Autor Tópico: placa de rede parou de funcionar - linux ubuntu 13.10  (Lida 3278 vezes)

Offline GabrielGallo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
placa de rede parou de funcionar - linux ubuntu 13.10
« Online: 06 de Abril de 2014, 12:19 »
Galera.

estou usando ubuntu 13.10 a alguns dias
tava normal... ai instalei o java e o netbeans, e durante a instalação do netbeans a rede parou de funcionar...

o ifconfi eth0 up retorna : eth0: ERRO ao obter marcadores da interface: Dispositivo inexistente

e o único dispositivo de rede que o lspci retorna: 03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)

eu uso um note acer e1-571 e a tecla fn+rede nao funciona, pois já li que em alguns casos pode ser que a rede esteja desabilitada, mas creio que não é esse caso.
Alguém já viu isso? Pode ter sido o netbeans que alterou alguma coisa? se alguém puder me ajudar fico grato...
Obrigado

Offline Renan Rischiotto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: placa de rede parou de funcionar - linux ubuntu 13.10
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2014, 15:58 »
Olá,

Qual é a versão do kernel que utiliza?

Abraços!

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: placa de rede parou de funcionar - linux ubuntu 13.10
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2014, 19:52 »

o ifconfi eth0 up retorna : eth0: ERRO ao obter marcadores da interface: Dispositivo inexistente
Dispositivos wireless no linux são identificados como wlan. Ex: wlan0, wlan1, wlan2 e etc...
eth são as placa de rede ethernet (cabeadas). Ex: eth0, eth1, eth2 e etc...
ppp são as conexões de modem ponto-a-ponto. Ex: ppp0, ppp1, ppp2 e etc...

O comando que vc usou não serve pra o que vc queria.

e o único dispositivo de rede que o lspci retorna: 03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)

eu uso um note acer e1-571 e a tecla fn+rede nao funciona, pois já li que em alguns casos pode ser que a rede esteja desabilitada, mas creio que não é esse caso.
Alguém já viu isso? Pode ter sido o netbeans que alterou alguma coisa? se alguém puder me ajudar fico grato...
Obrigado

Verifique se no ícone de rede (Network Manager) está checkado o "Habilitar rede sem fio".
Se estiver, coloque aqui a saída do comando:
Código: [Selecionar]
sudo ifconfig
Vc pode remover o arquivo para que a placa seja detectada novamente.
Código: [Selecionar]
sudo rm /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049