Autor Tópico: Não consigo hibernar nem suspender [Resolvido]  (Lida 6764 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Não consigo hibernar nem suspender [Resolvido]
« Online: 16 de Maio de 2007, 19:06 »
   Não consigo hibernar nem suspender. Quando tento hibernar, o sistema me dá uma série de avisos via terminal que infelizmente não sei como capturar e não posso exibir aqui, mas entre outras coisas o que mais me chamou a atenção foi a frase ACPI setting time failed (ajuste de tempo da ACPI falhou?). Então o sistema desliga, mas quando tento retornar, ele entra na tela de boot do Ubuntu e em seguida me mostra essa mesma tela e então me dá uma tela preta, ficando travado. Reparei que a luz do power fica desligada. No caso do supender, ele simplesmente reinicia, e fica trancado logo depois de iniciar a placa de vídeo, não chega nem a aparecer a tela de boot da placa mãe que é a que vem logo depois. Minha máquina é a da assinatura, mais detalhes sobre meu hardware aqui.
« Última modificação: 27 de Maio de 2007, 23:53 por glaubergoncalves »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2007, 01:43 »
   Alguma idéia? Já dei uma conferida na BIOS buscando alguma coisa nas configurações, especialmente modificando algumas no gerenciamento de energia pra testar, também dei uma olhada em /proc/acpi, por enquanto não tive nenhuma idéia e pesquisando também não encontrei nada que se aplique diretamente ao meu problema, embora já tenha achado coisas mais ou menos parecidas. Dei uma conferida em tópicos aqui do fórum que mostram problema semelhante, mas nada chegou muito perto, sem falar que tudo que achei por aqui já tem alguma idade.

   O estranho é que pelo que lembro até o Dapper eu não tinha problema pra hibernar ou suspender, isso ficou problemático à partir do Edgy. Infelizmente no Feisty o problema persiste...

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Não consigo hibernar nem suspender
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2007, 21:27 »
Tente mudar algumas configurações no arquivo /etc/default/acpi-support, principalmente o parâmetro POST_VIDEO. Se você não consegui um sleep mais profundo existe um outro parâmetro que pode ser alterado e funciona em quase todos os casos, o parâmetro é ACPI_SLEEP_MODE.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender [susp. resolvido] [hib. não resolvido]
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2007, 21:57 »
   Valeu JotaEle, com as alterações que tu me propôs já estou conseguindo pelo menos suspender. Agora vou fazer mais alguns testes na configuração desse arquivo pra ver se consigo resolver a questão de hibernar, qualquer progresso/dúvida posto aqui novamente. Obrigado pela força!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender [susp. resolvido] [hib. não resolvido]
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2007, 23:46 »
   Bom, depois de vários testes modificando as configurações do arquivo, ainda não consegui fazer o sistema hibernar com sucesso. Mudando o parâmetro POST_VIDEO para false eu consegui resolver o problema da placa de vídeo, que travava na reinicialização quando eu suspendia, e mudando ACPI_SLEEP_MODE para standby ao invés de mem, pelo que pude perceber mudei a forma como o suspender se comporta, ao invés de salvar pra memória ele fica em standby mesmo, mais ou menos do mesmo jeito que acontece no Windows XP.

   Tanto quando vou tentar hibernar quanto no retorno do suspender, ainda recebo aquela tela, onde as frases que mais me chamaram a atenção são:

Código: [Selecionar]
Ata1: ACPI setting time failed
Ata2: ACPI setting time failed
PnP: failed to activate device

   Ata tem a ver com os HDs certo? Bom, por final vou postar o conteúdo atual do meu arquivo /etc/default/acpi-support, qualquer sugestão de como reconfigurá-lo é bem vinda!

Código: [Selecionar]
# Comment the next line to disable ACPI suspend to RAM
ACPI_SLEEP=true

# Comment the next line to disable suspend to disk
ACPI_HIBERNATE=true

# Change the following to "standby" to use ACPI S1 sleep, rather than S3.
# This will save less power, but may work on more machines
ACPI_SLEEP_MODE=standby

# Add modules to this list to have them removed before suspend and reloaded
# on resume. An example would be MODULES="em8300 yenta_socket"
#
# Note that network cards and USB controllers will automatically be unloaded
# unless they're listed in MODULES_WHITELIST
MODULES=""

# Add modules to this list to leave them in the kernel over suspend/resume
MODULES_WHITELIST=""

# Should we save and restore state using the VESA BIOS Extensions?
SAVE_VBE_STATE=true

# The file that we use to save the vbestate
VBESTATE=/var/lib/acpi-support/vbestate

# Should we attempt to warm-boot the video hardware on resume?
POST_VIDEO=false

# Save and restore video state?
# SAVE_VIDEO_PCI_STATE=true

# Should we switch the screen off with DPMS on suspend?
USE_DPMS=true

# Use Radeontool to switch the screen off? Seems to be needed on some machines
# RADEON_LIGHT=true

# Uncomment the next line to switch away from X and back again after resume.
# This is needed for some hardware, but should be unnecessary on most.
# DOUBLE_CONSOLE_SWITCH=true

# Set the following to "platform" if you want to use ACPI to shut down
# your machine on hibernation
HIBERNATE_MODE=shutdown

# Comment this out to disable screen locking on resume
LOCK_SCREEN=true

# Uncomment this line to have DMA disabled before suspend and reenabled
# afterwards
# DISABLE_DMA=true

# Uncomment this line to attempt to reset the drive on resume. This seems
# to be needed for some Sonys
# RESET_DRIVE=true

# Add services to this list to stop them before suspend and restart them in
# the resume process.
STOP_SERVICES="mysql "

# Restart Infra Red services on resume - off by default as it crashes some
# machines
RESTART_IRDA=false

# Switch to laptop-mode on battery power - off by default as it causes odd
# hangs on some machines
ENABLE_LAPTOP_MODE=false

--editado--

   Lá em cima eu tinha colocado DMA 1 e 2, quando na verdade é Ata 1 e 2.
« Última modificação: 20 de Maio de 2007, 14:29 por glaubergoncalves »

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender [susp. resolvido] [hib. não resolvido]
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2007, 15:13 »
Olá pessoal,

Eu consegui resolver o problema de hibernar do meu laptop retirando o mouse USB quando eu mando hibernar.
Li num fórum que alguém tinha tido a mesma experiência e resolvi tentar. Eu desconectei o mouse, mandei hibernar e quando voltou, voltou normalmente. Dai é só ligar o mouse e voltar a usar. :)
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender [susp. resolvido] [hib. não resolvido]
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2007, 15:36 »
   Opa, valeu a dica amigo. Testei aqui e infelizmente não deu certo, tenho uma impressora e uma webcam conectados na USB, descontei as duas e deu na mesma. Obrigado mesmo assim. ;)

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Não consigo hibernar nem suspender [susp. resolvido] [hib. não resolvido]
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2007, 23:30 »
Tente isso aqui -> https://help.ubuntu.com/community/NvidiaLaptopBinaryDriverSuspend . Para mim funcionou em uma máquina, agora tenho hiberbar e suspender plenamente funcionais.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Não consigo hibernar nem suspender [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2007, 23:52 »
Tente isso aqui -> https://help.ubuntu.com/community/NvidiaLaptopBinaryDriverSuspend . Para mim funcionou em uma máquina, agora tenho hiberbar e suspender plenamente funcionais.

   Ae, feito!! :D Seguir a primeira parte da dica no link que tu  me passou resolveu o problema. Pra não dizer que ficou tudo perfeito, apenas a luzinha do "power" insiste em ficar desligada, mas no momento considero isso supérfluo, o importante é ter reabilitado as funções de Hibernar/Suspender. Valeu cara, tô numa briga com isso desde o Edgy, tuas dicas foram de ouro. Grande abraço!