Autor Tópico: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS  (Lida 22752 vezes)

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2014, 22:39 »
rihoem
Citar
Apesar do suporte a NTFS ser incrivelmente bom, o ideal é só montar em somente-leitura. E definitivamente nunca acessar uma partição NTFS de um windows que foi hibernado.

Obrigado pela dica rihoem, eu hiberno a máquina no windows 7 com MUITA frequência, pra ser mais direto, faz mais de 1 mês que eu nem reinicio a máquina... só uma dúvida, quando eu clico no icone do HD externo ele é montado automaticamente, como faço para montar o HD somente em leitura?

Uma maneira é desinstalando o ntfs-3g, pois desse modo o sistema só vai conseguir montar em somente leitura. Mas para facilitar, use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdbX /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222
onde,

/dev/sdbX é a partição no HD externo, geralmente /dev/sda1
/mnt/windows/ é a pasta onde será montado e acessado a partição. Deve ser criada previamente com o comando "sudo mkdir /mnt/windows" (ou qualquer outro nome que você quiser)

Depois de montar usando esses comandos, você nem clica no ícone do HD externo. Simplesmente acesse a pasta /mnt/windows.

Provavelmente há um jeito mais fácil de configurar o sistema para automaticamente montar em somente leitura, mas não sei como aplicar a um HD externo. Eu uso esses comandos para montar manualmente a partição do meu windows e não correr o risco de corromper arquivos. E eu criei um alias no arquivo .bashrc (que está na pasta home de cada usuário) para executar esse comando todo usando somente o comando "windows" num terminal, criando a linha

alias windows='sudo mount /dev/sda1 /mnt/windows/ -t ntfs -o ro,umask=0222'

Boa noite Rihoem,
Desinstalei o "ntfs-3g", e configurei o sistema para inicializar no modo ready only, obrigado (:

Última dúvida, o ubuntu exibe no Unity, todas as unidades, mesmo as que não estão montadas, é possível desabilitar para não exibir as unidades montadas/não montadas no Unity?
Abraço!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2014, 02:24 »
Exfat no Ubuntu

Código: [Selecionar]
sudo mkfs.exfat -n Nome_do_Volume /dev/sdXn

Onde Nome_do_Volume é o nome que quer dar ao disco

SdXn é o ponto de montagem (sda1,sdb1, etc)

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2014, 12:45 »
Se possuem a partição num outro HD, fica até mais fácil. Dá pra configurar o FSTAB para só montar em modo somente leitura.

Primeiro, precisa pegar o UUID da partição NTFS, com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo blkid[/size]

No meu caso, aparece assim: /dev/sda1: UUID="B27656B976567E53" TYPE="ntfs" PARTUUID="df842be3-01"
E a UUID é B27656B976567E53.

Depois, criar um ponto de montagem, como em sudo mkdir /mnt/windows

Por último, adicionar a seguinte linha no fstab:

Código: [Selecionar]
UUID=número-uuid /mnt/windows ntfs-3g noauto,silent,ro,umask=0 0 0[/size]

Eu uso a opção "ntfs-3g" pois ainda está instalada no meu sistema. Mas, com a opção "ro" nessa linha, ela sempre será montada em somente leitura. Acho que deixando só "ntfs" vai funcionar também.

Com essa dica não é preciso usar mais o comando, e a partição do windows vai ficar sempre disponível no nautilus naqueles atalhos do lado esquerdo (mas por padrão sempre iniciará desmontada).

Acho que isso é suficiente também para fazer o ícone da partição sumir da barra do Unity, já que ela só mostra "dispositivos externos", que o sistema não adicionou no fstab. Por outro lado, você pode usar o Ubuntu Tweak para desativar completamente a opção de mostrar esse tipo de ícone na barra do unity, embora não lembre mais direito qual é exatamente.

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2014, 10:31 »
Exfat no Ubuntu

Código: [Selecionar]
sudo mkfs.exfat -n Nome_do_Volume /dev/sdXn

Onde Nome_do_Volume é o nome que quer dar ao disco

SdXn é o ponto de montagem (sda1,sdb1, etc)

Obrigado Tota! Irei testar uma partição em exFAT, e se não ocorrer problemas em um mês, irei modificar meu HD externo e o HD secundário para exFAT.

Se possuem a partição num outro HD, fica até mais fácil. Dá pra configurar o FSTAB para só montar em modo somente leitura.

Primeiro, precisa pegar o UUID da partição NTFS, com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo blkid[/size]

No meu caso, aparece assim: /dev/sda1: UUID="B27656B976567E53" TYPE="ntfs" PARTUUID="df842be3-01"
E a UUID é B27656B976567E53.

Depois, criar um ponto de montagem, como em sudo mkdir /mnt/windows

Por último, adicionar a seguinte linha no fstab:

Código: [Selecionar]
UUID=número-uuid /mnt/windows ntfs-3g noauto,silent,ro,umask=0 0 0[/size]

Eu uso a opção "ntfs-3g" pois ainda está instalada no meu sistema. Mas, com a opção "ro" nessa linha, ela sempre será montada em somente leitura. Acho que deixando só "ntfs" vai funcionar também.

Com essa dica não é preciso usar mais o comando, e a partição do windows vai ficar sempre disponível no nautilus naqueles atalhos do lado esquerdo (mas por padrão sempre iniciará desmontada).

Acho que isso é suficiente também para fazer o ícone da partição sumir da barra do Unity, já que ela só mostra "dispositivos externos", que o sistema não adicionou no fstab. Por outro lado, você pode usar o Ubuntu Tweak para desativar completamente a opção de mostrar esse tipo de ícone na barra do unity, embora não lembre mais direito qual é exatamente.

Obrigado rihoem! Agora esta montando a partição em ready only, e sem os ícones no unity, ficou perfeito.

Muito obrigado a todos pela ajuda. O problema foi resolvido (:
Abraço!

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2014, 18:52 »
Boa noite a todos.

Venho aqui dar meu feedback sobre a utilização de partição exFAT para gravação de dados tanto no Ubuntu como no Windows 7.

Comecei a utilizar a partição exfat, mais ou menos no dia 1 de junho, e desde então venho gravando meus arquivos no ubuntu e no windows, mas ontem, ocorreu um problema, ao inicializar no windows para instalar um jogo, simplesmente obtive um erro, não é mais possível gravar nenhum arquivo na partição exFAT no windows, no ubuntu esta normal.

Após tentar utilizar o scan disk do windows, obtive um erro, e o scan disk não pode ser realizado, ele para antes de iniciar a primeira etapa.
Uma das pastas que eu tinha na raiz da minha unidade sumiu, não consigo mais encontra-lá.

Voltei ao ubuntu e utilizei o fsck, mas não encontrou erros, logo, acredito que a maneira como o ubuntu grava os dados, seja de alguma forma diferente da maneira como o windows realiza a gravação, com isso, ocorre os conflitos na partição.

No momento, só me resta separar o HD, irei separar 250GB em NTFS para jogos no windows, e o restante em ext4 (Estou levando em consideração que seja possível ler ext4 no windows de forma fácil).

Bom, deixo aqui meu recado, mesmo com exFAT, poderá ocorrer problemas e perda de alguns arquivos, por isso, recomendo a quem estiver passando pelo menos problema, não esqueça de fazer um backup, por sorte, a pasta que perdi não tinha muita coisa.

Agradeço a atenção de todos, Abraços!


Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2014, 00:45 »
Pena que tenha dado problema. Essa questão de partição multi-uso sempre foi complicada. Até por isso é essencial ter backups.

Sobre o uso de ext4, o programa Disk Internal Linux Reader consegue acessar esse tipo de partição a partir do windows. Mas sempre somente-leitura.
http://www.diskinternals.com/linux-reader/

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #21 Online: 26 de Julho de 2014, 01:29 »
não me lembro com precisão, mas o comprimento do nome de arquivos juntamente com o caminho da pasta, além de alguns caracteres, não funcionam no windows. não foi esse o seu problema?

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #22 Online: 26 de Julho de 2014, 13:58 »
Boa tarde a todos.

Muito obrigado pelas dicas, sobre leitura de ext4 no windows, irei utiliza-lás.

Mas primeiro, preciso da ajuda de vocês, quando eu tento acessar a pasta com jogos (roms), estou obtendo o seguinte erro :

Desculpe, não foi possível exibir todo o conteúdo de "Roms": Ponto final de transporte não está conectado.

Após isso, a partição fica inacessível, só se eu desmontar e montar a partição, consigo acessar as demais pastas, mas sempre que tento acessar essa pasta específica, da esse erro.
Tentei utilizar o fsck, mas não consigo reparar o erro, acredito que por ser exFAT, existe alguma maneira de encontrar / reparar erros em exFAT ?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #23 Online: 26 de Julho de 2014, 14:13 »
Incrível vocês terem problemas com NTFS, desde que uso NTFS mantenho a partição em NTFS e nunca tive sequer nenhum problema.

Offline tharael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #24 Online: 26 de Julho de 2014, 14:18 »
Incrível vocês terem problemas com NTFS, desde que uso NTFS mantenho a partição em NTFS e nunca tive sequer nenhum problema.

Olá Arthur, obrigado pelo feedback.

Eu só comecei a ter problemas ao usar a mesma partição em ambos os sistemas, enquanto copiava e criava apenas arquivos pequenos não tive problemas.

No exFAT por exemplo cheguei a baixar uns 200GB no linux, e mais do que isso no windows, e oque eu criava no linux eu deletava no windows, e assim foi indo. Após manipular quantidades maiores de dados que eu tive o problema, e isso após dois meses intenso de uso.

Não sei se é universal, mas não sou do tipo que fica modificando o sistema, apenas utilizei normalmente o sistema, copiando e deletando.

Mas, entendo que pra  você possa parecer "incrível", mas não é a primeira vez que tive problemas com NTFS, conheço mais pessoas que tiveram esse problema, mas, com exFAT pra mim sim foi novidade.

Muito obrigado por participar do tópico.
Abraço!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #25 Online: 26 de Julho de 2014, 17:53 »
Eu não tive nenhum problema, mantenho dual-boot com Window$ 8.1 diariamente modificando e apagando arquivos em ambos os sistemas, e até agora nada de problemas.

Offline Lucimgr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #26 Online: 28 de Julho de 2014, 13:02 »
É possível modificar a forma como o ntfs-3g monta o hd através de uma ferramenta gráfica, o ntfs-config.
seria possível configurar o modo somente leitura por ele sem realizar alterações no FSTAB, de qualquer maneira alterar o FSTAB torna as coisas mais automáticas, na minha opinião. Vai do gosto de cada um :-)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #27 Online: 28 de Julho de 2014, 15:17 »
Eu uso o "ntfs-config" para montar com permissões RW!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida | Cópia de Arquivo Ext4 para NTFS
« Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2014, 19:11 »
Se você precisa copiar arquivos do ubuntu para o Windows, o ideal é usar uma partição de transição (em FAT32), um pendrive ou HD externo, ou usar um programa que acesse a partição do Linux a partir do windows (somente leitura), como o Linux Reader (http://www.diskinternals.com/linux-reader/).

FAT32 não vai aceitar arquivos maiores que 4GB.

Citar
Apesar do suporte a NTFS ser incrivelmente bom, o ideal é só montar em somente-leitura. E definitivamente nunca acessar uma partição NTFS de um windows que foi hibernado.

Até pq o Ubuntu não permite isso...
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,113998.0.html
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D