Autor Tópico: Os arquivos do LibreOfficeWriter podem ser abertos pelo programa Windows'Word?  (Lida 4787 vezes)

Offline flavio1357gomes

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Nós,porém temos à mente de Cristo."
    • Ver perfil
 Uma comunidade que usa o Windows quer migrar para o Ubuntu 14.04,mas precisa saber se pode abrir os arquivos do pacote LibreOffice no pacote Ofice da Microsoft no Windows 7 e os deste no pacote LibreOffice ,peço ajuda de alguém que sabe como fazer isto:)
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Offline sigur

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Os arquivos do LibreOfficeWriter podem ser abertos pelo programa Windows'Word?
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2014, 17:01 »
Basta usar o Libre e salvar como doc. O formato do libre é ods, mas ele salva em vários formatos.

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Os arquivos do LibreOfficeWriter podem ser abertos pelo programa Windows'Word?
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2014, 17:13 »
Esse formato doc não deve ser usado. É um formato legado que nem a Microsoft dá mais suporte direito. Você perde uma série de formatações usando esse formato.

Na pior da hipóteses, use o docx. Ainda assim, tente usar o odt, e tente abrir no Office da Microsoft, as versões mais recentes trabalham com esse tipo de arquivo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline luizsouza99

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2014, 17:25 »
dependendo da situação é só instalar o libreoffice no windows

eu fiz isto no meu serviço (apesar que já encostei o win7 de lá)

Offline Cleiton Nunes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2014, 19:06 »
Sim, os arquivos do LibreOffice podem ser abertos no Microsoft office e vice-versa. mas como o Sergio disse o melhor mesmo é adotar o formato odt. Inclusive algumas instituições até exigem este formato.
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 21:03 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline flavio1357gomes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2014, 10:46 »
Sim, os arquivos do LibreOffice podem ser abertos no Microsoft office e vice-versa. mas como o Sergio disse o melhor mesmo é adotar o formato odt. Inclusive algumas instituições até exigem este formato.
Mas,como fazer isto?Peço que explique-me como fazê-lo no Windows e no ubuntu,se souber de um tutorial ,agradeço-lhe:)

Offline Cleiton Nunes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2014, 11:02 »
Mas,como fazer isto?Peço que explique-me como fazê-lo no Windows e no ubuntu,se souber de um tutorial ,agradeço-lhe:)

Quando você salva um trabalho no LibreWriter por padrão o arquivo é salvo em odt, mas você também pode salvar em .docx que é o formado padrão do Word, caso queira abri - lo no microsoft, por exemplo você escreve um texto no Writer e clica em "salvar" nesta janela vai ter um pequeno botão para você escolher qual formato deseja salvar o documento, neste caso você escolhe : 'Microsfot Word 2007/2010/2013 (.docx)'. Para fazer o inverso (abir documentos .doc no librewriter) não é preciso fazer nada, o Writer reconhece ambos os formatos.

Tanto no Writer quanto no Word o procedimento é o mesmo.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 16:01 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline flavio1357gomes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2014, 11:10 »
Agradeço-lhe Cleiton Nunes pela dica,pois ajudou-me muito e vai ajudar uma comunidade que precisa destes programas:)

Offline Cleiton Nunes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2014, 11:16 »
Agradeço-lhe Cleiton Nunes pela dica,pois ajudou-me muito e vai ajudar uma comunidade que precisa destes programas:)

Obrigado  Flavio, que bom que te ajudou =).
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 15:55 por Cleiton Nunes »

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2014, 15:45 »
[...] mas você também pode salvar em .doc que é o formado padrão do Word

Gente, muita atenção aí. O formato .doc não é mais padrão no Word, já faz vários anos. Esse formato tem várias limitações, imagina trabalhar em um "padrão" (e põe aspas aí heim) de 20 anos atrás. Como eu falei, a Microsoft não consegue dar mais suporte para essa coisa, tente abrir e editar um .doc no office do hotmail, para entender o que estou falando.

O .docx é o formato padrão para textos no Word. E o LibreOffice é compatível com esse formato (ou quase).

O ideal é trabalhar com o .odt, esse formato é totalmente aberto, então teoricamente tanto o Libre como o M$ Office entendem esse formato. A Microsoft inclusive melhorou a compatibilidade com esse formato no Microsoft Office 2013.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 15:54 por Sergio Benjamim »

Offline Cleiton Nunes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2014, 16:00 »
Desculpe pelo erro, vou corrigir. Só queria mostrar que era possível trabalhar com vários formatos diferentes no office, logo o fato do Word e do Writer usarem formatos distintos não é um problema.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 16:04 por Cleiton Nunes »

Offline Ro301

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2014, 12:42 »
Olá, instalei o ubuntu a pouco tempo (pouco mais de um mês) e então deparei-me com esse mesmo problema. Bem o essencial penso que já foi dito mas existe outro aspecto que penso não foi mencionado neste tópico que é o seguinte:

Imagine que você tem o seu ficheiro gravado a partir do word e se esqueceu de converter para o formato do libreoffice. Ok, ele vai abrir, o problema é que não vai ficar bem formatado.

Então até agora a unica solução é converter todos os seus documentos para o formato do libreoffice e rezar que fique exactamente igual ao nosso trabalho do word.

Num topico que abri o membro @Cleiton Nunes referiu que "saiu uma noticia sobre essa questão dos formatos do office:" - http://br-linux.org/2014/01/microsoft-coloca-seu-sdk-do-formato-ooxml-no-github-com-licenca-livre-e-o-libreoffice-vai-usar.html

E o que é exactamente? Parece que a microsoft liberou "OOXML é o formato de documentos das versões recentes do Word, Excel e Powerpoint (arquivos docx, xlsx e pptx), e é também um padrão ISO para arquivos(...)"

E parece que a LibreOffice vai aproveitar para tornar a sua suite mais compatível com o Office da Microsoft. É uma questão de aguardar-mos.

Agora, o grande problema não é que o formato da microsoft seja melhor, penso que não tem nada haver. O problema é que ex-utilizadores do Windows (como eu) e as nossas empresas usam este formato então até agora tem sido complicado viver entre estes dois mundos.

Mas com esta abertura por parte da Microsoft parece-me a mim que este problema tem os dias contados! :)

Para quando? Essa é a grande questão.

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2014, 01:43 »
E o que é exactamente? Parece que a microsoft liberou "OOXML é o formato de documentos das versões recentes do Word, Excel e Powerpoint (arquivos docx, xlsx e pptx), e é também um padrão ISO para arquivos(...)"

Até onde eu sei, existe o OOXML usado nos documentos do M$ Office desde 2007, que não é padrão (implementação própria da Microsoft, não é totalmente aberto), e existe um OOXML que foi aprovado pela ISO em 2008, mas foi implementado (parcialmente? Não sei...) somente na suíte de 2013 (ECMA-376 e ISO/IEC 29500).

Basicamente: a M$ usava um "padrão" fechado deles, e para se opor ao ODF, iniciou o processo de estandardização no ECMA e após, na ISO. Mas o padrão aprovado nesses orgãos não era o mesmo usado pela suíte da M$, havia várias diferenças, e ela não se comprometeu a implementar o padrão aprovado por um longo tempo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Office_Open_XML