Autor Tópico: Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine  (Lida 2839 vezes)

Offline yankleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine
« Online: 18 de Abril de 2014, 11:50 »
Oi pessoal!

Depois de muito tempo finalmente decidi tentar a sério o Linux.

Fiz a instalação do Ubuntu 12.1 ao lado do Windows XP. Infelizmente não tem como varrer o Windows fora da minha vida de uma vez pois uso meu computador para um tipo de trabalho específico e portanto essa migração será feita aos poucos. Meu computador é um i5 com 4GB RAM.

OK, estou tendo basicamente dois pequenos problemas com o Wine, que provavelmente vocês vão achar até engraçado pois realmente deve ser coisa muito simples. Enfim, quando quero instalar algum aplicativo Windows, clico no pacote de instalação com o botão direito do mouse e escolho "Abrir com Wine". Até aí tudo bem. Então começam os pequenos problemas:

1) Durante o processo de definir as preferências de instalação, não consigo escolher uma pasta que seja do Ubuntu pois na hora que a instalação começa ele me dá uma mensagem de erro de permissão de escrita no disco "Z". Daí, o que eu tenho feito nesse caso? Simplesmente escolho uma pasta no disco do Windows (C) e ele instala sem problemas. Gostaria de saber como resolver essa questão de não conseguir instalar no próprio sistema de arquivos do Ubuntu, o tal disco "Z" que o Wine me apresenta.

2) O outro problema é que quando termina a instalação se e eu deixar marcado aquela caixinha "Rodar o programa agora" ele inicializa, funciona, tudo perfeito. Mas depois que eu fecho o programa nunca mais consigo achar ele novamente. Quando o programa cria um atalho no desktop tudo bem, mas quando não cria daí some de vez. Tentei encontrar pelo dashboard (painel inicial) digitando o nome do software mas não aparece. Tentei procurar pelo caminho que eu mandei instalar no drive C, mas o caminho também não existe!

Alguém consegue me dar dicas para resolver isso?

Obrigado!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2014, 22:35 »
Olá,

Creio não ser possível instalar um aplicativo Windows no sistema usando o Wine, pois o mesmo cria unidades virtuais para poder instalar os programas do Windows.

O problema de não aparecer os atalhos dos programas instalados não é normal. Recomendo que assista esses vídeos em sequência para saber como usar o Wine corretamente:

http://www.youtube.com/watch?v=fcT3gpEVQWQ&index=55
http://www.youtube.com/watch?v=njqQ4bHmD7w&index=56

Opcional:
http://www.youtube.com/watch?v=iO3Ix2bpdHU&index=59

Abraços!

Offline yankleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2014, 13:12 »
Oi Renan, na verdade a ignorância é um caso sério! Como eu mencionei eu sou um 100% novato em Linux, daí já viu né!
Eu acabei descobrindo que o tal drive "C" onde eu fiz a instalação não é o drive C real, mas um drive virtual criado dentro de uma pasta invisível ".wine". Sendo assim, consegui encontrar os aplicativos.

Uma outra situação que está ocorrendo agora é que eu baixei uma cópia portátil do Photoshop e atualizei o meu Wine da versão 1.4 para a 1.7 e estou conseguindo rodar o Photoshop.

No entanto, ao tentar colocar um atalho na área de trabalho, quando tento rodar pelo atalho ao invés de iniciar o Photoshop simplesmente aparecem duas pastas e um arquivo na área de trabalho e o Photoshop não roda. Alguma idéia?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2014, 13:26 »
Tente editar o atalho e escolher para abrir com o Wine. Use o botão direito.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Não consigo achar os aplicativos instalados com o Wine
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2014, 14:12 »
Tente editar o atalho e escolher para abrir com o Wine. Use o botão direito.

Isso...

E a questão dos dois ícones na área de trabalho é normal, o Wine faz isso mesmo.