Autor Tópico: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings  (Lida 8539 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Online: 08 de Abril de 2014, 20:21 »
Senhores,

Instalei a pouco o Xubuntu 14.04 Beta 2, atualizei o sistema e até aqui venho gostando bastante da distro.

Entretanto, há um problema que vem me intrigando e, apesar de pesquisas a esse repeito, ainda não encontrei solução.

A questão é que a ferramenta xfdesktop-settings não permite a troca de wallpapers (plano de fundo da área de trabalho) e sequer existe a opção para o usuário no momento. Vejam a foto abaixo que demontra bem isso:


Esse problema aconteceu com mais alguém? Alguém sabe algo que ajude na solução?

Sei que a distro ainda está em estágio Beta, portanto até a versão final certamente esse e outros pequenos problemas existentes deverão ser corrigidos, mas se alguém compartilhar uma luz de como resolver o problema por aqui seria ótimo.

Abraço e fiquem com Deus.

PS: Já tentei realizar a mudança via visualizador de imagens, onde aparece uma opção para mudança do background, mas mesmo depois de aplicada a alteração o sistema não faz nada.  :(
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 20:29 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2014, 20:39 »
Pelo que vi na sua imagem, ele está buscando os papeis na pasta xfce. Tentou mudar a pasta para escolher outros papeis?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2014, 20:59 »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 21:07 por rodrigo.miguel »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2014, 21:06 »
Pelo que vi na sua imagem, ele está buscando os papeis na pasta xfce. Tentou mudar a pasta para escolher outros papeis?

Sim, já tentei fazer isso, mas o nome do arquivo de imagem fica opaco e não é possível selecioná-lo, conforme se vê na imagem abaixo:




Bug.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xfdesktop4/+bug/1271713

Consta que já foi corrigido.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xfdesktop4/+bug/1271713/comments/9
Pois é. Li a respeito desse bug e da possível correção, porém mesmo com o meu sistema estando totalmente atualizado ele ainda persiste, conforme se vê em minhas fotos (além de relatos semelhantes de outros usuários que encontrei na web).

Vejamos se alguém nos traz alguma luz ou se o jeito é aguardar mesmo uma solução futura por parte dos devs.  :(

Tirando isso, o Xubuntu 14.04 está excelente.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 21:11 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2014, 21:13 »
Sobre a imagem acima: o que acontece se simplesmente clicar no botão "Abrir"? O xfdesktop-settings não exibe os arquivos da pasta?

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2014, 21:33 »
Sobre a imagem acima: o que acontece se simplesmente clicar no botão "Abrir"? O xfdesktop-settings não exibe os arquivos da pasta?
Nada.

Não permite clicar.  :(

Como estou com um tempinho agora, vou baixar uma nova imagem e utilizar um outro PEN-DRIVE para reinstalar o sistema. Pelo menos elimino a hipótese de ser algo relacionado a isso.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2014, 21:36 »
Reinstalar o sistema? Por causa disto?

Ainda é Beta. Aguarde a correção.

Verifique se a versão do pacote que você tem é a mesma versão citada no bug no Launchpad. Se for, comente no bug no Launchpad que o problema persiste.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 21:47 por rodrigo.miguel »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Problema com a ferramenta xfdesktop-settings
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2014, 09:10 »
Sei que não havia necessidade, mas como a conexão aqui é excelente e estava com tempo fiz o procedimento.

Resultado: problema "solucionado" em parte. A ferramenta xfdesktop-settings voltou a funcionar, com o porém dos arquivos de fotos continuarem "apagados" e não selecionáveis, mas uma vez que se clica em abrir as fotos passam a poder ser escolhidas como wallpaper. Entretanto, definir uma imagem como plano de fundo através de outras ferramentas, como algum dos visualizadores de imagens, ainda continua sem funcionar.

De qualquer forma, como disse antes, muito provavelmente esses pequenos bugs serão corrigidos até a versão final.

No mais, a distro está excelente, extremamente leve, estável e com uma ampla  gama de ferramentas e recursos, como já é de praxe no Xfce.  :D :D :D

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog