Autor Tópico: Não monta HD externo (resolvido)  (Lida 16328 vezes)

Offline mycron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Não monta HD externo (resolvido)
« Online: 09 de Janeiro de 2013, 01:25 »
Tenho um dual boot windows e linux.
Estava transferindo uns arquivos para o HD externo no windows. Resolvi cancelar a cópia mas o windows não liberava o HD. Desconectei-o assim mesmo da entrada USB.
Resultado: agora não consigo ler o HD nem no windows nem no linux.
Quando tento montar o HD no linux aparecem as mensagens:

DBus error org.gtk.Private.RemoteVolumeMonitor.Failed: An operation is already pending
There is already a job running
a job as pending on sdb1

Pelo windows, não consigo ler o HD, nem executando o comando chkdsk /f F:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 15:20 por mycron »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2013, 11:19 »
Já tentou formatar o HD? Tente com o Gparted. Mesmo o HD não montando, na hora q vc abrir o Gparted o HD vai estar lá (vai ter uma caixa de seleção, entre o /dev/sda e o /dev/sdb, que é o HD externo).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2013, 12:59 »
tu corrompeste o hd expertno,só uma dica,se o hd não quiser desmontar,desligue o pc,e depois de desligado,remova o hd,assim não corrompe.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2013, 13:10 »
tu corrompeste o hd expertno,só uma dica,se o hd não quiser desmontar,desligue o pc,e depois de desligado,remova o hd,assim não corrompe.

Corrompeu, mas será q formatando não resolve?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2013, 13:12 »
resolver,pode resolver,mas dados que estão lá,o que se faz? podem ser perdidos se não tiver backup em outro lugar.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline mycron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2013, 00:34 »
Obrigado pela atenção. Eu sei que fiz um procedimento errado ao desplugar o HD com uma atividade não concluída e que o HD está corrompido e que formatando recupero o mesmo.
O problema é que tenho 270GB de dados e quero salvar os dados para depois recuperar o HD.
Como recuperar os dados é que tá me dando trabalho pois as alternativas que tento parece-me que não conseguem ler o HD.
Tentei o dd e testdisk mas o cursor fica piscando no terminal por longo tempo e acho que não está fazendo a cópia para outro HD externo.
Alguma sugestão?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:04 »
se você não tiver segurança pra fazer isso,leve em um local espevializado,u tente isso,mas fica por sua conta e risco:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Seguranca-Da-Informacao/HD-formatado.-Tem-como-recuperar
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline alisson_sdj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 192
  • A leitura engrandece a alma.
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2013, 14:29 »
ola amigo recentemente tive um problema quase identico ao seu com um hd externo samsung de 500 gb e resolvi formatando o hd corrompido e depois sem sobescrever usando o foremost usa ele que pode resolver teu problema o link do tutorial dele é esse:

http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/27765-linux-como-recuperar-arquivos-deletados.htm

depois nos conte se conseguie resolver.
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” Alan Kay

Offline mycron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo (resolvido)
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 15:31 »
Depois de muito tempo lembrei de fechar o tópico. Foi resolvido em parte. O problema maior não era arquivos deletados que precisassem ser recuperados, por isso as várias sugestões que me fizeram de programas recuperadores do windows não serviram. Era preciso ler o HD e depois fazer um backup do que estivesse nele.
O principal problema era de leitura do HD externo, coisa que nenhum programa do windows conseguia enxergar.
No linux o HD era visível mas os arquivos não eram visualizados. O problema era na partição.
Depois de testar o gparted, terminei por prejudicar um pouco os arquivos no HD.
Até que encontrei o programa pra linux testdisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_PT). Muito bom para ler e recuperar partições e recuperar arquivos.
Consegui recuperar uns 50%. Não consegui mais porque eu já tinha mexido muito no HD e a cada mexida a mídia se deteriorava mais. Tanto é que ao final não se conseguia visualizar mais nenhum arquivo e o HD foi jogado fora.
Eu não acreditava que desconectar mida externa sem terminar a tarefa danificava mas vi na prática que sim. E somente as ferramentas linux têm poder de penetrar a fundo no hardware e recuperar alguma coisa.
Na página do testdisk tem tutoriais a respeito de seu uso.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Não monta HD externo (resolvido)
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2014, 15:15 »
Citar
Resultado: agora não consigo ler o HD nem no windows nem no linux.
Hoje de madrugada meu HD Externo da Samsung (Que nunca havia apresentado problema) deixou de ser lido também no Linux (Ficava instável ao montar, aparecia apenas a mensagem "Não foi possível montar Samsung HD blábláblá", mas depois parou de montar de vez). Tentei usar o Gparted, mas ele abriu a 1a vez, mas ficava com a tela em branco, tentando ler agora. Matei da memória e tentei de novo, depois o Gparted não abriu mais.

Fui pro Windows e ele também não reconheceu o HD. No Windows mesmo, instalei o "MiniTool Partition Recovery" e a HD foi reconhecida. Em resumo, o Ubuntu 14.04.1 ferrou alguma informação importante na HD referente à dados de partição.

Estou agora fazendo backup de dados deste HD noutro computador aqui. Daí eu pergunto: Eu que venho usando o Windows há 18 anos, tenho a impressão de 2 coisas: Suponho que o Linux não se dê bem com NTFS e muitas instalações de pacotes e aplicativos no sistema podem em algum momento corromper algo (Aconteceu comigo algumas vezes, durante minha aventura no sistema, ao instalar e desinstalar coisas, através dos modos convencionais).

Estou gostando muito de usar o Linux (Uso em dual boot com Win e pinguim tem sido o meu predileto 99% do tempo), muito mais leve, seguro (A priori, pra mim, por enquanto, no ponto de vista de dificilmente pegar vírus e acesso à internet) e mais personalizável do que o Windows (Que vira carroça depois de alguns meses), mas eu queria sentir mais segurança na questão de registro dos dados, pois não quero ficar tendo que fazer remendos pra recuperar dados ou usando de estratégias a todo instante pra fazer backup. Nunca tive esta preocupação no Windows, porque sempre usei o C:\ para o sistema e as demais partições (Incluindo este HD externo) como áreas de backup.

Minha configuração: Ubuntu 14.04.1 (Kernel: 3.13.0-32). Mate Desktop + Cairo Dock.
Hardware: Pentium 4 HT 3GHz 2GB de RAM (1GB de SWAP + aplicativo zram). Placa-mãe: Gigabyte GA-8I865.GME-775. Instalação em HD de 20GB (ext4).
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 15:48 por delhmc »