Autor Tópico: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?  (Lida 2518 vezes)

Offline Aguiarlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Online: 26 de Junho de 2014, 10:29 »
Olá pessoal, bom dia.
Agora que estou terminando de montar meu 1o. servidor de arquivo Linux 14.04, preciso da ajuda dos
colega.
Aqui na minha rede tem XP, Win 7, e gera um volume muito grande de arquivos em PDF,Docs, DWG, xls, e meu
projeto é criar pastas por depto, tipo : Eng. Finc. Orçamentos, etc, também gostaria que se possivel ter o mesmo
sistema de permissão das pasta que tenho hoje pelo AD MS, onde grupos pode ler o conteudo de outro grupo mas
não pode excluir ou alterar, somente o dono da pasta.
Com isto gostaria de saber qual é o sistema mais indicado ext4 ou NTFS, para armazenar os meus arquivos com segurança,
Agradeço pela ajuda.
Abraços.
Aguiar.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2014, 11:12 »
Se o seu servidor for Linux, só use sistemas de arquivos nativos do Linux. Como você listou arquivos que serão pequenos em sua maioria, use o ext4 mesmo, tá de bom tamanho.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2014, 11:20 »
Galactus, para um servidor que servirá como um backup para arquivos pesados, qual o melhor sistema de arquivos?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2014, 11:36 »
Galactus, para um servidor que servirá como um backup para arquivos pesados, qual o melhor sistema de arquivos?

Se os arquivos forem realmente grandes, tipo gigabytes, XFS é a melhor opção. Se os arquivos não forem grandes assim, pode ficar com o ext4. Só lembrando de tomar cuidado nas dimensões das partições  do XFS. Você pode aumentá-las mas não diminuí-las.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2014, 22:23 »
Toda a família Ext (Ext2, Ext3, Ext4) sofre com diretórios grandes (mais de 500 arquivos).
Eu já vi um pdf da Novell onde ela compara os vários sistemas de arquivos para Linux e lista vantagens e desvantagens de cada um.

O único que não é recomendado é o NTFS. Vc perde informações dele quando faz o acesso via Linux. E a partir do momento em que vc oferece o acesso pela rede, não é mais um sistema de arquivos local, e sim de rede --- vale o que o sistema de arquivos de rede definir.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Qual sistema de arquivos c/Svr Linux e rede Windows ?
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2014, 19:20 »
Aguiar
Meu sistema antigo (Mandrake linux de 2005) trabalhava com ext2 e tinha mais de 700.000 arquivos gravados em um HD e 400.000 em outro. Rodava super bem em um pentium 4 - 2.8 GHz
Passei para o server 14.04 no início do mês com uma CPU mais moderna, um dual core 3.0 GHz e 2 GB de ram e sistema ext4.
Concentrei todos os arquivos em um HD de 2 também, somando mais de 1.000.000 de arquivos.
Os operadores só elogiaram, ficou muuuuito rápido. Vai de ext4 que você vai ficar contente.