Autor Tópico: (resolvido) Como instalar Server 14.04 com 2 HDs  (Lida 4316 vezes)

Offline Aguiarlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
(resolvido) Como instalar Server 14.04 com 2 HDs
« Online: 25 de Junho de 2014, 15:25 »
Olá pessoal.
Instalei uma maquina para servidor com o Ubuntu server 14.04, e quero fazer a seguinte configuração; um HD 80 GB
onde instalei o sistema e um 2o. HD 500 GB que devera conter dos dados, mas depois que instalei o sistema agora
não sei dizer para o servidor que os dados deverão estar no 2o HD para que possar ser enxergado na minha rede hoje Win,
pois no futuro que desativar o Server win e ficar com linux como servidor.
Na minha instalação ficou assim 4 GB para swap e 72 GB do sistema, gostaria de receber de umas dicas passo-a-passo,
pois que também instalar o samba 4 para colocar este servidor como  membro do meu dominio que esta no win2003.
Agradeço pela colaboração dos amigos.
Abraços.
Aguiar.
  
 
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 10:31 por Aguiarlima »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como instalar Server 14.04 com 2 HDs
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2014, 16:36 »
Instale o HD normalmente, ligue a máquina, depois use o comando "fdisk" como super-usuário para criar uma partição nele.
Depois vc pode usar o comando "mkfs.ext4" para criar um sistema de arquivos na partição.

Se achar isso muito complicado, pode usar o programa "parted" pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Se tiver acesso gráfico, pode usar o "gparted", muito mais fácil.

Com o sistema de arquivos criado, é só mandar montá-lo em uma pasta vazia. A pasta "/media/dados" é uma boa sugestão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erj001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Como instalar Server 14.04 com 2 HDs
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2014, 18:42 »
Aguiar
Passei pelo mesmo problema que você recentemente. Tenho um HD para boot (1tb) e outro para dados (2tb). Como não encontrei HD menor que 1 também para o boot acabei usando esse mesmo, sei que é exagero. Eu fiz da seguinte forma:
1. Inicialmente liguei (conectei) apenas o HD menor e instalei o ubuntu server. Pelo instalador já instalei o pacote samba e ssh. Deixei o próprio instalador do ubuntu fazer o particionamento usando todo o HD, não modifiquei a sugestão de particionamento.

2. Depois de tudo testado, acrescentei o segundo hd, aqui tem um tutorial bacana: https://help.ubuntu.com/community/InstallingANewHardDrive. No meu caso o ubuntu assumiu o nome sdb.

3. Inicializei o fdisk:

sudo fdisk /dev/sdb

depois opção n   add a new partition, e optei por criar uma partição primária (e única) nesse hd.

Command action
   e   extended
   p   primary partition (1-4)


Vai acompanhando pelo link acima que fica fácil.

4. Depois formatei o segundo HD

sudo mkfs -t ext4 /dev/sdb1   pelas minhas pesquisas optei por usar ext4

pronto o HD está formatado. Para usá-lo, você precisa indicar um ponto de montagem, como por exemplo a pasta mnt/hd500.

Acesse a pasta /mnt com cd /mnt
crie a pasta de montagem sudo mkdir hd500

creio que no seu caso você sempre vai querer esse hd500 disponível para uso, portanto indique no arquivo fstab para montar esse hd ao ligar o sistema.
Primeiro descubra o ID do hd, com o comando:

sudo blkid (ver o link https://help.ubuntu.com/community/UsingUUID)

ele vai exibir algo como
/dev/sdb1: UUID="b07772e4-4428-4440-b899-647b8a246568" TYPE="ext4"
/dev/sda1: UUID="a9730ea1-c90b-40b0-b563-e4d491fc571e" TYPE="ext4"
/dev/sda5: UUID="9ac5c24c-61e0-455a-a9aa-2ed6c90be0d9" TYPE="swap"
/dev/sdc1: UUID="2062-1E6B" TYPE="vfat"


esse /dev/sdb1 é o segundo HD, copiar essa string que o blkid exibe e insira na fstab.

alterar sua fstab com o seguinte comando

sudo pico /etc/fstab

e inserir o comando de montagem no fim desse arquivo (a linha abaixo indica como está o meu)

# unidade de 2Tb, disco 2 sata 2
UUID=b07772e4-4428-4440-b899-647b8a246568 /mnt/hd500       ext4    defaults        0       2


pronto, ao dar um novo boot, o hd será montado na pasta /mnt/hd500. Caso você não queira dar um novo boot, usar o comando:

sudo mount -a   isso vai montar o hd sem ter que reiniciar o sistema. Esse comando monta tudo que está definido na fstab.

use o comando df para verificar se está em ordem:

veja a saída do meu caso:

edison@server:/mnt$ df -hT
Sist. Arq.     Tipo      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/sda1      ext4      1,4T  251G  1,1T  20% /
none           tmpfs     4,0K     0  4,0K   0% /sys/fs/cgroup
udev           devtmpfs  1,8G  8,0K  1,8G   1% /dev
tmpfs          tmpfs     365M  6,8M  358M   2% /run
none           tmpfs     5,0M     0  5,0M   0% /run/lock
none           tmpfs     1,8G     0  1,8G   0% /run/shm
none           tmpfs     100M     0  100M   0% /run/user
/dev/sdb1      ext4      1,8T  650G  1,1T  38% /mnt/hd500


Isso indica que meu segundo HD (dev/sdb1) está montado na pasta /mnt/hd500, tem 1,1 também de espaço livre e foi formatado como ext4.

Também sou iniciante a na medida do possível vou ajudar, acho que tivemos o mesmo problema e até montei um passo a passo.

Veja se funciona e me avise, e se precisar de mais alguma coisa é só gritar.

e quanto ao samba, você sabe como configurar?

Fiz uma configuração legal e está redondinha.

[]s

Edison