Autor Tópico: Desinstalar programas  (Lida 21589 vezes)

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Desinstalar programas
« Online: 06 de Outubro de 2006, 08:52 »
Ola. Sou um inciante em Ubuntu e como tal tenho instalado alguns programas que acabam por ficar mal instalados e/ou nao sao bem o que eu pretendia. Mas agora nao sei como desinstalar o sfotware que tenho instalado. Como faço?

Desde já obrigado pela vossa atenção e paciencia
Be good
By Seven

Offline jefferson Andre da Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
    • Xcomp informática Ltda
Re: Desinstalar programas
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:00 »
Ola,

Conheco duas maneiras, a primeira em modo texto :

Clique no menu K, abra o menu sistemas, entre na opcao terminal, lá digite

apt-get remove <nome do programa>

O problema no caso acima é que tem que se saber o nome de cada aplicativo instalado.

A segunda maneira requer a instalacao do synaptic que funciona em modo grafico :

Clique no menu K, abra o menu sistemas, entre na opcao terminal, lá digite

apt-get install synaptic

Depois que terminar digite exit

Clique no menu K, entre em sistemas, selecione Synaptic

Lá vc podera selecionar diversas opcoes como instalar novos aplicativos, desinstalar, saber a ramificacao e etc.

Espero ter ajudado

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Desinstalar programas
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 11:53 »
Ola. Sou um inciante em Ubuntu e como tal tenho instalado alguns programas que acabam por ficar mal instalados e/ou nao sao bem o que eu pretendia. Mas agora nao sei como desinstalar o sfotware que tenho instalado. Como faço?

Desde já obrigado pela vossa atenção e paciencia
Be good

A maneira mais rápida, porém talvez não seja muito popular com iniciantes é no terminal digitar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove xxx
Substituindo o xxx pelo nome do pacote desejado. Este comando removerá qualquer pacote que esteja instalado no sistema.

Fique atento com as dependências! muitas vezes um pacote depende ou é dependência de outro para funcionar. Se o programa perguntar se pode excluir determinado pacote e você não sabe o que é, responda "não" e não exclua o que você deseja excluir.

Usando o Kubuntu, pode-se usar o Adept como visualizador de pacotes instalados ou a instalar, é fácil e intuitivo, no mesmo estilo do que provalvelmente você conhece no "outro" sistema operacional.

No caso do Ubuntu, existe o Synaptic que segue a mesma filosofia.

Porém, caso você tenha instalado um pacote pelo código-fonte, o famoso tar.gz, compilando e tal, é necessário neste mesmo arquivo procurar um script de remoção (nem sempre há um...) ou então sair desinstalando "no braço". O processo é um pouco complicado
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Desinstalar programas
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2007, 19:59 »
Olá pessoal,

Citar
Porém, caso você tenha instalado um pacote pelo código-fonte, o famoso tar.gz, compilando e tal, é necessário neste mesmo arquivo procurar um script de remoção (nem sempre há um...) ou então sair desinstalando "no braço". O processo é um pouco complicado

Bom foi exatamente isso que eu fiz. Instalei o Azureus e o Affinity Search por um pacote, e nem me lembro se foi deb, tar, jar, etc.
Agora como faço o tal processo pelo braço???
Não é possível que no linux é tão difícil desinstalar um programa. Ainda mais um famoso como o Azureus. Alguém, por favor, sabe como fazer?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Desinstalar programas
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2007, 08:20 »
Para remover um programa pelo processo que eu me referi anteriormente, você precisa ir aos diretório onde ele copiou arquivos e simplesmente excluí-los.

Tudo que for relativo ao Azureus, você precisa localizar e apagar manualmente, geralmente os executáveis estão nos diretórios /bin e/ou /usr/bin. Alguns programas na compilação podem também espalhar bibliotecas e arquivos por outros lugares do sistema, porém estes dois diretórios são os mais comuns.

Por este motivo não é recomendável instalar programas diretamente pelo método "make install", sempre é preferível ou criar um pacote .deb ou já baixar o pacote pronto, que no seu caso com o Azureus já existe.

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740