Autor Tópico: DRI/DRM no Linux  (Lida 1459 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
DRI/DRM no Linux
« Online: 18 de Junho de 2014, 23:53 »
Olá!

Pesquisando sobre resolução Full HD no Linux, me deparei com algumas informações antigas mostrando como habilitar no Linux a aceleração 3D pelo DRI ou DRM. Alguma coisa sobre VDPAU.... Esse DRI/DRM seria para o X.Org poder rodar coisas 3D (?). Minha dúvida é se ainda é necessário instalar alguma biblioteca para o Linux poder ter essa aceleração 3D ou se atualmente não é mais necessário.

Abraços!

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: DRI/DRM no Linux
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2014, 00:15 »
Duvido que você precise se preocupar com isso :)

O que é necessário instalar são os drivers proprietários no caso de placas da nVidia e ATI. Se tiver intel, já fica tudo pronto.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: DRI/DRM no Linux
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2014, 00:49 »
rsrsrs

Ah cara, é curiosidade mesmo...mas tem um vídeo que eu vi de um cara que sem estar instalado a biblioteca VDPAU ou outra coisa , não sei direito, ele rodava um vídeo em 1080p usando uns 80% da CPU, depois usando esse DRM caiu para uns 2%.
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 00:58 por Renan Rischiotto »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: DRI/DRM no Linux
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2014, 20:45 »
rsrsrs

Ah cara, é curiosidade mesmo...mas tem um vídeo que eu vi de um cara que sem estar instalado a biblioteca VDPAU ou outra coisa , não sei direito, ele rodava um vídeo em 1080p usando uns 80% da CPU, depois usando esse DRM caiu para uns 2%.

isso é devido a aceleração gráfica pela gpu, e não pelo processador.

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: DRI/DRM no Linux
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2014, 13:48 »
rsrsrs

Ah cara, é curiosidade mesmo...mas tem um vídeo que eu vi de um cara que sem estar instalado a biblioteca VDPAU ou outra coisa , não sei direito, ele rodava um vídeo em 1080p usando uns 80% da CPU, depois usando esse DRM caiu para uns 2%.

A biblioteca vdpau é para decodificação via hardware (gpu), que de fato alivia a utilização do processador. Mas não entendi porque ele mencionava a biblioteca DRM/DRI junto. Normalmente elas já estão instaladas e funcionando :P

Se você quer decodificação pro hardware, basta instalar a biblioteca correspondente para o seu hardware. Placas da nVidia geralmente usam VDPAU, enquanto intel suporta VAAPI. Até onde eu sei ATI não suporta direito decodificação por hardware no linux... Talvez usando o driver XVBA.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: DRI/DRM no Linux
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2014, 13:54 »
Olá rihoen!

Como instalar a biblioteca VDPAU? Minha placa de vídeo é NVIDIA.