Autor Tópico: Virus recycler no ubuntu 1310?  (Lida 3028 vezes)

Offline weltonribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Virus recycler no ubuntu 1310?
« Online: 21 de Maio de 2014, 18:49 »
Bom amigos do fórum, estou com uma profunda duvida a respeito do meu sistema operacional Ubuntu 1310.
Não sei se estou a falar besteira, mais queria saber se a possibilidade do meu sistema se infectar com o virus recycler; aquele que cria atalhos em pendrives.
acontece que toda vez que uso meu pendrive numa maquina com windows 7 o tal virus aparece lá com os tais atalhos. dai uso um programa chamado PW clean e ele resolve o problema. uso em outras maquinas com windows e o virus realmente foi retirado. quando chego em casa que uso no Ubuntu e em sequencia se eu usar em outro pc com windows ele vai estar lá de novo. ao meu ver parece que ele está no meu sistema, como faço para retirar ele?
Desde já obrigado pela colaboração dos amigos.
Cuidado com suas atitudes, pois na vida não existe Ctrl Z.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Virus recycler no ubuntu 1310?
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2014, 19:24 »
Se for uma pasta chamada .trash que fica aparecendo, então é perfeitamente normal.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Virus recycler no ubuntu 1310?
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2014, 20:43 »
Sobre a possibilidade do ubuntu ser afetado pelo vírus, fique tranquilo. No serviço infectei um pendrive com esse vírus e ao abri-lo no ubuntu percebi que foram criados os links, mas os mesmos não afetavam o sistema. Apaguei esses links, sem dó. Depois disso, no ubuntu, não houve qualquer problema, mas nos computadores com windows as pastas cujos links foram apagados se tornaram invisíveis
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Virus recycler no ubuntu 1310?
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2014, 21:10 »
Ola

O virus recycler é um arquivo com nome Ise32.exe e um arquivo autorun.inf que o chama.

1) arquivos .exe não são executados no Linux, muito menos autorun.inf

Mesmo que o fossem, pediriam sua senha de administrador


2) uma pasta com o nome "recycle" é a pasta da lixeira do windows, que não é vista no windows mas é visualizada no Linux

3) explique melhor seu problema, se vê uma pasta recycle ou se no pendrive existe um arquivo Ise32.exe e um autorun.inf

Como pode ver, seu Ubuntu não tem como copiar estes arquivos e disseminar este virus

[]'s

Offline weltonribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Virus recycler no ubuntu 1310?
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 13:13 »
Não na verdade não aparece nenhuma pasta. como disse antes, no meu ubuntu não tem nenhum problema com esse virus; por exemplo ele não sai criando os atalhos como no windows. acontece que minha duvida está em: se esse virus está no meu ubuntu mesmo sem causar danos a ele; se for o caso como faço para remove-lo?
visto que quando desinfecto o meu pendrive ele funciona normalmente em qualquer outro pc com windows sem criar atalhos.
Cuidado com suas atitudes, pois na vida não existe Ctrl Z.

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Virus recycler no ubuntu 1310?
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2014, 23:55 »
Abra o terminal e de os comandos:

    sudo apt-get update

    sudo apt-get install clamav clamtk


Para atualizar o banco de dados de vírus de o comando no terminal:

    sudo freshclam

Abra o ClamTk e dê uma escaneada no sistema e aproveite e escaneie a partição Windows e o pendrive através do ClamtK.

Abs.


Se quiser atualizar a interface, pegue direto no site do desenvolvedor

http://clamtk.sourceforge.net/
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb