Autor Tópico: [Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux  (Lida 143515 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #60 Online: 19 de Dezembro de 2018, 18:10 »
Olá!

Instalei o Power View no Ubuntu conforme o manual encontrado em http://www.eth1.com.br/software/nobreaks/sms/manual.pdf
O serviço foi iniciado com sucesso.
Porém quando abro o navegador e digito http://ip_servidor:8080 aparece uma tela de LOGIN pedindo password.
Que senha é essa?

Não faço a menor ideia. Bom, na realidade até faço, mas isso está relacionado a configurações do banco de dados do SMS Power View e do servidor RMI do SMS Power View. No entanto, essas configurações são desconhecidas por nós que não desenvolvemos o SMS Power View, justamente porque não desenvolvemos o SMS Power View e a documentação dele é omissa a respeito disso.

Uma das razões por que eu fiz um tutorial de instalação personalizada do SMS Power View foi porque seguindo o manual eu encontrei dificuldades, inclusive essa senha que o sistema ficava me pedindo. No meu caso, após desinstalar o SMS Power View e instalar tudo de novo, deu certo. Se você desinstalar o programa e instalar novamente - exatamente como explicado no tutorial - e mesmo assim o SMS Power View continuar pedindo uma senha, experimente informar usuário admin com estas senhas: admin, sms e nenhuma senha (deixar o campo senha em branco). Se essas tentativas com o usuário admin não resolverem, teste as mesmas senhas com o usuário sms e, se também não funcionar, experimente testar também usando o usuário e a senha que você utiliza para efetuar login no seu Linux.

Você também pode ver se tentando acessar a interface por intermédio do endereço seu-ip:8080/sms a tela de login some (em que seu-ip é o endereço IP do seu computador na sua rede local. Exemplo fictício: 192.168.1.11).

Se nada disso resolver, você pode tentar obter e instalar uma versão mais recente do SMS Power View. E, na falta de uma versão mais recente, ver se consegue uma versão anterior para instalar e testar.

É comum que a instalação conforme o manual venha com uma "surpresinha" e que seja difícil descobrir a origem do problema. A documentação do SMS Power View deixa MUITO a desejar. Se nada do que escrevi aqui resolver o problema, o jeito vai ser telefonar para a Legrand e solicitar suporte, porque só eles (os funcionários deles que desenvolveram esse programa) conhecem essas particularidades que não constam na documentação do programa.
« Última modificação: 21 de Junho de 2020, 18:03 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline GabRF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #61 Online: 15 de Junho de 2019, 12:07 »
Olá! Estou tendo bastante dificuldade em fazer o Powerview funcionar em um Raspberry Pi 3.
Já baixei o arquivo libhidapi-jni.so para ARM e parou de dar erro neste ponto.
A saída de
Código: [Selecionar]
./powerview start --debug é https://pastebin.com/JP72YGQf

Raspbian GNU/Linux 8 (jessie)
java version "1.8.0_65"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_65-b17)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 25.65-b01, mixed mode)

Offline Bagual

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #62 Online: 03 de Dezembro de 2019, 10:41 »
Olá! Estou tendo bastante dificuldade em fazer o Powerview funcionar em um Raspberry Pi 3.
Já baixei o arquivo libhidapi-jni.so para ARM e parou de dar erro neste ponto.
A saída de
Código: [Selecionar]
./powerview start --debug é https://pastebin.com/JP72YGQf

Raspbian GNU/Linux 8 (jessie)
java version "1.8.0_65"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_65-b17)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 25.65-b01, mixed mode)

Olá meu caro.
Também estou nessa parada que mencionou na mensagem.
Raspberry PI 4 com raspbian e estou tentando fazer rodar o powerview nele.
Instalar é fácil, o problema é fazer funcionar.

Já instalei powerviem em Windows e Linux sem problemas, mas no Raspberry estou apanhando feio.
Conseguiu resolver seu caso?
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2019, 10:56 por Bagual »

Offline GabRF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #63 Online: 03 de Dezembro de 2019, 14:24 »
Já instalei powerviem em Windows e Linux sem problemas, mas no Raspberry estou apanhando feio.
Conseguiu resolver seu caso?

Infelizmente não..

Offline Bagual

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #64 Online: 03 de Dezembro de 2019, 16:37 »
Infelizmente não..

Bah... Lamentável.
Então, vou a luta no fim de semana e se conseguir irei postar aqui.
Valeu pelo retorno.

Meus testes serão com o Bundle 5 deste link.
https://pt.aliexpress.com/item/4000066043319.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.6efbb90aSlvmOs

Offline Grehs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #65 Online: 08 de Junho de 2020, 18:09 »
Boa tarde pessoal,

Passando só pra registrar que tive sucesso utilizando o SMS PowerView V4.07.00.01 para Linux no Raspberry Pi 3.

O sistema operacional é o Raspberry Pi OS (https://www.raspberrypi.org/, antigo Raspbian) na sua versão atual para 32 bits, com OpenJDK 11.

No entanto, tive que compilar a biblioteca javahidapi dentro do próprio Raspberry e trocar o .so na pasta do PowerView.

Se alguém ainda tiver dificuldades ou dúvidas posso tentar ajudar com mais detalhes.

Offline kegham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #66 Online: 09 de Junho de 2020, 10:14 »
Bom dia, alguém mais está com o problema de senha de autenticação do WEbui?

Efetuei a instalação conforme o tutorial, tudo certo. Porém quando tento acessar a interface, me é solicitado uma senha que não faço a menor idéia de qual seja, e não existe nada relacionado nos manuais.

Já enviei e-mails tanto para SMS como Legrand, e nenhum retorno até agora.

Alguém tendo o mesmo problema?
« Última modificação: 09 de Junho de 2020, 13:51 por kegham »

Offline anciaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #67 Online: 16 de Julho de 2021, 21:51 »
Bom dia, alguém mais está com o problema de senha de autenticação do WEbui?

Efetuei a instalação conforme o tutorial, tudo certo. Porém quando tento acessar a interface, me é solicitado uma senha que não faço a menor idéia de qual seja, e não existe nada relacionado nos manuais.

Já enviei e-mails tanto para SMS como Legrand, e nenhum retorno até agora.

Alguém tendo o mesmo problema?

Eu! Passei dias brigando com esse troço (é impressionante como estamos mal servidos de fabricantes de no-break para consumidor aqui no Brasil, a SMS é uma das melhores e mesmo assim tem um software velhíssimo e que já era ruim quando foi feito...). Tenho micros com Windows e com Linux Mint em casa, mas quando vi que eles exigem a instalação de um JRE 32 bits e que possivelmente, com atualizações futuras, o programa iria parar de funcionar, decidi usar uma máquina virtual no VirtualBox. Primeiro tentei com uma Linux Mint, mas não funcionava de jeito nenhum... Daí, peguei meu velho Windows 7 (original mas sem uso desde que migrei pro 10) e instalei em outra VM de 32 bits. Atualizei ele todo, instalei a versão caquética de Java que eles recomendam, briguei um pouco com o software e finalmente consegui fazer funcionar, ou pelo menos aparecer, ao acessar "localhost:8080/sms", a tela do servidor HTTP do no-break...

Mas aí ele me pede esta senha maluca... Numa sexta-feira... De noite... :-)

Tentei, como sugerido aqui, desinstalar e reinstalar, mas não funcionou. Continua me pedindo a senha. O que percebi é que ela tem um limite de seis caracteres, mas força bruta pra isso vai levar umas décadas. :-)

Se alguem chegar a uma conclusão, por favor avise. Senão, na segunda ligo pra SMS de novo e vejo se tenho sorte (mas, a julgar pela minha ligação anterior, a pessoa vai se resumir a repetir o que está no manual, infelizmente).

Abraços!

Offline lmp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #68 Online: 18 de Agosto de 2021, 18:21 »
Boa tarde, estou com certa dificuldade também:

Código: [Selecionar]
Aug  18 18:18:16 [                              common.SistemaNativo]: [      main - DEBUG] utilizando: [Linux]                                                                                                   
Aug  18 18:18:16 [                              common.SistemaNativo]: [      main - DEBUG] Versão do java: [1.8]                                                                                                 
Aug  18 18:18:45 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:45 PM com.sun.jersey.api.core.PackagesResourceConfig init                                           
INFO: Scanning for root resource and provider classes in the packages:                                                                                                                                             
  web.rest                                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:45 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:45 PM com.sun.jersey.api.core.ScanningResourceConfig logClasses                                     
INFO: Root resource classes found:                                                                                                                                                                                 
  class web.rest.MedidoresMobileResource                                                                                                                                                                           
  class web.rest.DisparoAcaoMobileResource                                                                                                                                                                         
  class web.rest.NotificacaoPushResource                                                                                                                                                                           
  class web.rest.ConfirmarNotificacaoResource                                                                                                                                                                     
  class web.rest.LoginMobileResource                                                                                                                                                                               
  class web.rest.TarefasMobileResource                                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:45 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:45 PM com.sun.jersey.api.core.ScanningResourceConfig init                                           
INFO: No provider classes found.                                                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:45 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:45 PM com.sun.jersey.server.impl.application.WebApplicationImpl _initiate                           
INFO: Initiating Jersey application, version 'Jersey: 1.19 02/11/2015 03:25 AM'                                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:55 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:55 PM com.sun.jersey.api.core.PackagesResourceConfig init                                           
INFO: Scanning for root resource and provider classes in the packages:                                                                                                                                             
  web.rest                                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:55 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:55 PM com.sun.jersey.api.core.ScanningResourceConfig logClasses                                     
INFO: Root resource classes found:                                                                                                                                                                                 
  class web.rest.ConfirmarNotificacaoResource                                                                                                                                                                     
  class web.rest.TarefasMobileResource                                                                                                                                                                             
  class web.rest.DisparoAcaoMobileResource                                                                                                                                                                         
  class web.rest.MedidoresMobileResource                                                                                                                                                                           
  class web.rest.NotificacaoPushResource                                                                                                                                                                           
  class web.rest.LoginMobileResource                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:55 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:55 PM com.sun.jersey.api.core.ScanningResourceConfig init                                           
INFO: No provider classes found.                                                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:56 [                                              root]: [      main - ERROR] Aug 18, 2021 6:18:56 PM com.sun.jersey.server.impl.application.WebApplicationImpl _initiate                           
INFO: Initiating Jersey application, version 'Jersey: 1.19 02/11/2015 03:25 AM'                                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                                                   
Aug  18 18:18:56 [                                    init.SMSysInit]: [      main - DEBUG] Policy: [file:////opt/sms/java.policy]                                                                                 
Aug  18 18:18:56 [                                    init.SMSysInit]: [      main - INFO ] Registrado!!! [Porta: 10250                                                                                           
Endereços:                                                                                                                                                                                                         
localhost       192.168.1.138   8080                                                                                                                                                                               
]                                                                                                                                                                                                                 
Aug  18 18:18:56 [                             servidor.ServidorImpl]: [      main - DEBUG] obteve o nobreak: [true]                                                                                               
Aug  18 18:18:56 [                        persistencia.SPersistencia]: [      main - DEBUG] INSERINDO CONFIGURAÇÕES...     

Para nesse inserindo configurações

java version "1.8.0_301"                                                                                                                                                                                           
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_301-b09)                                                                                                                                                             
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.301-b09, mixed mode) 

Description:    Ubuntu 18.04.5 LTS                                                                                                                                                                                 
Release:        18.04                                                                                                                                                                                             
Codename:       bionic

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Disponibilizei o SMS Power View 3.00.01.00 no meu OneDrive.
« Resposta #69 Online: 09 de Setembro de 2021, 17:14 »
A todos os que porventura estejam monitorando/acompanhando este tópico: caso alguém esteja tendo dificuldades para fazer o SMS Power View mais recente funcionar em seu sistema Linux e a empresa SMS não esteja lhe ajudando a resolver esse problema, sugiro que faça como eu: instale uma versão mais antiga do SMS Power View que funcione no seu Linux.

Infelizmente, embora os nobreaks da SMS sejam bons, o pós-venda que a SMS presta aos clientes que usam Linux não é bom.

Acabei de disponibilizar publicamente, no meu OneDrive, o pacote tarball do SMS Power View versão 3.00.01.00 (lançado em junho de 2016), que eu estou usando e que está funcionando normalmente no meu XUbuntu 20.04 (lançado em abril de 2020) com Java 8u301 (lançado em julho de 2021). Desse modo, os clientes da SMS que tiverem sido deixados "na mão" pela empresa SMS pelo menos terão uma chance de conseguir usar o software de monitoramento dos seus nobreaks, no Linux.

Eu também tenho em arquivo as versões 2.17.00.00 (lançada em janeiro de 2016), 2.16.00.13 (lançada em setembro de 2015) e 2.16.00.11 (lançada que setembro de 2014). Caso a versão 3.00.01.00 (lançada em junho de 2016) não funcione no Linux de alguém aí e haja interesse em testar essas outras versões que possuo, avisem-me por aqui que eu disponibilizo no meu OneDrive e forneço o link publicamente, também.

Para baixar a versão 3.00.01.00 que disponibilizei no momento, consulte a subseção 1.2 lá na seção 1 do tutorial.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline eduardoanjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #70 Online: 12 de Novembro de 2021, 18:31 »
Alguém conseguiu descobrir a tal senha que pede nessa tela?



===Edit===
Acho que meu ubuntu não está reconhecendo o usb do nobreak.

Olha a saída do lsusb

Código: [Selecionar]
eduardo@eduardocasalinux:~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 062a:4101 MosArt Semiconductor Corp. Wireless Keyboard/Mouse
Bus 001 Device 002: ID 1871:0101 Aveo Technology Corp. UVC camera (Bresser microscope)
Bus 001 Device 004: ID 067b:23d3 Prolific Technology, Inc. USB-Serial Controller
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
eduardo@eduardocasalinux:~$
« Última modificação: 12 de Novembro de 2021, 22:57 por eduardoanjos »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #71 Online: 13 de Novembro de 2021, 17:17 »
Alguém conseguiu descobrir a tal senha que pede nessa tela?
(...)
Acho que meu ubuntu não está reconhecendo o usb do nobreak.

Recentemente substituí meu XUbuntu 16.04 pelo 20.04 e daí tive de reinstalar o SMS Power View, mas passei pelo problema da senha e não consegui nem descobrir a senha nem obtive resposta do suporte da SMS, por isto instalei o  SMS Power View versão 3.00.01.00 que eu já tinha em backup no meu laptop e, para quem quiser fazer o mesmo, disponibilizei-o no meu One Drive, conforme comentei aqui.

Quanto ao reconhecimento do dispositivo na porta USB, como o nobreak em si envia e recebe sinal via porta RS232 (que é uma porta serial) mas esse sinal é enviado via USB, é necessário instalar o driver USB cypress_m8, que é capaz de dar suporte a esse tipo de dispositivo num trabalho conjunto com o driver usbserial (o driver usbserial reconhece sinais seriais RS232 que chegam pela porta USB, e o driver cypress_m8 reconhece sinais RS232 vindos da porta USB que foram gerados por dispositivos que usam chip da fabricante Cypress Semiconductor, como é o caso dos nobreaks da SMS). Isso é comentado aqui e nos 3 comentários seguintes. Mas experimente primeiro desinstalar o SMS PV atual e instalar a versão que disponibilzei no meu One Drive.

Após o SMS PV estar instalado, você pode rodar um:

Código: [Selecionar]
lsmod |grep -i cypress
Se no resultado não aparecer algo assim:

Citar
cypress_m8         32768  0
usbserial              53248  1 cypress_m8

...então rode o modprobe:

Código: [Selecionar]
modprobe cypress_m8 usbserial
Após isso, os dois drivers hão de ser linkados ao sistema e daí o comando lsusb deverá retornar algo do tipo:

Citar
Bus 002 Device 007: ID 04b4:5500 Cypress Semiconductor Corp. HID->COM RS232 Adapter

...indicando que o sistema operacional está corretamente usando os drivers usbserial e cypress_m8 para reconhecer sinais RS232 recebidos do seu nobreak via porta USB do seu computador.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2021, 17:34 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline eduardoanjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #72 Online: 14 de Novembro de 2021, 10:57 »
É, vou ver se deleto essa versão e instalo que você orientou.

Realmente precisava instalar o driver, agora parece que reconheceu, porque quando eu estartei o power view, aparentemente ele conseguiu localizar o nobreak, como mostra o print abaixo:



Mais continua pedindo a tal senha quando eu acesso tento acessar a url: http://192.168.0.133:8080/sms/

Acho que antes de testar essa versão vou entrar em contato com eles, no famoso "vai que" né...caso eles não me ajudem, eu vou tentar essa sua versão aí, e volto aqui com o resultado.


Detalhe que eu não consegui botar para funcionar nem no windows.....ele reconheceu tudo certinho mais não consegui fazer a comunicação para ver a energia e tal...rsrs

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #73 Online: 16 de Novembro de 2021, 18:40 »
Detalhe que eu não consegui botar para funcionar nem no windows.....ele reconheceu tudo certinho mais não consegui fazer a comunicação para ver a energia e tal...rsrs

Como o SMS Power View é uma aplicação compilada em bytecode Java, e como o JRE (Ambiente de Execução Java) que executa esse bytecode Java é um ambiente multiplataforma (i.e. funciona em Linux, Windows e macOS), o sistema operacional em uso é indiferente para a aplicação SMS Power View: contanto que você tenha instalada a mais recente versão do JRE, a aplicação funcionará.

O que muda mesmo são os drivers de dispositivo que cada sistema operacional utilizará para reconhecer seu nobreak na interface USB e interpretar os sinais RS232 que vêm por essa interface. Daí a importância, no caso do Linux, de habilitar os drivers usbserial e cypress_m8. Mas a senha misteriosa solicitada ao usuário é algum erro de programação/configuração e documentação da aplicação SMS Power View, i.e. ou essa senha não deveria ser solicitada, ou seria solicitada mas essa senha teria de ser informada na documentação (manual) do SMS Power View.

Caso consiga a façanha de obter essa senha com alguém da SMS, poste aqui para testarmos. Caso não consiga, penso que o melhor caminho seja proceder como fiz: desinstalar o SMS Power View atual e instalar o antigo que instalei. É um workaround bem funcional para o usuário doméstico (para um usuário corporativo já acho problemático, por questões de segurança envolvidas na utilização de uma aplicação antiga, que usa bibliotecas antigas etc.).
« Última modificação: 16 de Novembro de 2022, 21:37 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline eduardoanjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #74 Online: 23 de Novembro de 2021, 20:47 »
Detalhe que eu não consegui botar para funcionar nem no windows.....ele reconheceu tudo certinho mais não consegui fazer a comunicação para ver a energia e tal...rsrs

Como o SMS Power View é uma aplicação escrita em bytecode Java, e como o JRE (Ambiente de Execução Java) que executa esse bytecode Java é um ambiente multiplataforma (i.e. funciona em Linux, Windows e macOS), o sistema operacional em uso é indiferente para a aplicação SMS Power View: contanto que você tenha instalada a mais recente versão do JRE, a aplicação funcionará.

O que muda mesmo são os drivers de dispositivo que cada sistema operacional utilizará para reconhecer seu nobreak na interface USB e interpretar os sinais RS232 que vêm por essa interface. Daí a importância, no caso do Linux, de habilitar os drivers usbserial e cypress_m8. Mas a senha misteriosa solicitada ao usuário é algum erro de programação/configuração e documentação da aplicação SMS Power View, i.e. ou essa senha não deveria ser solicitada, ou seria solicitada mas essa senha teria de ser informada na documentação (manual) do SMS Power View.

Caso consiga a façanha de obter essa senha com alguém da SMS, poste aqui para testarmos. Caso não consiga, penso que o melhor caminho seja proceder como fiz: desinstalar o SMS Power View atual e instalar o antigo que instalei. É um workaround bem funcional para o usuário doméstico (para um usuário corporativo já acho problemático, por questões de segurança envolvidas na utilização de uma aplicação antiga, que usa bibliotecas antigas etc.).



Segundo a resposta por e-mail, é um erro quando utiliza java 64bits.

Eu ainda não tive tempo de instalar um 32bits para testar.