo sendo mais fraco já me supre eu não tenho necessidade de gastar mais pelo conjunto da Intel.
Placa-mãe Intel mais um i3 é mais caro que uma APU A4 Richland, e tem um ponto fraco. Minha preferência é por GPU ao invés de CPU. Intel oferece o contrário disso.

Para minha necessidade AMD é mais barato e satisfaz mais, entendeu?

Apenas tinha dúvida sobre a compatibilidade porque estou por fora do mundo Linux. Não existe o "meu sistema atual rodando Linux", eu uso Windows XP e usarei Windows 7. Meu computador não é só para o meu uso, ele é para a casa toda. Se eu instalar Linux em alguma partição será para meu uso exclusivo.

Acho que já esclareci as dúvidas, parece que o suporte para AMD está melhor do que eu esperava.
Só uma última pergunta para não ter dúvidas. UEFI, bios gráfico... nenhum problema supresa né?

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
« Resposta #14 Online: 24 de MAR?O de 2014, 17:25 »

Não vejo sentido em trocar placa mãe + cpu sem querer gastar muito e continuar com AMD, haja vista o pacote da Intel entregar melhor desempenho e suporte no pinguim por preço equivalente.

Cara, você não está entendendo.
Meu computador é muito antigo e remendado, todas as peças estão morrendo começando pelo HD. Não é só placa-mãe e processador que preciso comprar. Então pensei em comprar uma APU porque dispensa uma placa de vídeo e é mais barato. O motivo de escolher AMD é porque eu, tenho birra com Intel (e daí, todo mundo tem suas marcas de preferência, não tenho motivos nenhum para isso e não preciso ter) e como mesmo sendo mais fraco já me supre eu não tenho necessidade de gastar mais pelo conjunto da Intel.
Placa-mãe Intel mais um i3 é mais caro que uma APU A4 Richland, e tem um ponto fraco. Minha preferência é por GPU ao invés de CPU. Intel oferece o contrário disso.

Para minha necessidade AMD é mais barato e satisfaz mais, entendeu?

Apenas tinha dúvida sobre a compatibilidade porque estou por fora do mundo Linux. Não existe o "meu sistema atual rodando Linux", eu uso Windows XP e usarei Windows 7. Meu computador não é só para o meu uso, ele é para a casa toda. Se eu instalar Linux em alguma partição será para meu uso exclusivo.

Acho que já esclareci as dúvidas, parece que o suporte para AMD está melhor do que eu esperava.
Só uma última pergunta para não ter dúvidas. UEFI, bios gráfico... nenhum problema supresa né?

Desde o seu primeiro post você afirma que quer trocar o conjunto motherboard + CPU (ou APU,como queira). Sendo assim, não se trata de escolher entre uma simples APU AMD ou um conjunto motherboard + APU Intel.

Comparando ambos os conjuntos (motherboard + APU) a Intel entrega sim desempenho ao menos equivalente na mesma faixa de preço (basta escolher uma placa-mãe "barata" + CPU Intel Core i3 Haswell. Assim terá desempenho gráfico equivalente e muito mais poder de fogo bruto, sem contar o suporte muito superior no pinguim.

Agora se você realmente quer um PC com hardware AMD independentemente de qualquer outro fator, aí a coisa muda de figura. Neste caso, se não quer gastar muita grana, acredito que a melhor opção é realmente uma APU Trinity ou Richland (vai depender de até quanto pode gastar).

Abaixo há um bom comparativo que pode ajudar a dirimir essa dúvida.
www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_a10_6800k&num=2

« Última modificação: 24 de MAR?O de 2014, 17:32 por hugoleal85 »
Meu blog