Autor Tópico: Funcionamento do Grub com HD + SSD  (Lida 25850 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #15 Online: 01 de Abril de 2014, 21:33 »
Duas coisas que quando estiverem 100% maduras no GNU/Linux facilitarão a vida de todo usuário, iniciante ou não: o tal do UEFI e as placas gráficas híbridas...!!!

+1

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #16 Online: 01 de Abril de 2014, 22:17 »
Duas coisas que quando estiverem 100% maduras no GNU/Linux facilitarão a vida de todo usuário, iniciante ou não: o tal do UEFI e as placas gráficas híbridas...!!!

Pois é.

O UEFI não deu trabalho aqui (bom, mas eu peguei o traquejo da coisa, então não conta...), mas a placa da nvidia... Tem hora que funciona bem com o bumblebee, mas tem hora que sem motivo algum pára de funcionar. E no kernel do 14.04 nem funciona, pelo menos a última vez que tentei não deu certo. Seria a melhor solução, mas depende muito da comunidade e não é out-of-box, exige algumas configurações. E a solução da nvidia ainda é muito arcaica, com um botão tosco de ligar e desligar a placa gráfica, e só.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2014, 16:14 »
Se desejar "over provisioning" crie um espaço não alocado no início do SSD também, e deixe ele sem formatação (espaço não alocado)

Esse espaco precisa ser no inicio do SSD de fato? Tipo, aparecer no Gparted antes do sda1?
Em caso positivo, como faco isso? Pois, sempre que vou criando as particoes, o espaco nao alocado vai ficando no final...

Em linhas gerais ficaria assim:

No Windows ( Windows não "enxerga" partições Linux):

SSD => C:/ (com o Windows)

HD => D:/ ( Windows com a pasta /users e pagefile.sys)

No Ubuntu:

SSD:
/dev/sda1 => Windows e GRUB

/dev/sda2 => Ubuntu

HDD:
/dev/sdb1 => Pasta /users e pagefile do Windows

/dev/sdb2 => pasta /home do Linux e eventualmente pasta /var do Linux

/dev/sdb3 => SWAP do Linux


Tota, o amigo Sergio Benjamim sugeriu a criacao de uma partição EFI em FAT32, de 100 MiB, tanto no SSD quanto no HD.
Isto mudaria o particionamento sugerido por voce (que estou tentando implementar) e ficaria da seguinte forma:

No Ubuntu:

SSD:
/dev/sda1 => EFI em FAT32

/dev/sda2 => Windows e GRUB

/dev/sda3 => Ubuntu

HDD:
/dev/sdb1 => EFI em FAT32

/dev/sdb2 => Pasta /users e pagefile do Windows

/dev/sdb3 => pasta /home do Linux e eventualmente pasta /var do Linux

/dev/sdb4 => SWAP do Linux


Poderia ser assim? Essa particao EFI parece ser mesmo necessaria, nao eh?

Uma outra duvida que surgiu agora eh se o /home e o /var podem ficar na mesma particao ou se devo criar uma particao para cada um deles...

Relevem a acentuacao (ou falta de acentuacao). Estou usando o Live USB e o teclado estah desconfigurado...  :-\
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 16:45 por andpensador »

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2014, 16:39 »
Ah!
E essas particoes EFI em FAT32, de 100 MiB, basta eu cria-las no GParted? Ou tenho que instalar e/ou mover esse EFI para a particao ou algo assim?
 ???

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2014, 18:22 »
Como você vai deixar tanto o windows como o ubuntu no SSD, acho que não seja necessário a partição EFI no HD (nunca testei).

O over provisioning deixei no final do SSD mesmo, o importante é ter o espaço sobrando. Para o microcontrolador que tem lá dentro do SSD isso é indiferente.

O /var e /home ficam em partições separadas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2014, 19:04 »
Como você vai deixar tanto o windows como o ubuntu no SSD, acho que não seja necessário a partição EFI no HD (nunca testei).

O over provisioning deixei no final do SSD mesmo, o importante é ter o espaço sobrando. Para o microcontrolador que tem lá dentro do SSD isso é indiferente.

O /var e /home ficam em partições separadas.

Obrigado, Sérgio!

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2014, 15:25 »
Sergio, voce recomendou instalar o GRUB numa particao especifica:
"/dev/sda2 - EXT4 de 1 ou 2 GiB para o /boot (importante: o gerenciador de inicialização, grub, será instalado aqui, tem uma caixa de seleção para isso)"

E pelo que entendi o Tota falou para instalar na particao do EFI:
"7) instale o GRUB na primeira partição do SSD ( ou na partição oculta EFI caso ela exista, só maquinas novas)"

No meu caso, a primeira particao no SSD eh a de 100MB do EFI.
Pergunto: devo criar mesmo uma nova particao para o GRUB ou posso selecionar a primeira (EFI) para instala-lo?
 ???

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2014, 16:30 »
Sergio, voce recomendou instalar o GRUB numa particao especifica:
"/dev/sda2 - EXT4 de 1 ou 2 GiB para o /boot (importante: o gerenciador de inicialização, grub, será instalado aqui, tem uma caixa de seleção para isso)"

E pelo que entendi o Tota falou para instalar na particao do EFI:
"7) instale o GRUB na primeira partição do SSD ( ou na partição oculta EFI caso ela exista, só maquinas novas)"

No meu caso, a primeira particao no SSD eh a de 100MB do EFI.
Pergunto: devo criar mesmo uma nova particao para o GRUB ou posso selecionar a primeira (EFI) para instala-lo?
 ???

Não sei.

Eu sempre selecionei a partição de /boot ou até mesmo a / no caso de não ter a partição de /boot separada. E nos tutoriais que vi na internet, sempre vi o pessoal selecionando o / ou /boot, isso no caso de hardware com UEFI ativado.

A caixa de seleção que estamos falando é essa:



Você só deixa selecionado o /dev/sda quando não é hardware com UEFI ativo, daí o carregador de inicialização será instalado na MBR do HD, que é representado por esse /dev/sda.

Com UEFI ativo, você tem que obrigatoriamente escolher /dev/sda1, /dev/sda2, ou ainda /dev/sdb1... depende de onde está o /boot ou /
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 16:31 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2014, 17:49 »
Beleza!
Vou instalar no / mesmo.
Por que é mesmo que você separa uma partição para o / e outra partição para o /boot?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2014, 20:29 »
Beleza!
Vou instalar no / mesmo.
Por que é mesmo que você separa uma partição para o / e outra partição para o /boot?

Depende muito do que você vai fazer. Se você for usar Btrfs no / por exemplo, tem que ter o /boot separado em EXT4, pois o grub não reconhece Btrfs.

Em outras situações simplifica ter um /boot separado, o pessoal do fórum vai saber explicar melhor pra vc.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2014, 21:52 »
CONSEGUI!
Finalmente!
Já estava quase desistindo...
Depois, de instalar o Ubuntu, o W7 "sumiu" (inicializava o Ubuntu direto).
Segui esse roteiro: http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/
E enfim consegui. Aparece o Grub logo no início (aliás, nem sei como faço mais para entrar na BIOS, já que nem surge mais aquela tela com as opções del, f12, etc, para acessar a BIOS... mas, depois vejo isso). Pelo menos estou com os 2 sistemas instalados agora.
Ufa!
Valeu a ajuda, amigos!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Funcionamento do Grub com HD + SSD
« Resposta #26 Online: 10 de Abril de 2014, 06:53 »
CONSEGUI!
Finalmente!
Já estava quase desistindo...
Depois, de instalar o Ubuntu, o W7 "sumiu" (inicializava o Ubuntu direto).
Segui esse roteiro: http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/
E enfim consegui. Aparece o Grub logo no início (aliás, nem sei como faço mais para entrar na BIOS, já que nem surge mais aquela tela com as opções del, f12, etc, para acessar a BIOS... mas, depois vejo isso). Pelo menos estou com os 2 sistemas instalados agora.
Ufa!
Valeu a ajuda, amigos!

Muito bom esse artigo, foi à partir dele que aprendi à instalar o Ubuntu em hardware com UEFI. Apesar de um pouco defasado, dá para usar com versões mais recentes como o ubuntu 13.10 ou 14.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !