Autor Tópico: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS  (Lida 22754 vezes)

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Online: 29 de Maio de 2014, 20:07 »
Boa noite a todos.

Gostaria de esclarecer uma dúvida, sobre o sistema de arquivos que utilizo no ubuntu, e como o ubuntu trabalha com partções NTFS.
Tenho Windows 7 64 Bits e Ubuntu 14.04 LTS instalado em Dual Boot em minha máquina, possuo dois HD's, um HD de 250 GB (60GB para o ubuntu em EXT4, e o restante para o windows 7), e outro HD de 1TB para Arquivos em NTFS.

O HD sempre funcionou normalmente, no entanto após fazer o download de vários documentários (por volta de 1GB ~ 8GB), comecei a ter problemas com os arquivos, somente com os arquivos que eu criei / deletei a partir do Ubuntu na partição NTFS (HD de 1TB).

A cópia dos arquivos ocorreu normalmente, incluse assisti o documentário após a cópia, no entanto, no dia seguinte quando fui abrir a pasta, exibia no ubuntu o erro "Erro de entrada/saída", e não era possível visualizar o conteúdo da pasta.

Voltei no Windows 7 e utilizei o comando "chkdsk /r /f", e logo de início me mostrou que o problema estava nos arquivos que eu havia criado / deletado no pelo Ubuntu.

Segue log do chkdsk:
D:\>chkdsk /r /f
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
Não é possível bloquear a unidade atual.

Não é possível executar o CHKDSK porque o volume está em uso por outro
processo. O CHKDSK poderá ser executado se este volume for desmontado pr
TODOS OS IDENTIFICADORES ABERTOS PARA ESTE VOLUME SERIAM PORTANTO INVÁLI
Deseja forçar uma desmontagem neste volume? (S/N) S
Volume desmontado. Todos os identificadores abertos para este volume ago
nválidos.

O CHKDSK está verificando arquivos (estágio 1 de 5)...
0 por cento concluídos. (0 de 330240 registros de arquivos processados)
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 4367.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 4383.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 15207.
 1 por cento concluídos. (33024 de 330240 registros de arquivos processa
 2 por cento concluídos. (66048 de 330240 registros de arquivos processa
 3 por cento concluídos. (99072 de 330240 registros de arquivos processa
 4 por cento concluídos. (132096 de 330240 registros de arquivos process

Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140139.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140149.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140150.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140169.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140173.
Excluindo registro de atributo corrompido (128, "") do segmento de registro de arquivo 140174.
 5 por cento concluídos. (165120 de 330240 registros de arquivos process
 6 por cento concluídos. (198144 de 330240 registros de arquivos process
 7 por cento concluídos. (231168 de 330240 registros de arquivos process
 8 por cento concluídos. (264192 de 330240 registros de arquivos process
 9 por cento concluídos. (297216 de 330240 registros de arquivos process
  330240 registros de arquivos processados.
Verificação de arquivos concluída.
  120 registros de arquivos grandes processados.
  0 registros de arquivos inválidos processados.
  0 registros de EA processados.
  0 registros de novas análises processados.
CHKDSK está verificando índices (estágio 2 de 5)...
10 por cento concluídos. (331899 de 350284 entradas de índice processada
Excluindo a entrada de índice 51247_tiny_pdf_10.exe.trashinfo no índice
arquivo 25372.
10 por cento concluídos. (337095 de 350284 entradas de índice processada
Excluindo a entrada de índice BBC Hidden Kingdoms no índice $I30 do arqu
66.
Excluindo a entrada de índice BBC Horizon The Power of the Placebo no ín
0 do arquivo 125666.
  350284 entradas de índices processadas.                              
Verificação de índices concluída.
CHKDSK está verificando arquivos não indexados para reconectá-los ao dir
riginal.
  1 arquivos não indexados verificados.
Recuperando arquivo órfão Carl Sagan - Céu e Inferno - Legendado - PtBr.
61) no arquivo da pasta 251435.
  0 arquivos não indexados recuperados.
O CHKDSK está verificando os descritores de segurança (estágio 3 de 5)..
  330240 SDs/SIDs de arquivos processados.
Verificação de descritores de segurança concluída.
Inserindo atributo de dados no arquivo 4367.

Nos arquivos com problema apresentados acima, somente os que utilizei através do Ubuntu apresentaram problemas.
Então, estou na dúvida, alguém já passou por isso? Isso pode ser um problema no meu HD ou do Ubuntu?

Agradeço a todos pela ajuda.
Abraço!
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 14:37 por tharael »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2014, 21:25 »
Citar
Então, estou na dúvida, alguém já passou por isso? Isso pode ser um problema no meu HD ou do Ubuntu?

Nem de um, nem de outro.

O fomato de arquivos NTFS é patenteado pela Microsoft, e seu uso no GNU/Linux foi desenvolvido através de engenharia reversa e assim sempre será rotulado como experimental

Não sendo portanto um formato nativo, a culpa não é do Ubuntu, tampouco de seu HD

Infelizmente a culpa é nossa, usuarios, em querer fazer uso de processos "experimentais"

O unico codigo proprietário da Microsoft plenamente suportado no Linux é o Fat/Fat32, mas este é ruim até no windows e que já foi abandonado pela Microsoft (por outras razões inclusive)

Para minimizar perda de dados entre Linux e NTFS é verificar o sistema de arquivos regularmente, pois o proprio windows se encarrega de fragmentá-lo e pode ocorrer do Ubuntu escrever errado num disco "sujo"

[]'s

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2014, 21:36 »
Citar
Nem de um, nem de outro.

O fomato de arquivos NTFS é patenteado pela Microsoft, e seu uso no GNU/Linux foi desenvolvido através de engenharia reversa e assim sempre será rotulado como experimental

Não sendo portanto um formato nativo, a culpa não é do Ubuntu, tampouco de seu HD

Infelizmente a culpa é nossa, usuarios, em querer fazer uso de processos "experimentais"

O unico codigo proprietário da Microsoft plenamente suportado no Linux é o Fat/Fat32, mas este é ruim até no windows e que já foi abandonado pela Microsoft (por outras razões inclusive)

Para minimizar perda de dados entre Linux e NTFS é verificar o sistema de arquivos regularmente, pois o proprio windows se encarrega de fragmentá-lo e pode ocorrer do Ubuntu escrever errado num disco "sujo"
[]'s

Obrigado pela Ajuda Tota!
Entendo, então acredito que tenha ocorrido porque, além de ser experimental, fazia muito tempo que eu não realizava uma desfragmentação e um "scandisk".
Irei realizar estas tarefas com mais frequência.

Alguém mais teve esse problema? Em caso positivo, realizando o Degrag / ScanDisk o problema foi minimizado?

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2014, 22:08 »
já tive esse tipo de problema, a uns 6 ou 7 anos atrás todos os dados que estavam na partição d:\ (/dev/sdb2) sumiram apos acessar a partição ntfs através do ubuntu e reiniciar. rodando utilitários de recuperação de arquivos no ubuntu e no windows, parecia que o hd não continha nenhum arquivo. estranhamente o windows não acusou erro de disco com o chkdsk!
apos isso migrei de vez para o ext3/4. com esses formatos nunca tive dor de cabeça.
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 01:17 por niquelnausea »

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2014, 00:13 »
Se você precisa copiar arquivos do ubuntu para o Windows, o ideal é usar uma partição de transição (em FAT32), um pendrive ou HD externo, ou usar um programa que acesse a partição do Linux a partir do windows (somente leitura), como o Linux Reader (http://www.diskinternals.com/linux-reader/).

Apesar do suporte a NTFS ser incrivelmente bom, o ideal é só montar em somente-leitura. E definitivamente nunca acessar uma partição NTFS de um windows que foi hibernado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2014, 07:28 »
Mas o linux reader nunca permitiu gravação, ele é read only

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2014, 08:21 »
Quer dizer que os arquivos nos meus HD externos formatados como NTFS correm o risco de se corromper, pelo fato de eu estar acessando-os, copiando-os ou movendo-os a partir do Ubuntu?  ???

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2014, 10:13 »
Mas o linux reader nunca permitiu gravação, ele é read only


Mas eu falei, é somente leitura a partir do windows :P


Quer dizer que os arquivos nos meus HD externos formatados como NTFS correm o risco de se corromper, pelo fato de eu estar acessando-os, copiando-os ou movendo-os a partir do Ubuntu?  ???

Nesse caso eu acho que não é tão grave assim. O maior problema é o sistema de arquivos ser usado pelo Windows, no caso da partição do sistema. Um HD externo acredito que haveria menos chance de problemas. Mas, por via das dúvidas, você pode formatar o HD externo em EXT3 e usar um utilitário no windows para acesso de leitura e escrita nesse HD, como mostrado neste link: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Fazendo-o-Windows-ler-e-gravar-particoes-EXT3-EXT2

O problema é que, até o momento (e até onde eu sei :P), somente o sistema ext3 e ext2 possuem utilitários com suporte a escrita para windows. Reiserfs, EXT4 e outros, somente leitura. Mas o ext3 já é suficiente para um HD externo.

Se você usa esse HD para fins gerais (arquivos de mídia), não precisa se preocupar. Mas se for para backup, melhor mudar de estratégia e adotar redundância (fazer backup em outras mídias também).

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2014, 15:38 »
Obrigado rihoem, pela resposta.

Considerando que atualmente já não uso mais Windows, tendo apenas o Ubuntu na máquina, o melhor seria formatar o HD externo que contém dados importantes como ext3 ou mesmo ext4, sem esquecer de ir fazendo backup em DVD na medida do possível.

Se surgir uma remota necessidade de acessar esses arquivos em outra máquina rodando apenas Windows, bastaria usar um live CD de qualquer distro e acessar o HD externo com total segurança.

Já o HD externo com as bugingangas (vídeos, músicas, pdf) deixaria como está, sem maiores estresse.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2014, 16:05 »
Para dar meu dedinho de contribuição:

Não uso NTFS nos meus hds externos, eu os formatei em exfat, muito bem suportado no Linux, nos win vista, 7, e 8 e nos mac. O exfat suporta arquivos grandes de mais de 4 gb, e estou bem contente com o resultado.

[]'s

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2014, 17:48 »
rihoem
Citar
Apesar do suporte a NTFS ser incrivelmente bom, o ideal é só montar em somente-leitura. E definitivamente nunca acessar uma partição NTFS de um windows que foi hibernado.

Obrigado pela dica rihoem, eu hiberno a máquina no windows 7 com MUITA frequência, pra ser mais direto, faz mais de 1 mês que eu nem reinicio a máquina... só uma dúvida, quando eu clico no icone do HD externo ele é montado automaticamente, como faço para montar o HD somente em leitura?

Tota
Citar
Não uso NTFS nos meus hds externos, eu os formatei em exfat, muito bem suportado no Linux, nos win vista, 7, e 8 e nos mac. O exfat suporta arquivos grandes de mais de 4 gb, e estou bem contente com o resultado.

Obrigado novamente Tota!
Esse formato exfat é suportado nativamente pelo Windows 7 e linux? Ou é necessária a instalação de algum programa?

Obrigado a todos pela ajuda.
Abraços!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2014, 19:48 »
Exfat no Ubuntu

Habilite os repositorios Universe

Depois
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install exfat-fuse exfat-utils
No windows do vista para a frente é nativo, para o XP tem que instalar um driver e nos Mac não precisa instalar nada

[]'s

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2014, 20:05 »
rihoem
Citar
Apesar do suporte a NTFS ser incrivelmente bom, o ideal é só montar em somente-leitura. E definitivamente nunca acessar uma partição NTFS de um windows que foi hibernado.

Obrigado pela dica rihoem, eu hiberno a máquina no windows 7 com MUITA frequência, pra ser mais direto, faz mais de 1 mês que eu nem reinicio a máquina... só uma dúvida, quando eu clico no icone do HD externo ele é montado automaticamente, como faço para montar o HD somente em leitura?

Uma maneira é desinstalando o ntfs-3g, pois desse modo o sistema só vai conseguir montar em somente leitura. Mas para facilitar, use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdbX /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222
onde,

/dev/sdbX é a partição no HD externo, geralmente /dev/sda1
/mnt/windows/ é a pasta onde será montado e acessado a partição. Deve ser criada previamente com o comando "sudo mkdir /mnt/windows" (ou qualquer outro nome que você quiser)

Depois de montar usando esses comandos, você nem clica no ícone do HD externo. Simplesmente acesse a pasta /mnt/windows.

Provavelmente há um jeito mais fácil de configurar o sistema para automaticamente montar em somente leitura, mas não sei como aplicar a um HD externo. Eu uso esses comandos para montar manualmente a partição do meu windows e não correr o risco de corromper arquivos. E eu criei um alias no arquivo .bashrc (que está na pasta home de cada usuário) para executar esse comando todo usando somente o comando "windows" num terminal, criando a linha

alias windows='sudo mount /dev/sda1 /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222'

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2014, 21:04 »
Exfat no Ubuntu

Habilite os repositorios Universe

Depois
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install exfat-fuse exfat-utils
No windows do vista para a frente é nativo, para o XP tem que instalar um driver e nos Mac não precisa instalar nada

[]'s

Obrigado Tota (:
Instalei os itens solicitados a cima.

Poderia me dizer por favor, se é possível criar a partição em exFAT a partir do Ubuntu ? Estou utilizando o gParted, eu separei 50GB's para uma nova partição Primária, mas, ao selecionar o "sistema de ficheiros" a opção exFAT fica desabilitada (Apagada, não é possível selecionar).



Uma maneira é desinstalando o ntfs-3g, pois desse modo o sistema só vai conseguir montar em somente leitura. Mas para facilitar, use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdbX /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222
onde,

/dev/sdbX é a partição no HD externo, geralmente /dev/sda1
/mnt/windows/ é a pasta onde será montado e acessado a partição. Deve ser criada previamente com o comando "sudo mkdir /mnt/windows" (ou qualquer outro nome que você quiser)

Depois de montar usando esses comandos, você nem clica no ícone do HD externo. Simplesmente acesse a pasta /mnt/windows.

Provavelmente há um jeito mais fácil de configurar o sistema para automaticamente montar em somente leitura, mas não sei como aplicar a um HD externo. Eu uso esses comandos para montar manualmente a partição do meu windows e não correr o risco de corromper arquivos. E eu criei um alias no arquivo .bashrc (que está na pasta home de cada usuário) para executar esse comando todo usando somente o comando "windows" num terminal, criando a linha

alias windows='sudo mount /dev/sda1 /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222'

Obrigado Rihoem, irei utilizar as dicas acima para evitar abrir o HD como escrita.
PS: O meu HD é secundário, não é um HD externo.

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2014, 21:40 »
Exfat no Ubuntu

Habilite os repositorios Universe

Depois
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install exfat-fuse exfat-utils
No windows do vista para a frente é nativo, para o XP tem que instalar um driver e nos Mac não precisa instalar nada

[]'s

Tota boa noite.
Eu tentei formatar como exFAT pelo Windows 7 mas não funcionava.
Pesquisei um pouco e consegui via cmd. Caso alguém deseje fazer o mesmo que eu, eu criei uma partição para "troca" de arquivos entre os dois sistemas, para que não seja necessário gravar diretamente em uma partição NFTS a partir do Linux.

1º Crie a partição no Windows normalmente em NTFS
2º Entre no CMD e digite "FORMAT X: /FS:exFAT /Q" (Onde "X" é a letra atribuída a nova partição).
3º Confirmar nome da Unidade (Rótulo) parar formatar.

Depois disso a nova unidade de disco estará em exFAT.

Agora vou seguir a dica do nosso amigo Rihoem e tentar deixar a unidade NTFS somente como leitura, e habilitar a montagem automática.