Com jogos graficamente exigentes, é necessário instalar uma versão modificada do Wine com suporte a multi-threading gráfico (CSMT) ou doutra forma a jogabilidade arrasta-se.
O PlayonLinux já contêm versões com CSMT activo (o último é o 1.7.24-CS-0.9.1, que é a versão 0.9.1 do CSMT sobre o Wine 1.7.24), mas depois de instalar o jogo terá que abrir o Editor de Registro (abra o prefixo correcto em Configurações) e terá que criar a chave HKCU/Software/Wine/Direct3D com CSMT=enabled.
Com isso jogo que usam o Direct 3D e o OpenGL podem usar múltiplas threads da CPU e da GPU em vez do processo single thread padrão.
Por experiência minha, o Wolfenstein New Order funciona com o dobro do frame-rate com o CSMT activo que ao contrário, mesmo sendo um jogo OpenGL (mas com uns pózinhos de Direct 3D 11 durante a inicialização).
O verdadeiro problema é que mesmo com uma GT 440 o jogo já bem pesado, mas somente com o meu novo computador equipado com um Core i7 com a mesma GT 440 o jogo corre razoavelmente no Custom Medium.
Para jogos como o Rome 2 Total War, o modo CSMT torna a jogabilidade tão fluida como no Windows!