Autor Tópico: [Resolvido]Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas  (Lida 7138 vezes)

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
[Resolvido]Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Online: 02 de Outubro de 2006, 12:13 »
Amigos usuários do K(ubuntu),

Uso o Kubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) há alguns meses e estou bastante satisfeito com o sistema. Até então eu sempre utilizei o sistema em apenas uma máquina com sucesso.

No entanto, agora estou com duas máquinas em minha residência, sendo que em uma delas eu tenho instalado o Kubuntu 6.06 e uma placa de rede e na outra máquina eu tenho instalado o Windows XP + Kubuntu 6.06 e 2 placas de rede.

Não tenho experiência alguma com redes, servidores e o escambau (sou completamente leigo no assunto) e preciso compartilhar uma conexão de internet banda larga ADSL entre estas duas máquinas de modos que:

1) Eu possa compartilhar o ADSL entre uma máquina usando o Windows XP e a outra usando o Kubuntu

2) Eu possa compartilhar o ADSL entre as duas máquinas, sendo que ambas usem o Kubuntu

Li vários tutoriais sobre o assunto por aqui no fórum e em outros sites da Web, mas até agora não consegui fazer funcionar. Em uma das vezes, seguindo estes tutoriais, tive um problema grave no sistema e tive de reinstalar tudo de novo... perdendo muito tempo. De modos que, para ser franco, achei os tutoriais e tópicos sobre o assunto muito complexos e imprecisos para alguém que é leigo no assunto.

Peço ajuda para resolver a questão. No entanto, se for para me mandarem ler o tópico tal ou tutorial tal, nem precisa se darem ao trabalho, pois já estou fazendo isso e até agora não obtive sucesso... Obrigado.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 20:24 por Kobayashi »

Offline Wishmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • $ sudo shutdown -h now
    • Ver perfil
    • Janelas Quebradas
Re: Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:39 »
Seu modem é roteável? Se sim, é só configurar ele como router e usar um hub, que teoricamente as máquinas se configurariam pelo DHCP.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2006, 15:07 »
Kobayashi, eu uso adsl, modem speedtouch roteado e hub.
Não precisei fazer nada, ao instalar nas 2 máquinas, tanto o winxp como ubuntu conectaram direto.
Ontem instalei o amd64 em outra partição e também detectou na hora, sem problemas.
Seria bom vc dar maiores detalhes de como tá montada a rede e o que vc fez.

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:34 »
Em primeiro gostaria de agradecer aos colegas que demonstraram disposição em me ajudar. Obrigado.

Respondendo às perguntas feitas:

Sim, o meu modem é roteador (modelo Speedtouch 510 V6)

Eu não estou utilizando Hub porque uma certa pessoa havia me dito que quando se compartilha internet entre apenas dois computadores não haveria necessidade da compra de um hub, desde que o modem fosse roteador. Essa informação procede ou fui enganado ?

Essa pessoa também disse que eu precisaria apenas de 3 placas de rede e um cabo crossover. Foi o que fiz: em um PC tenho um placa de rede instalada e no outro PC 2 duas placas de rede instaladas e os dois computadores estão conectados através do cabo crossover.

Eu tentei, através dos tutoriais que li até aqui, atribuir endereços de ip, sub-mascaras, gateway e etc nas placas de rede dos dois PCs e nada deu certo. Pelo contrário, uma vez deu um erro grave no sistema e para sanar tive de reinstalar novamente o Kubuntu em uma das máquinas. Tentei também esse lance de deixar tudo em DHCP e também não funcionou.

A situação atual é esta: consigo navegar na internet em apenas um PC, mas quando tento usar a internet compartilhada no outro PC não dá certo e no outro PC não abre página nenhuma.

Uma pergunta: se eu comprar um hub então fica tudo mais fácil ?

Espero que possam me ajudar...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 17:51 por Kobayashi »

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2006, 20:29 »
Apenas reportando: consegui finalmente fazer funcionar. 

A solução foi: adquirimos um Hub e aí bastou conectar o modem e os cabos de rede no Hub e deixar as placas de redes configuradas em DHCP que funcionou no ato.  :D

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Resolvido]Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2006, 23:58 »
Apenas reportando: consegui finalmente fazer funcionar. 

A solução foi: adquirimos um Hub e aí bastou conectar o modem e os cabos de rede no Hub e deixar as placas de redes configuradas em DHCP que funcionou no ato.  :D


Só uma pergunta, pegando carona e já que temos o mesmo modem: você consegue acessar a rede normal ? Aqui os 2 micros compartilham a internet na boa, o ping entre as 2 máquinas retorna sem erro, no configurador do speedtouch mosta a rede com as 2 máquinas mas eu não consigo acessar uma nem outra. Tanto no ubuntu como no winxp. Já fuçei em tudo, compartilhei pastas, instalei o samba, o rock,  ;D, já postei no forum mas até agora nada. Estava até conformado, mas com sua msg reanimei.

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Leigo pede ajuda: compartilhar ADSL entre 2 máquinas
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2006, 18:21 »
Amigo Coyote, para ser franco, nem tentei acessar a rede, pois o meu interesse era somente compartilhar a internet entre os dois micros. Como agora tive sucesso, nem pesquisei mais nada sobre o assunto desde então.  Para ser franco, no momento, nem sei como fazer para acessar a rede.  Desculpe. :'(

Espero que alguém que entenda do assunto possa vir aqui ajudá-lo...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2006, 18:22 por Kobayashi »