Autor Tópico: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona  (Lida 5552 vezes)

Offline ggentile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
"Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Online: 12 de Maio de 2014, 21:31 »
Notei um comportamento estranho no Lubuntu e gostaria de saber se existe algum histórico disso e alguma solução.

Uso a versão 14.04 e, quando tento bloquear a tela (após clicar no botão inferior direito) simplesmente nada acontece. O mesmo ocorre em outro computador (uma máquina virtual - VirtualBox).

Já cheguei a ler um comentário de um outro usuário relatando o mesmo problema, mas na hora não dei bola pois estava procurando por outra coisa e ainda não tinha notado esse problema comigo. Aliás, acabo de testar e o "Suspender" tbm não funciona...

Alguma luz?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2014, 15:35 »
Você consegue suspender pelo terminal?

Código: [Selecionar]
sudo pm-suspend
Bloquear a tela funciona com o atalho Ctrl+Alt+Del?

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2014, 16:40 »
No meu aqui funciona normalmente.

Offline ggentile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 17:55 »
Você consegue suspender pelo terminal?

Código: [Selecionar]
sudo pm-suspend
Bloquear a tela funciona com o atalho Ctrl+Alt+Del?

Com o Ctrl+Alt+Del funciona. O pm-suspend não...

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2014, 16:14 »
Achei um artigo que contém quatro maneiras de suspender via terminal:

http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2012/08/como-desligar-suspender-e-hibernar-o.html

Se alguma das alternativas funcionar, uma solução seria criar um botão de atalho que execute o comando. :(

Offline ggentile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2014, 16:56 »
Muito obrigado, Anderson.

Mas você não acha estranho esse comportamento? Será um bug?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2014, 17:23 »
Isso é um bug sim.

Eu também já sofri um pouco e ainda sofro com esse tipo de coisa. Comecei no Linux usando o Ubuntu 11.10 e lembro que ele não reiniciava corretamente e depois mudei para o 12.10 e continuava o mesmo problema, além da opção hibernar não vir habilitada por padrão nele devido a alguns problemas que poderiam ocorrer. Agora uso o Ubuntu 12.04 e ele reinicia normalmente, mas a opção de hibernar não funciona. Por outro lado, eu nunca tive problema em suspender o sistema. Testei o Linux Mint 13 também e percebi o mesmo problema ao reiniciar (o PC desliga mas depois não liga, simplesmente congela). Posso dizer que todas as versões do Ubuntu que testei no meu computador apresentaram algum tipo de problema do tipo (não sei se ocorre na 14.04).

Uma pergunta: você testou alguns dos comando do link que passei? Algum funcionou?

Offline ggentile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: "Bloquear tela" no Lubuntu não funciona
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2014, 18:03 »
Os comandos para suspender não funcionaram... veja as telas...

$ sudo dbus-send --session --dest=org.gnome.PowerManager --type=method_call --print-reply --reply-timeout=2000 /org/gnome/PowerManager org.gnome.PowerManager.Suspend
Error org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.PowerManager was not provided by any .service files

$ sudo dbus-send --system --print-reply --dest="org.freedesktop.Hal" /org/freedesktop/Hal/devices/computer org.freedesktop.Hal.Device.SystemPowerManagement.Suspend int32:0
Error org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.freedesktop.Hal was not provided by any .service files

$ sudo gnome-screensaver-command --lock && sleep 1 ; /usr/bin/pm-suspend
sudo: gnome-screensaver-command: command not found
bash: /usr/bin/pm-suspend: Arquivo ou diretório não encontrado



$ sudo dbus-send --system --print-reply --dest="org.freedesktop.Hal" /org/freedesktop/Hal/devices/computer org.freedesktop.Hal.Device.SystemPowerManagement.Hibernate
Error org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.freedesktop.Hal was not provided by any .service files

$ sudo gnome-screensaver-command --lock && sleep 1 ; /usr/bin/pm-hibernate
sudo: gnome-screensaver-command: command not found
bash: /usr/bin/pm-hibernate: Arquivo ou diretório não encontrado

$ sudo pm-hibernate desligou a máquina (eu acho que este funcionou.. estou testando numa máquina virtual do VirtualBox e hibernar acaba desligando mesmo....). Quando eu iniciei a máquina de novo voltei aonde estava, ou seja, mesmo desligando a máquina virtual, funcionou como a hibernação... muito legal!

o pm-suspend não funcionou mesmo...