Como mencionei num outro tópico, eu venho trabalhando com Windows há pelo menos 18 anos e resolvi fazer duat-boot com Ubuntu 14.04 e Windows 7. Tenho gostando bastante do Ubuntu, gráfico muito bom e bem amigável. Especificações do meu hardware (Parece muito bom pra rodar o Ubuntu): Pentium 4 HT 3.0 Ghz com 2MB de RAM Placa GeForce Fx5200 128MB NVidia.
Tive que desabilitar as animações de janela, pois estava muito lento (Talvez pelo fato de eu não ter conseguido ainda achar um driver pra minha placa de vídeo compatível com o Ubuntu 14.04), essa lentidão também ocorre nos efeitos do Launcher (Quando passamos o mouse em cima da barra de ícones). Na inicialização o monitor pisca algumas vezes (O que incomoda um pouco). As fontes não estão nítidas também (Pode ter a mesma relação com o driver de vídeo), não encontrei ainda uma que fosse a mais nítida possível. Tentei ter ver um filme, tanto com o reprodutor de vídeo padrão quanto com o VLC Media Player, mas a imagem continuou pipocando. De novo, pode ser a velha história da placa de vídeo. No Windows (Com o VLC) o filme roda que é uma beleza...
A Central de Aplicativos muitas vezes torna tudo lento e preciso fechar pra evitar dor de cabeça. A conexão de internet é 10Mb, o que não justificaria dizer que é lentidão na conexão. A inicialização do sistema é bem mais veloz que o Windows 7, assim como o motor de busca/pesquisa de arquivos/aplicativos locais. No Windows 7 é muito lento o serviço de pesquisa de arquivos e sua indexação incompreensível.
O que senti falta: Precisei instalar manualmente ferramentas visuais (Compiz e Ferramenta de Ajuste da Unit) para poder configurar o ambiente gráfico (Efeitos de janela, ícones, etc). Já não poderia vir instalado? Para um usuário menos experiente seria fundamental. Não consegui colocar a barra de ícones na horizontal, nem mesmo nas ferramentas acima (Tem como fazer isso?), o que prejudica um pouquinho o aproveitamento de tela na horizontal durante uma navegação na WEB (Que em princípio parece mais veloz também do que no Windows 7).
Ainda não testei funções de backup e restauração. Não sei se tem relação com o que existe no Windows. No geral estou gostando bastante, salvo o problema com a placa de vídeo, talvez explique os problemas com partes gráficas. Assim que surgir um driver compatível, espero usá-lo e ao mesmo tempo aproveitar o Widescreen (16:9), pois tenho uma TV da LG 22" com entrada pra PC, seria um desperdício deixar de aproveitar todo o espaço, rs.