Autor Tópico: Instalando Drivers Intel no Ubuntu  (Lida 9875 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Online: 05 de Novembro de 2014, 22:05 »
Uma coisa que eu não gostava no Ubuntu era o seu desempenho em jogos, os jogos rodavam mais lento que no Windows mesmo rodando nativamente. Resolvi esse problema usando um utilitário da Intel para atualizar os drivers. Para atualizar também, baixe aqui o pacote e após baixar clique duas vezes no arquivo baixado, irá abrir a janela da Central de Programas, clique em Instalar, digite sua senha se for solicitado. Quando a instalação terminar, vá no Painei Inicial do Unity e pesquise por Intel(r) Linux(tm) Graphics Drivers. Clique no resultado, e na janela que abrir clique em Next para procurar por atualizações de drivers. Quando terminar, clique em Install para baixar e instalar os drivers atualizados. Digite sua senha caso seja solicitado e... pronto! No fim do processo será necessário reiniciar seu computador, basta confirmar que quer reiniciar clicando em Yes, após clicar em Yes outra mensagem aparecerá confirmando se você quer reiniciar o computador, clique em Reiniciar, e não nos outros botões como Suspender ou Desligar!

Tutorial escrito por mim, dica retirada daqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104063.0.html

Editado: Pessoal, a Intel está retirando o suporte das distros antigas após uma nova versão do atualizador ser lançada, agora o Ubuntu 14.04 não é mais suportado, e para quem já atualizou, tome cuidado, pois qualquer atualização pode quebrar o sistema, visto que o sistema está funcionando com drivers não suportados. Fonte.

A versão 14.04.2 é suportada.

Espero ter ajudado!
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2015, 15:16 por MatheusWillder »

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2014, 10:55 »
Ubuntu 14.10 não funfa...

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2014, 17:11 »
Ubuntu 14.10 não funfa...

Por enquanto, o atualizador de drivers não é atualizado junto com a atualização do Ubuntu, demorou mais ou menos 1 mês para lançarem uma atualização que funcionasse com a versão 14.04.

 :)

Offline macgrey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2015, 13:21 »
MatheusWillder, fui ao site da intel, baixei a versão 1.0.7 do driver que é a indicada para o 14.04, instalei e não tive problema na instalação do programa de instalação do driver, porém ao executar a instalação o programa de instalação diz que a minha distribuição não é compatível, sabe como eu resolvo este problema ?

Obrigado

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2015, 14:13 »
MatheusWillder, fui ao site da intel, baixei a versão 1.0.7 do driver que é a indicada para o 14.04, instalei e não tive problema na instalação do programa de instalação do driver, porém ao executar a instalação o programa de instalação diz que a minha distribuição não é compatível, sabe como eu resolvo este problema ?

Obrigado

Não conheço esse problema, pode ser temporário. Você já atualizou seu Ubuntu para a versão 14.04.2? Atualmente é a versão mais recente lançada, aqui eu instalei quando estava na versão 14.04 apenas, vou pesquisar e depois posto o que achei.

Editado: Com o lançamento da versão 1.0.8 do atualizador, o Ubuntu 14.04 agora não é mais suportado, como a atualização é online, a Intel pode remover a disponibilidade desses drivers, eu não concordo com isso, mas não posso reclamar, é difícil manter a compatibilidade com tantas versões, isso custa dinheiro, e as empresas não querem gastar com software obsoleto.

Notem que a partir de agora qualquer atualização pode quebrar o sistema, visto que a versão não é mais suportada.
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2015, 14:34 por MatheusWillder »

Offline macgrey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de MAR?O de 2015, 08:48 »
Eu acabei de instalar ou seja eu instalei a partir da versão 14.04.2, procurei nos foruns e artigos e verifiquei minhas configurações (o driver é da intel mesmo) e estou com todas as funções, que a principio eu preciso, habilitadas, como renderização 3D, etc e talz .....

Obrigado pela ajuda

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2015, 15:15 »
Eu acabei de instalar ou seja eu instalei a partir da versão 14.04.2, procurei nos foruns e artigos e verifiquei minhas configurações (o driver é da intel mesmo) e estou com todas as funções, que a principio eu preciso, habilitadas, como renderização 3D, etc e talz .....

Obrigado pela ajuda

Vou editar o tutorial.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2015, 00:48 »
Citar
14.04 agora não é mais suportado [...]as empresas não querem gastar com software obsoleto.

Isso não faz sentido, a versão do ubuntu 14.04 é LTS
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2015, 11:35 »
Isso não faz sentido, a versão do ubuntu 14.04 é LTS

Temos de explicar isso para a Intel.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalando Drivers Intel no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2015, 15:03 »
Citar
é difícil manter a compatibilidade com tantas versões, isso custa dinheiro, e as empresas não querem gastar com software obsoleto.

Isso mesmo. E a  retro-compatibilidade do linux nesse aspecto é horrível.

Uma breve explicada: Ambos os concorrentes, Windows e OS X, tẽm uma vantagem competitiva muito importante: ABIs e APIs muito estáveis. No linux é uma verdadeira selva. Nenhuma API e ABI dura nada. Você linkar bibliotecas estáticas é perfeitamente possível, desde que seu  programa não seja complexo. A partir do momento que você precisa linkar bibliotecas do X, Qt, Gtk, WxWidgets, PulseAudio, Alsa, SDL, torna-se um martírio e o fracasso é certo. Ou seja, seu programa durará na melhor das hipóteses uns dois lançamentos do Ubuntu, se muito. Se eu compilei no Windows 2000 um binário seguindo as boas práticas de programação,  existe uma altíssima chance dele funcionar perfeitamente no Windows 7 hoje, QUINZE ANOS depois, porque todas as APIs e a ABI do Windows continuam de pé, firmes e fortes.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"