Autor Tópico: Samba sempre mostra dois diretórios (solucionado)  (Lida 3340 vezes)

Offline giuseppigaribaldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Samba sempre mostra dois diretórios (solucionado)
« Online: 02 de Outubro de 2006, 16:30 »
Bom dia (ou boa tarde ou boa noite):

Instalei o Ubuntu 6 em uma máquina de provas, e até agora funcionou tudo bem. Necesito instalar um controlador de domínio pois não existe previsão no orçamento para comprar um W2003 server. Para isto, vou utilizar Samba como controlador de domínio. Pois bem, vejamos: minha rede tem 16 clientes Windows XP e o servidor Ubuntu; de momento está tudo configurado para operar como workgroup, pois até que não se faça todas as provas com Samba, não vou mudar a modalidade para domínio; a instalação do Samba ocorreu sem problemas, e depois de alguns percalços iniciais, já consigo entrar no servidor desde qualquer computador, e os dois usuários de prova que criei funcionam bem. Porém, antes de configurar o Samba como domain controller, me dei conta de uma coisa: eu configurei o Samba para que os usuários entrassem diretamente nos seus diretórios pessoais (/home/<diretório do usuário>/, mas o que ocorre na prática é que, fazendo acesso pelo ambiente de redes, eles entram em uma espécie de diretório raiz e aí se pode ver:

1) o diretório do usuário propriamente dito, ao qual se pode entrar sem problemas
2) um diretório geral chamado "homes" e que é exatamente o mesmo que o diretório do usuário

Os dois diretórios permitem acesso rw sem problemas, porém são redundantes, ou seja, são o mesmo diretório com nomes diferentes. Então, resumindo, eu tenho para cada usuário no seu Windows um diretório raiz e dentro deste diretório aparecem sempre sem excessão o diretório do usuário (user1, user2, etc...) e um diretório "homes". Considerando que o pessoal aquí é leigo (me incluo neste conceito - a única vez que instalei Samba foi em 97 num servidor IBM AIX/RISC6000), eu necessito que o usuário, ao fazer login, entrem diretamente a /home/<diretório do usuário>, pois seguramente o diretório raiz com dois diretórios dentro (que são o mesmo diretório!!!) vai causar muita confusão. Alguém tem alguma idéia de cual pode ser o erro que eu cometí? Tentei usar SWAT para configurar o Samba, mas na verdade a interface não diz muita coisa, somente um monte de parâmetros para mudar sim/não e caixas de texto em branco. Também uso Webmin, que me mostra ainda menos pistas, e sigo buscando na documentação do Samba possíveis pistas, mas até agora nada...
Obrigado pela atenção, galera.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 17:09 por giuseppigaribaldi »

Offline giuseppigaribaldi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Samba sempre mostra dois diretórios (solucionado)
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:11 »
Galera:

Verifiquei pela enésima vez o smb.conf, e me dei conta de que a opção "browseable" estava para yes, mudei para "no" e agora para cada usuário somente aparece seu diretório pessoal. Solucionado.