Olá, instalei o ubuntu a pouco tempo (pouco mais de um mês) e então deparei-me com esse mesmo problema. Bem o essencial penso que já foi dito mas existe outro aspecto que penso não foi mencionado neste tópico que é o seguinte:
Imagine que você tem o seu ficheiro gravado a partir do word e se esqueceu de converter para o formato do libreoffice. Ok, ele vai abrir, o problema é que não vai ficar bem formatado.
Então até agora a unica solução é converter todos os seus documentos para o formato do libreoffice e rezar que fique exactamente igual ao nosso trabalho do word.
Num topico que abri o membro @Cleiton Nunes referiu que "saiu uma noticia sobre essa questão dos formatos do office:" -
http://br-linux.org/2014/01/microsoft-coloca-seu-sdk-do-formato-ooxml-no-github-com-licenca-livre-e-o-libreoffice-vai-usar.htmlE o que é exactamente? Parece que a microsoft liberou "OOXML é o formato de documentos das versões recentes do Word, Excel e Powerpoint (arquivos docx, xlsx e pptx), e é também um padrão ISO para arquivos(...)"
E parece que a LibreOffice vai aproveitar para tornar a sua suite mais compatível com o Office da Microsoft. É uma questão de aguardar-mos.
Agora, o grande problema não é que o formato da microsoft seja melhor, penso que não tem nada haver. O problema é que ex-utilizadores do Windows (como eu) e as nossas empresas usam este formato então até agora tem sido complicado viver entre estes dois mundos.
Mas com esta abertura por parte da Microsoft parece-me a mim que este problema tem os dias contados!
Para quando? Essa é a grande questão.