Autor Tópico: [RESOLVIDO] Python 3.4  (Lida 2893 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Python 3.4
« Online: 10 de Abril de 2014, 17:07 »
Olá,

Uso o Ubuntu 12.04. Após uma tentativa frustrada de tentar instalar o Python 3.3 e 3.4 e descobrir que o mesmo não se encontra nos repositórios do Ubuntu (pois deu erro de arquivo não encontrado ou algo assim), baixei o código-fonte do site oficial do Python 3.4.

Li as instruções para saber como proceder a instalação, e vi que bastaria os comandos:

./configure
make
make test
sudo make install


Pois bem, fiz os comandos, e apesar de aparecer um erro no final do comando make test, pensei que o Python 3.4 já estava instalado. Então prossegui para instalar o IDLE do Python. Mas eu não encontrei na rede como instalá-lo, mas eu precisava do IDLE.

Fui verificar se o Python 3.4 estava mesmo instalado, digitei python --version no terminal, mas me retornou a versão 2.7. Então fui ver se existia algum PPA do Python. Pois bem, encontrei, adicionei ao sistema e fiz a instalação do mesmo (também para minha surpresa, pois mostrou que o procedimento que eu fiz compilando manualmente não serviu de nada). Então prosegui com a instalação do IDLE. Sucesso! (obviamente, pois havia repositório PPA).

Mas ao digitar no terminal:

python --version

Me retorna a versão 2.7.

Não quero a versão 2.7, e sim a 3.4, por que que está mostrando 2.7?
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 23:45 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Python 3.4
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2014, 17:08 »
Dúvida adicional:

Como eu removo/limpo o procedimento que eu fiz para compilar manualmente o Python, já que aparentemente não fez nada? Ou não precisa?
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 17:18 por Renan Rischiotto »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Python 3.4
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2014, 22:57 »
Você não pode simplesmente substituir o 2.7 pelo 3.x porque são versões incompatíveis. Se for realmente instalar manualmente use um nome diferente, ou instale o python3 do repositório e acesse digitando python3 no terminal.

Dúvida adicional:

Como eu removo/limpo o procedimento que eu fiz para compilar manualmente o Python, já que aparentemente não fez nada? Ou não precisa?

Depende do que você realmente fez, e sem ver o que aconteceu fica difícil.


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Python 3.4
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2014, 23:18 »
Então irtigor, eu simplesmente rodei aqueles comandos para compilar, infelizmente não salvei a saída, mas parece que foi tudo normal, com excessão de um "pequeno erro" no final do make test.

- Mas então, é impossível substituir o Python 2.7 pelo 3.4? O sistema está usando por padrão o 2.7?

- Agora que eu vi que o comando pra instalar no terminal era python3 e não python3.3, por isso que não estava instalando. Qual é o comando para instalar o IDLE do Python 3.2 que vem nos repositórios do Ubuntu 12.04?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Python 3.4
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2014, 23:41 »
- Se foi um erro no make test, então provavelmente o resto nao foi executado com sucesso, mas pra ter certeza só vendo.

- Em algumas distros /usr/bin/python aponta pro python3, no Ubuntu aponta pro python2, então todos os programas que estão nos repositórios assumem isso como o esperado, você até pode mudar mas vai ter que arrumar praticamente todos os programas que tem instalado e que usam o python2.

- idle3

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Python 3.4
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2014, 23:45 »
Entendi, valeu irtigor!

O erro do make test deixa pra lá, agora eu já descobri como instalar á partir dos repositórios oficiais ou pelo PPA.

Abraços.