Eu só posso dar dicas de como deve funcionar pois nunca instalei nenhum desses jogos. O tutorial que te passei por vídeo deve ensinar a instalar o Battlefield 3, mas eu não sei se deve funcionar para você.
Em geral, basta fazer uma busca no Google que você deve encontrar como resolver tal problema, em geral é mais fácil encontrar em inglês, mas ainda assim dá para encontrar o que se procura.
Para instalar um programa que não está na lista do PlayOnLinux, basta ir em
Instalar e depois clicar em
Instalar um programa não listado. Se não resolver o problema, só procurando na internet uma forma de instalar e resolver o problema do outro jogo, pois eu não sei como já que nunca instalei nenhum dos dois.
Para instalar o Origin no PlayOnLinux, primeiro instale a versão mais nova do Wine no PlayOnLinux, indo em
Ferramentas e clicando em
Gerenciar versões do Wine, instale a versão mais nova da versão x86 e amd64. Crie um drive virtual indo em
Configurar>Novo, selecione a versão do Wine de acordo com a versão do jogo que você quer instalar, se for um jogo 32 bits selecione a x86, se for um jogo 64 bits selecione amd64, depois digite um nome para o drive, como "
Jogos" por exemplo, e depois de criar o drive virtual vá
Instalar componentes e lá procure por
Origin. Depois é só criar um atalho para o Origin, voltando para a guia
Geral e selecionando "
Faça um novo atalho...". Não sei se você vai conseguir instalar o Battlefield 3 assim, mas o Origin deve ficar bem instalado e rodando normal.
Se você gosta de tiro em primeira pessoa, a trilogia do Call of Duty: Modern Warfare roda perfeito e sem complicação no PlayOnLinux.
Qualquer coisa é só perguntar.
Boa sorte!