Por que os nerds usam Linux?
Eles usam Linux e Mac na verdade. Alguns motivos em minha humilde opinião:
- Windows é cheio de vírus
- Não tem Gedit 3.x pra Windows e o notepad é ruim
- Octave é ruim de instalar no windows
- Windows tem que ficar desfragmentando e passando anti-virus e limpando registro
- Barras da "babylon search" e semelhantes se instalam sozinhas nos navegadores
- Vem com Internet Explorer instalado, ele é muito ruim
- Sou obrigado pesquisar na internet e baixar o arquivo de instalação. Linux tem repositório então não preciso baixar nada da internet manualmente
- Pra atualizar os programas do Windows precisa baixar um a um e ir instalando, no Linux tudo, inclusive o sistema, é rapidamente atualizado e de forma automática
- Windows por qualquer M*3!%" instalada pede pra reiniciar o sistema. Linux dificilmente pede isso.
- Linux vem com gcc e python, Windows não
- Existe vasta informação sobre o uso do Shell no Linux, do Power Shell do Windows tem menos e de pior qualidade (aliás, o Shell do Linux é melhor)
- Linux posso usar LiveCD, LiveDVD, LiveUSB, LiveHD. Instalar no pen drive, hd externo ou cartão de memória.
- Sistemas Unix possuem melhor organização de pastas do que Windows, mais fácil de entender o que fica aonde (opinião pessoal)
- Mais rápido e mais leve em minha experiência pessoal
- Comunidade com elevado nível técnico e conhecimento sobre Linux. Windows tem bem menos, pelo menos percentualmente.
- Mais bonito que Windows e mais personalizável. Não preciso comprar versão Ultimate pra trocar papel de parede ou coisas básicas.
- No Linux posso contribuir com a evolução do sistema e pacotes. Já relatei diversos bugs e, inclusive, corrigi um uma vez no programa OpenAstro graças ao codigo aberto.
- Acredito que software livre traz muito mais vantagens economicamente e academicamente do que proprietário. Além de evoluir mais rápido.
- Linux me ajuda a compreender o funcionamente do sistema em diversas situações (correção de erros que eu cometo, usar programas pelo terminal etc). Windows esconde tudo, coloca um "vc verificou seu cabo de rede? Se sim, clique avançar, se não conecte o cabo".
- A Valve tá investindo em games pra Linux e ajudando no desenvolvimento dos drivers pra Linux. Tem o Steam OS inclusive.
- O gerenciador de arquivos do Windows é ruim (se chama Explorer)
- Prevenir o lock-in (aprisionamento tecnológico) da Microsoft (monópolio de suítes de escritório, por exemplo)
- Ser diferente dos demais (não sou que nem a maioria nem nunca serei)
Bom, aqui foi um 'nerd' que escreveu, colocando sua visão pessoal, mas tenho certeza que outros concordarão com vários dos pontos acima. Lembrando que existem sim nerds que preferem Windows e que nesse caso, eles preferem de forma consciente e tem suas razões pra isso (ao contrário da maioria que nem sabe o que é um sistema operacional).