Autor Tópico: Arquitetura 64 bits  (Lida 24040 vezes)

Offline lucassamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Arquitetura 64 bits
« Online: 30 de Setembro de 2006, 17:47 »
Bom pessoal estou postando aqui para manifestar uma opinião, que acredito eu, seja dominante: os processadores de 64 bits não recebem o tratamento merecido. Sou iniciante no linux, e uso o Ubuntu 64, que por sinal é uma excelente distribuição, mas, pelo jeito que as coisas andam, vou ser obrigado a providenciar uma distro de 32 bits. Cada tentativa de se instalar algum programa, é a mesma situação incomoda de incompatibilidade. Nem o flash está dando suporte para 64 bits! Desse jeito, o negócio é nem gastar dinheiro com os novos processadores! Por isso, conhecendo a eficiência e a vontade do pessoal do fórum, que assim como eu, apesar de ser um iniciante, tente contribuir com os usuários da arquitetura de 64 bits. Nós precisamos disso para evoluir, sendo que a grande sacada do Software Livre é o desenvolvimento através de uma ação conjunta de toda comunidade.

Agradeço a atenção do pessoal!
Muito Obrigado!!!

Offline kenshin6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:52 »
msm coisa que eu, usava ubuntu64 mas fui obrigado a voltar para 32 pelo msm problema que vc, aliaz, no windows (dualboot) também usava windows64 mas devido incompatibilidade de games (uso win so por causa disso) tive q voltar para 32...

por enquanto arquiterura 64 ta "abandonada" mas também é porque é uma coisa nova e talz, acho que breve teremos mais atençao pra essa nova tecnologia

Offline lucassamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:15 »
É disso que estou falando, a gente precisa se movimentar, principalmente os usuários avançados. Po, eu fui procurar o Cedega pra instalar jogos, e nem isso eu consegui achar...

Falou

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:41 »
mas isto não é um problema só do ubuntu não galera, é em todo o Linux 64,

é uma bosque...

a muito muito tempo atrás eu tive que mudar também...e sejam bem vindos ao 32 bits, tem vaga sobrando, heheh!

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:43 »
mas isto não é um problema só do ubuntu não galera, é em todo o Linux 64,

é uma bosque...

Não só dos Linux compilados para 64 bits como do Windows 64 também é cheio de incompatibilidade com codecs e drivers.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:51 »
mas isto não é um problema só do ubuntu não galera, é em todo o Linux 64,

é uma bosque...

Não só dos Linux compilados para 64 bits como do Windows 64 também é cheio de incompatibilidade com codecs e drivers.

é uma pena né... a gente compra a maquina pensando no futuro mas.....!

Offline lucassamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:57 »
Concerteza KurtKraut, já que eu usei o Windows Vista x64, e passei pelos mesmos problemas. Mas nem quis tocar no assunto desse S.O. de meia tigela, que nem se compara ao linux. Eu só quero deixar claro que, ao invés de mudarmos de arquitetura, poderíamos torná-la mais funcional.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:59 »
Concerteza KurtKraut, já que eu usei o Windows Vista x64, e passei pelos mesmos problemas. Mas nem quis tocar no assunto desse S.O. de meia tigela, que nem se compara ao linux. Eu só quero deixar claro que, ao invés de mudarmos de arquitetura, poderíamos torná-la mais funcional.

Mas aí é que está. Isso não é questão de 'Criança Esperança': não depende de nós :D Se o fabricante não libera driver do produto dele em 64 bits, nada pode ser feito. Se a Adobe não libera Flash em 64 bits, também nada feito. Nem o modelo de Software Proprietário onde se paga por licença conseguiu resolver isso.

Offline lucassamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2006, 22:05 »
Um bom exemplo de problemas que podem ser solucionados é o tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5200&pagina=2
Que fala sobre a instalação do flash, e comenta alguma coisa sobre como utilizar pacotes 32 bits num 64 bits.

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2006, 08:45 »
Bem, pelo que eu tenho visto muita gente desiste de usar o Ubuntu x64 só por causa do Flash ...

Minha pergunta é: é tão complicado assim para a Macromedia fazer um Flash Player para Linux? Será que ele é tão inseguro a ponto de eles não quererem que o pessoal que usa Linux descubra alguma charqueira deles?

Não sei não ... é muito estranho isso. Uma empresa simplesmente não dar bola para um sistema em franco desenvolvimento e crescimento no desktop.

Tem alguma coisa errada nisso tudo ...

E não concordo de que é porque a arquitetura é nova ... putz, meu processador tem quase um ano e meio!
AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline lucassamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2006, 20:50 »
Concerteza cara, acho que já estava na hora de fazer esse negócio andar!! Principalmente por parte dos grandes fabricantes. O linux está na área a muito tempo, e durante todo esse tempo, os usuários são obrigados a quebrar a cabeça pra resolver esses pepinos com compatibilidade e tal, bem que poderia ter algum apoio né!!

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2006, 16:13 »
isso é pela contidade em massa das pessoas que tem o 64bits que é pequena.

porque que o suporte do windows de drivers e de software é bem maior do que para o linux? o pessoal acha que só deve trabalhar para a maioria o a minoria que se f***.

alem da quantidade de pessoas que usa linux é bem inferior que windows,agora que usam linux 64bits é menor ainda.

não é incompetencia do pessoal do linux não. pois praticamente todo linux roda redondo em 64bits. só que quando depende de sotfwares de fora,como o flash que é feito pela adobe.

mas hoje em dia o suporte maior é para 32-bits,mas daqui a um tempo o maior será para 64, pois o pessoal que faz upgrade ou compra novo. sempre compra os processadores 64.

eu tenho athlon 64 2800+, e utilizo ubuntu i386

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2006, 08:53 »
daqui a uns dias eles inventam o 128 e ai vai tudo por agua abaixo...duvida????

Offline bernardolv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2006, 10:53 »
É galera eu to a mais de um mês instalando várias distribuições para tentar alguma que utilize os 64 bits do meu pc.
Mas já desisti.
Eu acho que agente vai ter que esperar um pouco pra conseguir usar todos os bits dos nossos processadores.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Arquitetura 64 bits
« Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2006, 14:53 »
Putz... Eu tenho um Athlon 64 3000+ e como estou usando o ubuntu i386, eu estava pensando em instalar o Ubuntu 64...
Mas pelo visto então nem compensa instala-lo?
Tem problema eu instalar o Ubuntu 64 e continuar utilizando os programas desenvolvidos para arquitetura de 32bits?

E em relação ao Flash... tem milhares de programadores muito bons ai sem ter o que fazer... nao teria como criarem um programa com um plugin que substitua o flash player? Existem muitos projetos de programas que substituam o flash como o F4L, entre outros... E o flash player? Não existe nenhum projeto de criação de um player para linux que vizualize os arquivos .SWF ???

EDIT: Estava à procura de flash players "paralelos" na internet e achei um projeto chamado gnash que foi criado para leitura de arquivos .SWF, para substituir o flash player que nao da suporte algum para usuários de Linux. A página do projeto é: http://www.gnu.org/software/gnash/ talvez esse projeto possa ser a salvação para a portabilidade à nossa arquitetura...

Falou.
Natureba.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 15:02 por Natureba »