Autor Tópico: Ubuntu é pesado?  (Lida 8087 vezes)

Offline Messi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Ubuntu é pesado?
« Online: 06 de Outubro de 2006, 16:04 »
O Ubuntu é mais pesado do que o Windows XP? E o Windows 98SE? e Windows 2000?

O Ubuntu é mais pesado do que o Kurumin, ou é a mesma coisa?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 16:15 por Messi »

Offline JotaCapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:51 »
Pela experiência, qualquer Linux, de cada vez que ligas o PC verifica tudo. mas também o XP, o Vista, são lentos.

E não são exactamente a mesma coisa, apesar de serem distribuições baseadas em Debian.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:49 »
O Ubuntu é mais pesado do que o Windows XP? E o Windows 98SE? e Windows 2000?

O Ubuntu é mais pesado do que o Kurumin, ou é a mesma coisa?

Quanto ao XP: Não!

Quanto ao 98: Sim!

Quanto ao 2000: Não sei!

Quanto ao Kurumin: Sim, é mais pesado.

Tudo vai depender da sua quantidade de RAM, o Ubuntu é considerado um devorador de RAM em comparação com distribuições mais leves. Eu recomendaria 256MB de RAM para rodar tranqüilo.  Se tiver apenas 128MB vai ficar lento. Se for o caso, tente o Xubuntu. 

Se for usar Anti-isso, anti-aquilo e entupir o Windows de besteiras, e também tiver pouca RAM, qualquer Windows vai ficar muito mais lento que o Ubuntu.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 19:59 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline csilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2006, 17:59 »
Pelo que vi, depois de um tempo ele fica com muito desempenho, pois parece que o sistema está indexando o hd.
Conhecendo o Linux...

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2006, 01:30 »
Aloha,

Considerando máquinas superiores a 1gHz de processamento, o Ubuntu funciona muito bem em máquinas com mais de 256mb de RAM. Abaixo disso, você terá que fazer algumas escolhas diferenciadas mais leves, como o uso do Xubuntu (com interface XFCE).

Abaixo de 192mb de RAM, você terá que utilizar o Alternate CD para instalar. Para instalação em servidores, bastam 64mb de RAM.

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2006, 22:14 »
Em relação a esta questão, só posso lhe dizer uma coisa: É relativo... td depende dos aplicativos que vc terá instalado em seu sistema, do desempenhod e sua máquina, no número de programas que ira rodar ao mesmo tempo.

Por expêriencia posso afirmar, Todos os Windows ( incluindo o XP ), são mais rápidos que o Ubuntu recém instalados. Mas a partir do momento que vc deixa o sistema atualizado com todos os patches de segurança, e correções de bug ( para não ter um sistema vulnerável ), instá-la um anti-virus no sistema ( para se livrar dos virus que vc pega por causa dos bugs não solucionados), e todos os programas que vc irá usar posteriormente ( o sistema vem "pelado", sem nem ao menos uma suíte office (para um simples exemplo)), qualquer Windows fica mais pesado que o Ubuntu, sem excessões. E aliás tem diversos macetes no Linux para deixar o sistema com melhor desempenho ( como por exemplo usar programas mais leves ( trocar o openoffice pelo Abiword e Gnumeric por exemplo ).

Está aí, espero que tenha respondido sua dúvida.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2006, 00:18 »
Eu resumo o seguinte pra quem tem essa dúvida:

Ubuntu é tão pesado quanto Windows XP. É mais ou menos o mesmo hardware necessário pra rodar ambos.

A vantagem é que se seu hardware for inferior, você pode escolher outros softwares mais leves, como é o caso do XFCE que vem no Xubuntu, coisa que não tem como no Windows.

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2006, 08:06 »
Há muitos anos uso Windows e Linux e, pela minha experiência, não só o Ubuntu, mas Kurumin e ootras distribuições famosas são mais pesadas, considerando-se que estejam usando o mesmo hardware, contudo, continúo preferindo o Linux por diversas outras vantagens.
Estou usando no momento o Kurumin.

Offline Assemblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
    • Colossos
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:06 »
Olá Pessoal,

Fiquei sabendo de uma situação estranha,relatada por um amigo usuário do windows desde a versão 3.11,que depois de alguma conversa resolveu instalar o ubuntu 6.06,mas qual não foi minha surpresa quando ele relatou excessiva lentidão de todo o sistema.O interessante é,segundo palavras dele "um AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão." O que pensar?
Ele postou sua dificuldade no fórum,bem similar ao que consta neste tópico,para ler os detalhes :

 http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6330.msg34376#msg34376

« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 13:52 por Assemblador »
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2006, 20:17 »
Olá Pessoal,

Fiquei sabendo de uma situação estranha,relatada por um amigo usuário do windows desde a versão 3.11,que depois de alguma conversa resolveu instalar o ubuntu 6.06,mas qual não foi minha surpresa quando ele relatou excessiva lentidão de todo o sistema.O interessante é,segundo palavras dele "um AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão." O que pensar?
Ele postou sua dificuldade no fórum,bem similar ao que consta neste tópico,para ler os detalhes :

 http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6330.msg34376#msg34376



Neste caso dele, o problema é a quantidade de RAM!  Gente, entendam, o Ubuntu é um sistema para ser utilizado com 256MB de RAM!  A versão 6.06 numa instalação padrão e logo após o boot, já está consumindo quase 112MB!  Então, qualquer outra coisa que você for abrir (se usar 128MB de RAM), vai fazer uso da área de troca no HD! E aí vai ficar lerdo mesmo!


Eu gostaria de ratificar as afirmações do pedropg, o XP só é mais leve antes de você deixar ele pronto!  Sem todos os Drivers necessários, sem anti-vírus, sem anti-spyware, sem firewall e sem a carrada de DLLs desncessárias que ele carrega a medida que você vai instalando mais programas!  Podem notar, instale um XP hoje, tome nota do desempenho dele. Depois espere 3 meses, e anote os tempos  novamente, ele fica mais lento com o tempo!  O Ubuntu não fica!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline titasilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Jr 22:13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:09 »
Olá, pedi meu Cd e chegou há um mês, mas não consigo rodar ele em casa, pois só tenho 128 mega de memória. Quer dizer então que nem chance de eu usar meu ubuntu? Olha só, não consigo rodar o Cd para instalar o sistema, pois o live CD não roda. Ele faz todo o procedimento, e trava na hora de carregar o ambiente gráfico. Um maluco em outro fórum disse que usa o Ubuntu em 96 mb...acho que é cascata...ele fala que alguma descofiguração em meu PC. Será que o Xubuntu me serve? Como fazer para conseguí-lo?

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:56 »
Com 256 MB minha máquina já tá lerda com ele.
Para 128 recomendo o Slax e o Kurumin!

ps.: Já disse a config. de meu computador!

Offline Assemblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
    • Colossos
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2006, 21:33 »
Olá Pessoal,

Fiquei sabendo de uma situação estranha,relatada por um amigo usuário do windows desde a versão 3.11,que depois de alguma conversa resolveu instalar o ubuntu 6.06,mas qual não foi minha surpresa quando ele relatou excessiva lentidão de todo o sistema.O interessante é,segundo palavras dele "um AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão." O que pensar?
Ele postou sua dificuldade no fórum,bem similar ao que consta neste tópico,para ler os detalhes :

 http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6330.msg34376#msg34376



Neste caso dele, o problema é a quantidade de RAM!  Gente, entendam, o Ubuntu é um sistema para ser utilizado com 256MB de RAM!  A versão 6.06 numa instalação padrão e logo após o boot, já está consumindo quase 112MB!  Então, qualquer outra coisa que você for abrir (se usar 128MB de RAM), vai fazer uso da área de troca no HD! E aí vai ficar lerdo mesmo!


Eu gostaria de ratificar as afirmações do pedropg, o XP só é mais leve antes de você deixar ele pronto!  Sem todos os Drivers necessários, sem anti-vírus, sem anti-spyware, sem firewall e sem a carrada de DLLs desncessárias que ele carrega a medida que você vai instalando mais programas!  Podem notar, instale um XP hoje, tome nota do desempenho dele. Depois espere 3 meses, e anote os tempos  novamente, ele fica mais lento com o tempo!  O Ubuntu não fica!

Tudo muito bem entendido caro Galactus,o mistério é que o XP do meu amigo tá instalado faz tempo,e olha que tá com todos os drivers e pluguins necessários,ainda por cima dreamweaver mx instalado,Office,antivírus,e nem por isso o XP ficou lentão,a diferença é gritante entre os dois sistemas,eu mesmo vi.Penso que tem algo errado,não sei onde,mas tem.
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

Offline vfl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2006, 22:07 »

AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão."

Experiência de campo em um parque de mais de 300 computadores com uns 10% deles com configuração de hardware e software similar à apontada acima:
- O Windows XP, em máquinas com 128 Mbytes de RAM é bastante problemático. Até dá para rodar se for feita uma otimização do XP tirando todas as "frescuras" dele, etc, etc, etc. Ele fica com cara de Windows 2000, mas dá para tolerar, mas veja bem... só tolerar!!!
Tanto o Windows XP como o Ubuntu necessitam de um mínimo de 256 Mbytes para um bom desempenho, considerando o uso de software comum. (caso se use programas muito vorazes, como Solid Works, por exemplo, é necessário começar com 512 MB ou preferencialmente com  1GB no XP).

A afirmação "sem problemas muito notáveis de lentidão" é  subjetiva e depende do referencial que se tenha...

« Última modificação: 28 de Outubro de 2006, 22:10 por vfl »
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
 IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

Offline tupa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é pesado?
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2006, 06:29 »
Olá Pessoal,

Fiquei sabendo de uma situação estranha,relatada por um amigo usuário do windows desde a versão 3.11,que depois de alguma conversa resolveu instalar o ubuntu 6.06,mas qual não foi minha surpresa quando ele relatou excessiva lentidão de todo o sistema.O interessante é,segundo palavras dele "um AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão." O que pensar?
Ele postou sua dificuldade no fórum,bem similar ao que consta neste tópico,para ler os detalhes :

 http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6330.msg34376#msg34376



Neste caso dele, o problema é a quantidade de RAM!  Gente, entendam, o Ubuntu é um sistema para ser utilizado com 256MB de RAM!  A versão 6.06 numa instalação padrão e logo após o boot, já está consumindo quase 112MB!  Então, qualquer outra coisa que você for abrir (se usar 128MB de RAM), vai fazer uso da área de troca no HD! E aí vai ficar lerdo mesmo!


Eu gostaria de ratificar as afirmações do pedropg, o XP só é mais leve antes de você deixar ele pronto!  Sem todos os Drivers necessários, sem anti-vírus, sem anti-spyware, sem firewall e sem a carrada de DLLs desncessárias que ele carrega a medida que você vai instalando mais programas!  Podem notar, instale um XP hoje, tome nota do desempenho dele. Depois espere 3 meses, e anote os tempos  novamente, ele fica mais lento com o tempo!  O Ubuntu não fica!

Ola amigos.

Estou com o mesmo problema, muito lentidão no open office qdo quero ver algum arquivo de aprentação e se estiver com algum aplicativo de musica ligado ao mesmo tempo e tentar ver uma apresentação no open office meu deus praticamente trava....

o detalhe é que tenho uma maquina muito boa com 1 gh de memoria ram hd de 80 processador 2,40 ou seja n poderia nunca haver estes problemas, n é mesmo...o que devo fazer ?

valeu