Renam,
C++, entre as que voce disse, é a linguagem de maior baixo nivel, o que garante maior liberadade, e responsabilidade ao programador. Ou seja, ele gera erros absurdos, mas tambem gera uma eficiencia sem igual. Programas em C++ podem ser portados, mas precisam ser recompilados para cada plataforma, alem de em alguns casos, algumas mudanças nos codigos. Resumindo, ele não é considerado multiplataforma.
O python, é por muitos, considerado a evolução do pascal livre. Ele é entre as que voce comentou a mais facil. Mas tome cuidado mais facil não é sempre sinonimo de melhor, nem antonimo. Depende do que voce vai fazer. Alem de nao ser multiplataforma em nenhum caso. Ainda tem seu valor.
Java, este é um caso bem particular, ja que todo programa roda em uma maquina virtual, algo parecido como o VM Ware ou o Virtual Box, por isso ele é multiplataforma com facilidade. Por outro lado, isto gera um peso extra para o sistema de forma consideravel. Muita gente tem dificuldade com a logica, as vezes, extranha dele. Mas gera-se muitos programas de qualidade com ele.
Lembre-se existem outras formas de programação, eu mesmo 'trabalho' muito com o PHP e conjunto com outra pessoa geramos um sistema empresarial otimo nele! Sempre existem mais formas de programar, qual se adequa a suas necessidades?