Autor Tópico: Linux no netbook  (Lida 20773 vezes)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2014, 23:20 »
Estou com minha senha que criei desde a instalação do sistema. Segue a mensagem quando clico para abrir o gparted.

gustavopaulinno

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2014, 23:44 »
Como você instalou o GParted?

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #32 Online: 21 de Abril de 2014, 23:49 »
Instalei normalmente pela central de programas.

É a segunda vez que instalei o xubuntu já hoje, porque depois que instalei o gparted a primeira vez simplesmente o xubunto não iniciou mais kkkkkk. Espero que quando eu reiniciar ele não dê pau novamente.
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 23:50 por gustavopaulinno »
gustavopaulinno

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #33 Online: 21 de Abril de 2014, 23:50 »
Chama ele pelo terminal como o clodoaldops disse:

$ sudo gparted

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #34 Online: 21 de Abril de 2014, 23:53 »
Pelo terminal vem de boa, só que meu pendrive que quero formatar não aparece nele. Poxa! Não imaginei que oxubuntu fosse tão complicado, kkkkk
gustavopaulinno

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #35 Online: 21 de Abril de 2014, 23:55 »
Você selecionou o Pen Drive no GParted? Por padrão ele vem com o seu HD selecionado.

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #36 Online: 22 de Abril de 2014, 00:01 »
Consegui formatar em fat32. Agora vou lutar para resolver o problema do flash.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 00:07 por gustavopaulinno »
gustavopaulinno

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2014, 00:08 »
Exclui as partições que tiver nele, depois clique com o botão direito no espaço não-alocado que aparecer e vá á opção para formatar como fat32. Na janela que aparecer, é só dar OK, mas antes certifique-se de deixar um espaço para o erase block do seu Pen Drive, se você não souber deixe 4MB (parece que a maioria dos Pen Drives possui erase block de 4MB). Eu não sei como faz para descobrir o erase block do Pen Drive. Você deixa esses 4MB ali onde estiver escrito "Espaço disponível antes" ou algo assim, vai estar 1, que é o padrão, você coloca 4 e da OK. Depois aplica as alterações, tem uma opção na parte de cima do programa.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 00:10 por Renan Rischiotto »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #38 Online: 22 de Abril de 2014, 00:28 »
Olá pessoal! Bom dia!

Estou querendo instalar o Ubuntu 14.04 Lts em um netbook com as seguintes configurações e gostaria da opinião de vocês se rodaria legal.

Processador: Intel Atom - 1.60GHz
Memória (RAM): 2,00 GB
Tipo de sistema: 32 Bits

Abraço.
Não tem como fazer milagre...

Meu netbook, um Eee PC 1000HA, tem exatamente essa configuração. Veio com Windows XP Home, depois mudei para o Ubuntu 10.04LTS, 12.04LTS e atualmente estou com Debian 7, usando ambiente gráfico LXDE. Essa configuração é de longe a mais leve que já usei, mas ainda assim exige do hardware. O tempo de resposta entre o acionamento e a abertura do Firefox (Iceweasel) atualizado é consideravelmente lento e mesmo depois de aberto demora um pouco a abertura de nova aba ou chamado de uma página favorita. O consumo de memória RAM fica na faixa de +ou- 250MB. Só o Iceweasel consome 119.

O fato é que a tecnologia avança e o que tivemos o maior trabalho para conseguir acaba ficando obsoleto antes que possamos substituir. Lembro que paguei caro nesse Netbook e hoje tem smartphone com especificações de processamento e memória muito superiores, por preços proporcionalmente menores.

Contudo, o que torna o objeto obsoleto? Performance ou Funcionalidade? Em termos de performance, nem cabe a discussão, pois o lógico seria usar um hardware que comporte as inovações e nesse parâmetro o Ubuntu 14.04LTS se mostra promissor. Já em termos de funcionalidade, para manter ativo um hardware antigo e que ainda satisfaz a necessidade estudantil, o Lubuntu 14.04LTS seria uma boa opção.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2014, 20:57 »
Já fiz de tudo, instalei o xubuntu-restricted-extras, atualizei o xubuntu e nada do flash player aparecer. Ainda tem algo a se tentar?
gustavopaulinno

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2014, 21:34 »
Pelo que entedi o Conteúdo em Flash vai parar de trabalhar no Chromium em Linux a partir de abril deste ano, Mas eu estou usando o firefox. Desta forma vou instalar o Chromium e instalar esta solução que você colocou aqui.

Valeu pela dica, tomara que dê certo. Volto aqui para postar o resultado.

Vi lá o flash que você me indicou, mas como sou totalmente leigo no Linux gostaria de saber quais são as linhas que devo digitar no terminal para instalar, pois vi várias lá e não sei se é para digitar algumas ou todas.

Já agradeço.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 21:41 por gustavopaulinno »
gustavopaulinno

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2014, 21:40 »
Você disse que era exatamente o oposto. O flash instalado pelo restricted extras (que já foi sugerido) funciona sim no firefox.

Olha, este problema estava acontecendo no chromium, estou usando o firefox agora e não está pedindo o plugin. Vou continuar testando com ele.

Outra dúvida, como formato meu pendrive via interface gráfica?

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #43 Online: 23 de Abril de 2014, 00:03 »
Para resolver de vez os problemas com questões multimídia (flash, codecs, e outras coisas) usei esse comando. (lembrando que ele instalará uma serie de pacotes juntamente com ele como pode ver e se trata de uma tentativa).

abra o terminal e cole o seguinte comando usando o mouse para colar

sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg2theora flac flashplugin-installer icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox unace-nonfree unrar rar uudeview vorbis-tools x264 openjdk-7-jre icedtea-7-plugin vlc && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh


lembre-se de que a maquina ira pedir a senha do administrador para instalar, quando pedir no terminal basta digitar, não serão exibidos nem sequer os ****, mas isso não significa que a senha não está sendo digitada, após terminar de digitar a senha pressione enter.

Espero ter ajudado!



Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Linux no netbook
« Resposta #44 Online: 23 de Abril de 2014, 07:08 »
Você disse que era exatamente o oposto. O flash instalado pelo restricted extras (que já foi sugerido) funciona sim no firefox.

Olha, este problema estava acontecendo no chromium, estou usando o firefox agora e não está pedindo o plugin. Vou continuar testando com ele.

Outra dúvida, como formato meu pendrive via interface gráfica?

Isto foi no dia que instalei o xubuntu e tive que desinstalar porque ele não bootava mais. Realmente, eu havia instalado o firefox e aparentemente não estava com este problema, mas quando tive que instalar novamente o xubuntu até o firefox apresentou este problema com o flash.

Vi o link com a solução que você postou para resolver, mas como sou totalmente leigo em Linux voc~e poderia me dizer quais os comandos eu devo usar para ficar tudo certinho? É que lá no site são vários e eu fiquei na dúvida se é pra usar apenas um ou todos.

Desde já agradeço.
gustavopaulinno