Autor Tópico: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.  (Lida 13971 vezes)

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Online: 24 de Agosto de 2014, 13:16 »
Olá a todos,

meu notebook itautec infoway note w7435, que está com o ubuntu 14.04.1 como S.O. único, por algum motivo desconhecido por mim, o led do power de repente começa a piscar, e quando isso acontece a tecla /? para de funcionar e se eu desligar o notebook nesse momento ele não desliga completamente deixando ligado o cooler e o led do power piscando. Esse problema já estava acontecendo com o 14.04 e, além disso, nessa versão ele ainda era incompatível com a bateria do notebook, no que resultava em não ser possível carregar a mesma, mas na atual versão esse erro foi corrigido. Por fim, alguém sabe como resolver esse problema ou está passando pelo mesmo?

Obrigado.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 20:35 por Flávio01 »

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2014, 00:34 »
Olá a todos,

meu notebook itautec infoway note w7435, que está com o ubuntu 14.04.1 como S.O. único, por algum motivo desconhecido por mim, o led do power de repente começa a piscar, e quando isso acontece a tecla /? para de funcionar e se eu desligar o notebook nesse momento ele não desliga completamente deixando ligado o cooler e o led do power piscando. Esse problema já estava acontecendo com o 14.04 e, além disso, nessa versão ele ainda era incompatível com a bateria do notebook, no que resultava em não ser possível carregar a mesma, mas na atual versão esse erro foi corrigido. Por fim, alguém sabe como resolver esse problema ou está passando pelo mesmo?

Obrigado.



Acrescentando, estava jogando online pelo navegador mesmo, um jogo que estava usando bastante a cpu e, por conta disso, o notebook esquentou chegando a mais de 70 ºC, depois de alguns poucos minutos nessa situação o cooler parou de girar e eu mais uma vez desliguei o notebook e ele continuou com o led do power ligado. Realmente está acontecendo uma grande incompatibilidade com os hardwares do meu notebook...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 00:48 por Flávio01 »

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2014, 11:20 »
Olá a todos,

meu notebook itautec infoway note w7435, que está com o ubuntu 14.04.1 como S.O. único, por algum motivo desconhecido por mim, o led do power de repente começa a piscar, e quando isso acontece a tecla /? para de funcionar e se eu desligar o notebook nesse momento ele não desliga completamente deixando ligado o cooler e o led do power piscando. Esse problema já estava acontecendo com o 14.04 e, além disso, nessa versão ele ainda era incompatível com a bateria do notebook, no que resultava em não ser possível carregar a mesma, mas na atual versão esse erro foi corrigido. Por fim, alguém sabe como resolver esse problema ou está passando pelo mesmo?

Obrigado.



Acrescentando, estava jogando online pelo navegador mesmo, um jogo que estava usando bastante a cpu e, por conta disso, o notebook esquentou chegando a mais de 70 ºC, depois de alguns poucos minutos nessa situação o cooler parou de girar e eu mais uma vez desliguei o notebook e ele continuou com o led do power ligado. Realmente está acontecendo uma grande incompatibilidade com os hardwares do meu notebook...

Acrescentando novamente, sobre o carregando da bateria, agora voltou o problema de não carregar a mesma... Tá difícil!!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 11:29 por Flávio01 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2014, 11:39 »
Confrade, pode ser um defeito do note ou até incompatibilidade do mesmo com o Ubuntu.

Troque pelo Windows e veja se ocorre os mesmos problemas por desencargo de consciência.

Afinal, essa é uma situação urgente (o cooler até está parando de girar) e uma solução em ambiente linux com os devidos testes pode demorar.

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2014, 11:43 »
Confrade, pode ser um defeito do note ou até incompatibilidade do mesmo com o Ubuntu.

Troque pelo Windows e veja se ocorre os mesmos problemas por desencargo de consciência.

Afinal, essa é uma situação urgente (o cooler até está parando de girar) e uma solução em ambiente linux com os devidos testes pode demorar.



Olá Hqxriven,

Já tinha feito esse teste com estava com a 14.04 e com o windows o notebook funciona perfeitamente. Se eu instalar uma versão anterior do ubuntu, como a 12.04 ou 10.04 será que pode resolver esse problema? Não queria voltar para o windows...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2014, 11:56 »
Citar
Olá Hqxriven,

Já tinha feito esse teste com estava com a 14.04 e com o windows o notebook funciona perfeitamente. Se eu instalar uma versão anterior do ubuntu, como a 12.04 ou 10.04 será que pode resolver esse problema? Não queria voltar para o windows...

Instalar uma versão antiga só resolve se houve regressão no kernel.

O que vc fez para contornar o problema? (Só pra eu não ficar falando coisas repetidas)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2014, 12:02 »
Citar
Olá Hqxriven,

Já tinha feito esse teste com estava com a 14.04 e com o windows o notebook funciona perfeitamente. Se eu instalar uma versão anterior do ubuntu, como a 12.04 ou 10.04 será que pode resolver esse problema? Não queria voltar para o windows...

Instalar uma versão antiga só resolve se houve regressão no kernel.

O que vc fez para contornar o problema? (Só pra eu não ficar falando coisas repetidas)

Eu desconfiava que a bateria tinha acabado, não sabia que era por causa do ubuntu, mas como o mesmo estava dando problemas que citei acima com o led do power, tecla /? e cooler, eu instalei o windows e os problemas acabaram. Foi aí que descobri que o problema estava no ubuntu 14.04, então, resolvi esperar um tempo para instalar o ubuntu novamente com esperança desse problema ter sido resolvido com as atualizações, mas pelo visto continua.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 12:13 por Flávio01 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2014, 12:12 »
Citar
Foi aí que descobri que o problema estava no ubuntu 14.04, então, resolvi esperar um tempo para instalar o ubuntu novamente com esperança desse problema ter sido resolvido com as atualizações, mas pelo visto continua.

Inicialmente eu tentaria mudar o ACPI https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

e depois caso persistisse tentaria trocar o modo de aceleração da GPU para uxa ou glamor.

http://askubuntu.com/questions/225356/how-can-i-enable-the-sna-acceleration-method-for-intel-cards-under-ubuntu-12-04

https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_graphics

Mas antes teria feito uma imagem com clonezila pois se a situação ficar preta é só restaurar ao invés de perder tempo procurando solução.

Depois disso uma atualização de kernel para um ppa e se possível para a gpu também (xserver)

Finalmente se não desse certo usaria os kernels pf ou liquorix que quase sempre tem atualizações para ACPI de notebooks e caso nada desse certo...

Windows...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2014, 13:19 »

Citar
Inicialmente eu tentaria mudar o ACPI https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

Hqxriven,

não sei se tem alguma coisa a ver, mas eu iniciei o notebook usando um live dvd com o ACPI desativado e observei  que o status da bateria no menu bar não estava presente...
Sobre instalar uma versão antiga, você disse que depende do kernel, mas o que me diz do kernel da 12.04 ou 10.04? Será que vai funcionar? Não me importo de usar uma versão antiga, desde que funcione corretamente.

Obrigado e se algo que disse ficou confuso, peço que me diga e tentarei ser mais claro.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2014, 13:41 »
Citar
Hqxriven,

não sei se tem alguma coisa a ver, mas eu iniciei o notebook usando um live dvd com o ACPI desativado e observei  que o status da bateria no menu bar não estava presente...

Normal confrade. Dá uma lida em tudo que está envolvido abaixo:

https://wiki.archlinux.org/index.php/ACPI_modules

O ubuntu apenas instalou com ACPI=OFF ai?

2. "Easy" Put acpi=off in the kernel line in menu.lst (if you are using GRUB), but that will kill all acpi functionality like battery charging and power saving.

Citar
Sobre instalar uma versão antiga, você disse que depende do kernel, mas o que me diz do kernel da 12.04 ou 10.04? Será que vai funcionar? Não me importo de usar uma versão antiga, desde que funcione corretamente.

Obrigado e se algo que disse ficou confuso, peço que me diga e tentarei ser mais claro.

Funcionaria se for um caso de um código que funcionava e novas atualizações causaram incompatibilidade (isto que é chamado regressão).

Eu faria uma imagem primeiro do sistema e partiria para os testes se vc realmente quer fazer de tudo pra usar o ubuntu. (mas haja paciência confrade)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:50 »
Citar
O ubuntu apenas instalou com ACPI=OFF ai?

Quando instalei o sistema, ele instalou normal. Pelo visto com o ACPI em estado on, pois consigo ver o status da bateria. Então Hqxriven, mesmo que o problema acabasse com o ACPI desativado, o recurso de status para mim é importante, pois assim eu consigo "vigiar" o estado da bateria do notebook quando utilizo ele somente recebendo carga da mesma. Tenha uma pergunta, me desculpe se eu estiver sendo ignorante, mas tem possibilidade de o debian funcionar corretamente aqui no notebook?

Muito obrigado por disponibilizar o seu tempo livre para me ajudar.

Abraço.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04.1 não desliga o cooler e mais outros problemas.
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2014, 00:17 »
http://marc.info/?l=linux-acpi&m=139359680828880&w=2

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/971061/+index?comments=all

https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=44161

http://zenstep.com.ar/samsung-linux

Encontrei um patch e um fix que podem estar relacionados, se for possível como combinamos continuaremos de onde paramos.

Realmente são casos muito parecidos com o meu. Tomara que funcione!