Autor Tópico: [Resolvido] Problema com partição  (Lida 2325 vezes)

Offline guipolonca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
[Resolvido] Problema com partição
« Online: 08 de Abril de 2014, 16:59 »
Olá pessoal!
Tenho um dual-boot entre Windows 8.1 e Ubuntu 13.10, e mantenho meus arquivos pessoais(fotos, vídeos, downloads e afins)numa partição exclusiva para arquivos, que eu chamo de MEDIA e pode ser acessada por ambos os sistemas para que eu possa usar meus arquivos no S.O em que estiver. Essa é uma partição NTFS, para que o Windows e o Ubuntu possam lê-la sem problemas.
Ao terminar de usar o Windows, desligá-lo e bootar o PC com o Ubuntu, muitas vezes é exibida uma mensagem que diz que o Windows não deu unmount na partição adequadamente antes de ser desligado, e sugere que eu volte ao sistema e o faça. Porém, mesmo desligado o computador de maneira adequada, esse problema continua a acontecer muitas vezes.
O que fazer? Há algum outro tipo de partição que não apresente esse problema e possa ser usada em ambos os sistemas? Alguma configuração ou procedimento que eu não estou executando?
Agradeço a ajuda,
Guilherme.
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 19:54 por guipolonca »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problema com partição
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2014, 17:40 »
É preciso desligar o Fast Startup do Windows 8.1, sem isso você não vai ter acesso a partição dele pelo Ubuntu!

Vá até opções de energia > escolher a função de botões de energia > Na parte do Configurações de desligamento desmarque a opção "ligar inicialização rápida".

Aí desligue o Windows 8.1 e volte a ligá-lo. Pronto, das próximas vezes você deve poder acessar a partição do Windows 8.1 pelo Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil

Offline guipolonca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Problema com partição
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2014, 19:54 »
Obrigado Galactus, deu certinho...
E Tota, não sei se você não entendeu o que eu quis dizer ou se quis fazer uma piada.
De qualquer forma, tópico resolvido, obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema com partição
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2014, 20:25 »
E Tota, não sei se você não entendeu o que eu quis dizer ou se quis fazer uma piada.
De qualquer forma, tópico resolvido, obrigado!

Entendi e não quis fazer piada.

Ali, veria os modos de desligar o windows sem o fast start, o que iria resolver seu problema.
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 20:27 por Tota »

Offline guipolonca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Problema com partição
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2014, 17:35 »
Falha minha então, desculpa...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Problema com partição
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2014, 18:35 »
Que bom que funcionou. Também já tive problemas com isso e só desligando o Fast startup pra resolver de vez.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2