Da experiência que eu tive com o grupo de usuários que eu presto suporte, eles estavam preferindo gnome2, e por não terem gostado do xfce, eu coloquei mate. É
Debian empowered...
Mas eles podem escolher a interface gráfica. Do que eu vi do XFCE no CAELinux2013 (
http://distrowatch.com/table.php?distribution=cae ) que testei recentemente, tem sido a mesma coisa. Não conheço muito de XFCE e irei procurar saber das novidades. Mas entre as opções do botão direito, eu acredito que Mate bate o XFCE, para minha usabilidade, pelas opções que dispõe com o botão direito.
o XFCE é multi-organizável, o que torna-o que nem o gnome2/mate, mas eu tornei-me tão fã disso que voltei para ele.
Trocar o XP por algum GNU/Linux exigirá do usuário apenas certa paciência para lidar com os programas novos. O navegador de pastas Nautilus é tão bom quanto o do Windows XP, mas o Thunar do XFCE ainda deixa a desejar. O Pcmanfm do LXDE é o mais fraquinho. E logo que migrarem, perceberão que tendo o Central de Aplicativos disponível, tornará a vida dos próprios usuários mais fácil.