Autor Tópico: Softwares alternativos para Linux  (Lida 8909 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Softwares alternativos para Linux
« Online: 14 de Junho de 2014, 18:38 »
Olá,

Bem, não vi aqui no forum nada a referir este tópico portanto aqui fica a ideia. Da minha parte vou apenas sugerir alguns sites que mostram de caras software alternativo para linux. Sou novato no linux e portanto é a mesma coisa de deixar comer algo que estavamos habituados (windows) tentamos primeiro procurar sabores parecidos - no nosso caso, muitas vezes acaba por ser melhor.

http://www.linuxalt.com/ - Lista com software alternativo.

http://linuxappfinder.com/alternatives - Estreva o software que estava habituado a usar no windows que o site procura alternativos para o linux.

Existem softwares que ficam bem atrás dos softwares que existem para o windows e mac. Portanto, é caso de você em primeiro lugar não entrar em pânico. Em último caso instale o wine no seu ubuntu (o wine permite que instalemos software do windows no linux) ou então instale o virtualbox no linux. Com o virtualbox podemos instalar dentro do linux o windows em ambiente virtual e então instalar o software que quisermos.

É tudo por agora.

Até breve.
« Última modificação: 14 de Junho de 2014, 18:41 por davidpt »

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2014, 18:54 »
Esses sites que indicam software alternativo nem sabem o que estão falando. Como alternativa ao Illustrator eles citam o Gimp? Tux Paint como alternativa ao MS Paint?

Não recomendo o Wine e muito menos uma máquina virtual. O primeiro não quebra esse galho como tanto falam e o segundo que eu saiba não permite aceleração 3D. Prefira sempre softwares nativos usados óbvio na sua plataforma nativa.

T+
« Última modificação: 14 de Junho de 2014, 19:22 por Turritopsis nutricula »

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2014, 20:11 »
Esses sites que indicam software alternativo nem sabem o que estão falando. Como alternativa ao Illustrator eles citam o Gimp? Tux Paint como alternativa ao MS Paint?

Não recomendo o Wine e muito menos uma máquina virtual. O primeiro não quebra esse galho como tanto falam e o segundo que eu saiba não permite aceleração 3D. Prefira sempre softwares nativos usados óbvio na sua plataforma nativa.

T+

Então como consegues instalar o silverlight? Eu pelo menos uso estes comandos que penso irem utilizar o wine.


Código:
sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio
Código:
sudo apt-add-repository ppa:mqchael/pipelight
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
Código:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
Código:
sudo apt-get install pipelight

Em Portugal para termos acesso aos canais por cabo no pc usamos um serviço com esta tecnologia. Quem não a tem não desfruta.

O virtualbox é usado para testar sistemas operativos, softwares dentro desses sistemas.

Quem usa o ubuntu vive no ubuntu não liga o ubuntu para ir ao windows certamente :p

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2014, 20:26 »
Nesse caso aí fio tem que encher o saco da Microsoft pra dar suporte pro Linux. Mas o povo tem que se unir pra isso ocorrer.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2014, 21:03 »
Nesse caso aí fio tem que encher o saco da Microsoft pra dar suporte pro Linux. Mas o povo tem que se unir pra isso ocorrer.

O problema é mesmo esse... Já é um grande passo a comunidade linux ser tão grande e tão forte. Com o tempo o que vai acontecer são as empresas não aceitarem usar software da microsft se eles não estendem ao publico do linux e de outros sistemas operativos. Agora com a chegada do Ubuntu para o telemóvel pode ser que as coisas com tempo comecem a mudar.

Li no forum que vocês no brasil têm um banco que só funciona direito com o brower da microsoft. O problema é que antes as empresas eram aliciadas para criar aplicações exclusivas. Hoje cada vez com este mercado mais livre as coisas começam a mudar...

Mas eu concordo com o que disse sobre o virtualbox e o wine numa forma geral. Existe muito bom software alternativo. O Blend por exemplo é fantástico. O cinema 4d até pode ter recursos mais avançados mas para quem quer aprender e para quem tem uma micro/pequena empresa o blend é DEUS.

O linux é realmente um sistema operativo completo. E penso que as pessoas ao aprenderem e crescerem profissionalmente graças a estes softwares a forma de agradecer é dar donativos para que os projectos e motivação possam continuar.

Não pense que estou a dizer para as pessoas usarem o ubuntu com software do windows nada disso.
Quem usa linux não precisa de windows para nada. Há sempre solução. Só existem casos excepcionais que precisam de soluções provisórias.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2014, 23:57 »
Bons sites.  :)

Por enquanto eu não preciso de nenhum software específico que só exista no Windows, tudo que rodo já tem pra linux nativamente. Não uso nenhum plugin silverlight também (ouvi dizer que é necessário pra assistir Netflix, mas eu não uso Netflix ;D )
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

  • Visitante
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2014, 08:56 »

O problema é mesmo esse... Já é um grande passo a comunidade linux ser tão grande e tão forte. Com o tempo o que vai acontecer são as empresas não aceitarem usar software da microsft se eles não estendem ao publico do linux e de outros sistemas operativos. Agora com a chegada do Ubuntu para o telemóvel pode ser que as coisas com tempo comecem a mudar.
Esperar...

Li no forum que vocês no brasil têm um banco que só funciona direito com o brower da microsoft. O problema é que antes as empresas eram aliciadas para criar aplicações exclusivas. Hoje cada vez com este mercado mais livre as coisas começam a mudar...
Não acredite em tudo o que lê
Mas eu concordo com o que disse sobre o virtualbox e o wine numa forma geral. Existe muito bom software alternativo. O Blend por exemplo é fantástico. O cinema 4d até pode ter recursos mais avançados mas para quem quer aprender e para quem tem uma micro/pequena empresa o blend é DEUS.
Você diz Blender?
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install blenderOu busque por blender na central de programas


O linux é realmente um sistema operativo completo. E penso que as pessoas ao aprenderem e crescerem profissionalmente graças a estes softwares a forma de agradecer é dar donativos para que os projectos e motivação possam continuar.

Não pense que estou a dizer para as pessoas usarem o ubuntu com software do windows nada disso.
Quem usa linux não precisa de windows para nada. Há sempre solução. Só existem casos excepcionais que precisam de soluções provisórias.

Bem casos expecionais só se for na empresa onde se trabalha???

T+

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2014, 11:10 »


Você diz Blender?

Bem casos expecionais só se for na empresa onde se trabalha???

T+

Só para esclarecer que me enganei a escrever "Blender".

Os casos excepcionais que me referia era a utilização do windows por causa de faltas de softwares minimamente aceitáveis no Linux. É o caso dos softwares de edição de video. Já andei há procura e não encontrei nenhum que se compare minimamente ao premier. Para quem trabalha com edição de video tem necessidade de usar um software mais poderoso que aqueles que estão hoje disponíveis para linux.

Também devo referir que não é assim tão fácil usar o linux. Penso que ainda existe um grande caminho pela frente. Como ele está acredito que não serve a população mais velha. Aquela que não quer ter o trabalho de mexer em código e andar sempre há procura de soluções.
Sei bem que existem excepções, mas numa forma geral o linux ainda não consegue chegar a uma população de massa.

O windows continua a ser o sistema operativo friendy.

Mas, no que me toca não penso largar o linux. Sinto-me em casa. No entanto, como já disse, por causa de não haverem soluções para certos programas sou obrigado a ter ainda o windows.

Quando ao futuro do Linux, penso que é uma questão de tempo até estar a par com o windows. Já não falta muito. Só tem de levar as empresas como a Adobe a fazerem versões para Linux. Para isso é preciso as empresas preferirem linux a windows. Esse é o segredo.

Depois tem de melhorar o seu ambiente gráfico e as opções. Isto é, tem de ser mais fácil e tem de ser mais amigável.

Vamos aguardar pela chegada do Linux aos telemóveis. Depois de pormos as pessoas a usar linux vai ser mais fácil apresentar este novo mundo. Talvez daqui a 10 anos já tenhamos o tripulo de pessoas a usarem o Linux no pc. É uma questão de esperar pela versão mobile e ver o efeito. O Android vai ser esmagado. A ver vamos.
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 11:20 por davidpt »

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2014, 11:23 »
Para edição de vídeos profissional já existe o Lightworks para linux, ou ele não é tão bom assim? Não trabalho com edição de vídeos.
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 11:25 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2014, 16:35 »
Para edição de vídeos profissional já existe o Lightworks para linux, ou ele não é tão bom assim? Não trabalho com edição de vídeos.

O link para download do aplicativo é este, quem quiser baixar e testar, fiquem a vontade... :)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2014, 21:28 »
Para edição de vídeos profissional já existe o Lightworks para linux, ou ele não é tão bom assim? Não trabalho com edição de vídeos.

Olá amigo.

Pois bem, andei a pesquisar sobre esse editor e parece-me que é um excelente editor. Mas para lhe dar uma opinião mais fundamentada e pessoal preciso o por a rolar no meu pc. Esse é o grande drama do Linux. Tentei via deb sem êxito - não encontrou no meu centro de software. Depois tentei via RPM e ai abriu uma pasta que não percebo nepia.

Pode-me ajudar a instalar?

Obrigado.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2014, 21:30 »
Para edição de vídeos profissional já existe o Lightworks para linux, ou ele não é tão bom assim? Não trabalho com edição de vídeos.

O link para download do aplicativo é este, quem quiser baixar e testar, fiquem a vontade... :)

Aquele que encontrei (o melhorzinho) foi o Kdenlive. É bem melhor que o Movie Maker mas continua a ser muito limitado.

Vamos ver se consigo instalar esse para experimentar. Só tenho uma dúvida: Ele é gratuito?

Aqui ficam a saber mais sobre o currículo do software. Parece fantástico! - http://www.edivaldobrito.com.br/editores-de-video-para-linux-instale-e-experimente-o-lightworks/

Acabei por encontrar resposta para uma das minhas dúvidas:

Citar
Lightworks está disponível como uma versão gratuita ou como uma versão paga com uma licença pro, que custa $ 7,99 por mês ou 79,99 dólares por ano ou uma taxa única de $ 279,99. A diferença entre a versão gratuita e a paga (pro), é que a versão gratuita é limitada a formatos de web, como MPEG4/H.264 em até 720p, enquanto a versão Pro tem uma gama muito maior de opções de saída, inclui o compartilhamento de projetos, 3D saída estereoscópica e o usuário pode definir locais de projeto.
http://www.edivaldobrito.com.br/editor-de-video-lancada-versao-estavel-lightworks-para-linux

Outra curiosidade que podem ser encontradas nesse link:

Foi prometido que o software iria ser open souce, isto à quatro anos atrás. Até hoje parece que a promessa está adormecida - http://www.lwks.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=19&id=1251&Itemid=81

Tentei instalar através do link do site que pesquisei (tem lá uma explicação por DAS mas não consegui, deu erro).

« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 21:59 por davidpt »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2014, 08:23 »
Faça o cadastro no site; baixe a versão beta, para o Ubuntu 14.04.

Instale o Gdebi pela Central de Programas do Ubuntu.

Na pasta em que estiver o arquivo baixado, clique com o botão direito do rato e selecione Abrir com GDebi.

Clique em instalar, digite a senha e pronto. Instalado.

Recomenda-se ter uma placa off board de vídeo, de preferência, NVidia.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 11:17 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2014, 09:57 »
Eu testei com a versão normal e deu um erro:  A dependência não é confiavel:libtiff4.
Alguém sabe o que pode ser?

Ainda não testei a beta, vou ver...





« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 10:10 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Softwares alternativos para Linux
« Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2014, 11:16 »
Eu testei com a versão normal e deu um erro:  A dependência não é confiavel:libtiff4.
Alguém sabe o que pode ser?

Ainda não testei a beta, vou ver...

Tenho a versão beta do Lightworks intalado no meu notebook com o Ubuntu 14.04 64 bits, e instalou normalmente. Para isto, usei o GDebi como expliquei no meu post anterior.

Este erro que aparece é porque a versão estável é destinada ao Ubuntu 13.10.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz