Olá pessoal! Bom dia!
Estou querendo instalar o Ubuntu 14.04 Lts em um netbook com as seguintes configurações e gostaria da opinião de vocês se rodaria legal.
Processador: Intel Atom - 1.60GHz
Memória (RAM): 2,00 GB
Tipo de sistema: 32 Bits
Abraço.
Não tem como fazer milagre...
Meu netbook, um Eee PC 1000HA, tem exatamente essa configuração. Veio com Windows XP Home, depois mudei para o Ubuntu 10.04LTS, 12.04LTS e atualmente estou com Debian 7, usando ambiente gráfico LXDE. Essa configuração é de longe a mais leve que já usei, mas ainda assim exige do hardware. O tempo de resposta entre o acionamento e a abertura do Firefox (Iceweasel) atualizado é consideravelmente lento e mesmo depois de aberto demora um pouco a abertura de nova aba ou chamado de uma página favorita. O consumo de memória RAM fica na faixa de +ou- 250MB. Só o Iceweasel consome 119.
O fato é que a tecnologia avança e o que tivemos o maior trabalho para conseguir acaba ficando obsoleto antes que possamos substituir. Lembro que paguei caro nesse Netbook e hoje tem smartphone com especificações de processamento e memória muito superiores, por preços proporcionalmente menores.
Contudo, o que torna o objeto obsoleto? Performance ou Funcionalidade? Em termos de performance, nem cabe a discussão, pois o lógico seria usar um hardware que comporte as inovações e nesse parâmetro o Ubuntu 14.04LTS se mostra promissor. Já em termos de funcionalidade, para manter ativo um hardware antigo e que ainda satisfaz a necessidade estudantil, o Lubuntu 14.04LTS seria uma boa opção.