Autor Tópico: Mensagens de erro durante o boot  (Lida 7364 vezes)

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Mensagens de erro durante o boot
« Online: 28 de Abril de 2014, 11:50 »
Olá, pessoas. Já sou veterano no Ubuntu, mas sou novo neste fórum, por isso estou postando na área de iniciantes.
O meu problema é o seguinte: meu Ubuntu 14.04 exibe inúmeras mensagens de erro durante a inicialização, tipo: "no such file or directory found" e um código de erro que eu não consegui anotar. Fica mais ou menos assim:

no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]
no such file or directory found [00000000]

Não sei como resolver isso. A inicialização tá muito lenta! Tá levando uns dois minutos só pra iniciar. Isso começou desde que atualizei do 13.10 para o 14.04 LTS. Atualizei pelo Atualizador de Programas do Ubuntu.

Meu hardware é um notebook AMD C-70 APU with Radeon(tm) HD Graphics × 2 / 32-bit / 4GB RAM


Desde já agradeço! :)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2014, 12:10 »
Não tem nada relacionado à isso em /var/log/dmesg, /var/log/boot.log ou /var/log/syslog ?

O ubuntu tem um programa para ver logs, acho que é o gnome-system-log.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2014, 12:21 »
Então,eu dei uma verificada nesses arquivos, mas nenhum deles tem esse erro descrito. Esse gnome-system-log dá pra ser instalado pelo terminal com um apt-get?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2014, 12:31 »
Então,eu dei uma verificada nesses arquivos, mas nenhum deles tem esse erro descrito. Esse gnome-system-log dá pra ser instalado pelo terminal com um apt-get?

Sim.

Tenta tirar uma foto pelo menos, ou grava um vídeo rápido, só para pegar essa mensagem.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2014, 12:35 »
Então,eu dei uma verificada nesses arquivos, mas nenhum deles tem esse erro descrito. Esse gnome-system-log dá pra ser instalado pelo terminal com um apt-get?

Olá

entre em terminal e dê um
Código: [Selecionar]
sudo dmesg
Ele pode dar uma dica.

Outra possibilidade é dar um
Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade para saber se existe alguma mensagem de erro significativa ( não precisa atualizar, apenas ver se tem erros)

Como não sabemos de onde vêm estas mensagens, verificar o arquivo fstab também pode dar alguma dica, de repente é um endereço remoto não acessível.

[]'s

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2014, 12:52 »
Então, eu consegui dar um pause na mensagem bem agora, quando reiniciei o pc. A mensagem é a seguinte:

-udev [1566] : failed to execute '/lib/udev/socket:@/org/freedesktop/hal/udev_event' '/lib/udev/socket:@/org/freedesktop/hal/udev_event' no such file or directory found [0000000]

Sendo que os códigos que estão entre parênteses mudam de acordo com a exibição das mensagens. Essa mesma mensagem é exibida durante mais ou menos meio minuto, sendo que antes dela ser exibida, aparece uma tela preta por um minuto, mais ou menos.

É estranho. É como se estivesse faltando algum arquivo. O meu Ubuntu não está mais rápido como antes, ta executando as coisas muito lentamente e sempre que tento instalar algum aplicativo, seja qual for, ele exibe uma mensagem dizendo que o aplicativo não foi instalado corretamente e pode não funcionar. Mesmo sendo um software compatível com o Ubuntu.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2014, 13:40 »
Encontrei algo aqui e aqui. Roda esse comando:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i failed | tail
E veja se dá algo parecido com os links.

No que você postou, tem algo relacionado ao hal, procure por ele no Synaptic e desinstale, ou:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge hal
deve resolver.

Obs: você vem atualizando o ubuntu desde quando? Esse Hal não tem no repositório do ubuntu desde o 13.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2014, 14:09 »
O meu Ubuntu não está mais rápido como antes, ta executando as coisas muito lentamente e sempre que tento instalar algum aplicativo, seja qual for, ele exibe uma mensagem dizendo que o aplicativo não foi instalado corretamente e pode não funcionar. Mesmo sendo um software compatível com o Ubuntu.

Ola

Parece que você tem problemas diferentes em locais diferentes.

O que ocorre na inicialização do sistema, nada tem a ver com instalar aplicativo, são módulos diferentes utilizados de forma e em momentos diferentes.

Inicializar o sistema, apenas informa ao próprio sistema o que e quais drivers devem ser carregados, quando o como.

Depois do sistema totalmente carregado, instalar/atualizar/remover aplicativos ( você disse aplicativos, e não drivers ) se fazem independente do que foi carregado no inicio do sistema.

Isole os problemas e os resolva um de cada vez, fica mais fácil.

[]'s

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2014, 15:33 »
Ahh, sim, Tota, obrigado por me avisar. Eu achava que um problema tinha haver com o outro, porque os dois começaram quando eu atualizei do 13.10 pro 14.04. Na verdade, eu comprei esse notebook há uns dois meses, e venho atualizando ele da versão 12.04 pro 13.04 e do 13.10 pro 14.04, isso deve explicar a pergunta do Sergio Benjamin. Será que se eu desinstalar esse tal de hal funciona? Vou fazer isso agora.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2014, 15:42 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge hal

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2014, 15:47 »
Então, desinstalei o hal e deu apt-get update, reiniciei e saíram as mensagens de erro, mas eu sinto ele ainda levar muito tempo para iniciar, ele não era assim, começou desde a última atualização pro 14.04.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2014, 15:59 »
se olhar no seu dmesg ( os números à esquerda no dmesg indicam o tempo de cada processo) pode ser possível observar quem é que demora para fazer algo.

também é importante separar o joio do trigo, ou seja, se a lentidão  é durante o carregamento do sistema ou é pelo ambiente gráfico.

Aqui, eu tenho virtualizado o 12.04 e o 14.04.

Ambos carregam o sistema a jato, mas o ambiente gráfico do 14.04 deixa a maquina virtual uma carroça.

abra (edite) o GRUB em /etc/default/grub e remova o splash, assim é mais fácil "ver" o que ocorre. Ou alternativamente entre nas opções do grub, escolha o modo avançado e depois prompt em root. Veja se demora a carregar desta forma, sem ambiente gráfico.

Se ficar rápido, é o Unity o culpado, ou sua placa/drivers de video.

Em tempo:

Veja meu dmesg:

Citar
[    9.906434] init: failsafe main process (614) killed by TERM signal
[   10.427555] intel8x0_measure_ac97_clock: measured 52783 usecs (2605 samples)
[   10.427555] intel8x0: clocking to 46684
[   10.927072] init: udev-fallback-graphics main process (750) terminated with status 1
[   11.268056] type=1400 audit(1398712036.715:11): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/sbin/dhclient" pid=795 comm="apparmor_parser"
[   13.936660] audit_printk_skb: 147 callbacks suppressed
[   13.936665] type=1400 audit(1398712039.391:61): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cups-browsed" pid=1131 comm="apparmor_parser"
[   14.752569] init: plymouth-upstart-bridge main process ended, respawning
[   39.133323] type=1400 audit(1398712064.583:62): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/lib/cups/backend/cups-pdf" pid=2020 comm="apparmor_parser"
[   39.133342] type=1400 audit(1398712064.583:63): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cupsd" pid=2020 comm="apparmor_parser"
[   39.133828] type=1400 audit(1398712064.583:64): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cupsd" pid=2020 comm="apparmor_parser"
tota@tota-ubuntu:~$

Demorou apenas 14/15 segundos (14.752569) para carregar o sistema e dos 14 aos 39 segundos (39.133323 - ou 25 segundos no total) para iniciar o plymouth

Uma carroça
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, 16:14 por Tota »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2014, 17:16 »
Olá,

Não recomendo atualização do sistema e sim uma instalação limpa.

Abraços!

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2014, 17:21 »
Olá,

Não recomendo atualização do sistema e sim uma instalação limpa.

Abraços!

Então, cara, o problema é que ele já está todo do meu jeito, sabe? Mas eu já pensei em fazer um backup e começar do zero. Por que ele tá lento demais e dá erro quando vou atualizar para uma versão nova de software ou instalar algum programa novo.

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Mensagens de erro durante o boot
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2014, 18:09 »
Então, gente, resolvi instalar tudo de novo. Fiz uma instalação completa do Ubuntu 14.04 LTS e agora eu encontrei outro problema: me lembrei que odeio instalar programas no Linux usando aqueles pacotes tar.bz/bz2/xz. Detesto ter que descompactar isso, e, apesar de amar o Ubuntu, tenho que admitir, nisso outros SOs tem uma vantagem: é só baixar o instalador e pronto. Mas preciso muito instalar o Code::Blocks o que faço?