Autor Tópico: Tela não liga ao voltar do modo de suspensão  (Lida 3739 vezes)

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Online: 06 de MAR?O de 2022, 17:13 »
Saudações Amigos!

O modo de suspensão funcionava perfeitamente em meu PC até a troca do processador e da placa mãe mas depois disso, quando tento retornar ao meu trabalho, tudo funciona mas não tenho imagem. Percebo que tudo funciona pq consigo ativar e desativar o Caps Lock pelo teclado mas só consigo voltar a utilizar o PC desligando na tomada.

Sitema: Kubuntu 20.04 LTS Atualizado
Processador: Core i5 12400f
Memória: 16 GB DDR4
Placa de vídeo: RX 460 4GB (não tem vídeo onboard)
Placa mãe: Gigabyte b660m DS3H

Antes do upgrade utilizava um core i5 10400f com uma placa placa mãe asus b460m tuf

Agradeço por qualquer ajuda!




Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2022, 15:33 »
Um detalhe:

Percebi que a mesma coisa acontece se eu desligar apenas o monitor e demorar pra ligar. Quando tento retornar ao trabalho, o monitor fica com a tela apagada, com a luz na cor amarela esperando o sinal de vídeo para finalmente ficar verde e aparecer a imagem mas isso não acontece. Percebo que tudo continua funcionando mas com a tela preta.

Isso não está acontecendo com o windows que tenho em dualboot e até mesmo em um pendrive com outra disto, tudo funciona normalmente inclusive o modo de suspensão. Ou seja, é mesmo problema em meu sistema e não há problema físico (hardware).

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2022, 14:24 »
CPU/GPUs Intel de 12ª geração só funcionam corretamente com versões do kernel que ainda não estão incluídas no Ubuntu.

Pode tentar instalar manualmente mas não é recomendado. Sugiro que espera pela próxima edição 22.04 (Abril).

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2022, 08:01 »
CPU/GPUs Intel de 12ª geração só funcionam corretamente com versões do kernel que ainda não estão incluídas no Ubuntu.

Pode tentar instalar manualmente mas não é recomendado. Sugiro que espera pela próxima edição 22.04 (Abril).

Fiz a atualização com o programa mainline. Mesmo com a versão estável mais recente do kernel, o problema permanece. Mas apesar da atualização do kernel ter sido concluída com sucesso, notei mensagens de erro relacionadas aos drivers de vídeo ao final do processo reportadas pelo programa mainline, seguem prints das mensagens.









https://imgur.com/RQdVKmv

https://imgur.com/wq6fhZQ

https://imgur.com/SYbc1p3

https://imgur.com/brtt65s

Entretanto, mesmo com os erros relacionados ao vídeo tudo parece funcionar normalmente exceto o modo de suspensão que é muito importante pra mim. Inclusive, após a atualização do kernel eu recebi várias atualizações pelo Discover, incluindo atualizações relacionadas ao mesa e afins.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2022, 08:04 por xxxking »

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #4 Online: 17 de MAR?O de 2022, 18:32 »
[Atualização] - Fiz várias atualizações que apareceram e o comportamento do retorno da suspensão mudou. O PC desliga normalmente ao suspender, ok mas quando tento retornar agora tenho falta de vídeo, teclado e mouse. Os ventiladores do PC funcionam como se o PC estivesse em uso.

Ninguém aqui tem noção do problema ?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #5 Online: 17 de MAR?O de 2022, 23:09 »
Desculpa eu me meter mas... Você já descartou a possibilidade de seu hardware não ter bom suporte a suspensão/hibernar?

E isso nem sou eu quem diz:

https://help.ubuntu.com/stable/ubuntu-help/power-suspendfail.html.pt-BR

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #6 Online: 18 de MAR?O de 2022, 07:01 »
Desculpa eu me meter mas... Você já descartou a possibilidade de seu hardware não ter bom suporte a suspensão/hibernar?

E isso nem sou eu quem diz:

https://help.ubuntu.com/stable/ubuntu-help/power-suspendfail.html.pt-BR

T+

Eu agradeço por tentar ajudar. Considerei a questão do suporte aos drivers por parte do kernel, cheguei a instalar o kernel estável mais novo que o programa mainline tinha mas não mudou nada. 

Além disso, eu testei o linux mint no pen drive e a suspensão funcionou normalmente. Então, apesar de fazer sentido seu ponto de vista, parece não ser esse o problema.

Offline maurov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 446
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #7 Online: 18 de MAR?O de 2022, 11:52 »
Não gosto do modo suspender, deve até ser prático, mas não me transmite confiabilidade.
Ao desligar a máquina outro dia, cliquei rapidamente em suspender, que fica logo acima do desligar no menu superior direito. Consegui retornar clicando no botão power da cpu.

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tela não liga ao voltar do modo de suspensão
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2022, 19:07 »
Não gosto do modo suspender, deve até ser prático, mas não me transmite confiabilidade.
Ao desligar a máquina outro dia, cliquei rapidamente em suspender, que fica logo acima do desligar no menu superior direito. Consegui retornar clicando no botão power da cpu.

Uso há muitos anos e é a primeira vez que tenho problemas, pra meu trabalho é muito útil e chega a ser necessário por causa do preço da energia por aqui. Acionar mouse, teclado e botão power são as formas comuns de retornar do modo de suspensão.