Autor Tópico: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG  (Lida 5897 vezes)

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Online: 09 de Setembro de 2014, 14:52 »
Estou tentando instalar o Ubuntu num ultrabook LG e não estou conseguindo.

Estou com problemas para desabilitar essa praga de UEFI Secure Boot. No boot, a opção onde eu deveria entrar para desabilitar a UEFI Secure Boot está opaca (travada). Ou seja, com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot, mas na tela onde aparece a UEFI Secure Boot "Enabled" a seta do teclado não vai até ali de jeito nenhum.

Já revirei dezenas de tópicos aqui do fórum sobre o assunto e parece que ninguém teve esse problema dessa área do boot estar inacessível.

Até no Youtube tem um monte de tutoriais, mas todos eles mostram facilmente o cara entrando lá no boot e trocando a opção "Enabled" por "Disabled".

No meu caso, isso eu já sei, a questão é a opção travada no meu boot. Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:57 »
Pelo o que sei, apenas a versão 64bits do ubuntu tem suporte para uefi, é esta versão que você está tentando instalar?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 14:59 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:01 »
Não precisa desabilitar o secure boot para instalar o ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2014, 12:42 »
Sim, mas com o UEFI habilitado eu não consigo mexer nas partições não é isso? Ou eu estou enganado?

Pergunto porque minha intenção não é usar o Ubuntu em dualboot. Eu quero o Ubuntu sozinho e me livrar do Windows - que inclusive é original. Mas no HD existe uma partição de instalação do Windows, acessada por uma ferramenta de recuperação da LG, que veio no ultrabook. Se ocorrer algum dano no sistema é possível reinstalar o Windows a partir dessa partição.

Essa partição parece que há algum tipo de proteção que acredito ser essa tal de UEFI. Vou tentar ver aqui, qualquer coisa eu retorno.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2014, 14:06 »
Sim, mas com o UEFI habilitado eu não consigo mexer nas partições não é isso? Ou eu estou enganado?

Pergunto porque minha intenção não é usar o Ubuntu em dualboot. Eu quero o Ubuntu sozinho e me livrar do Windows - que inclusive é original. Mas no HD existe uma partição de instalação do Windows, acessada por uma ferramenta de recuperação da LG, que veio no ultrabook. Se ocorrer algum dano no sistema é possível reinstalar o Windows a partir dessa partição.

Essa partição parece que há algum tipo de proteção que acredito ser essa tal de UEFI. Vou tentar ver aqui, qualquer coisa eu retorno.

Não, nada a ver.

Acho que você está misturando os conceitos de Secure Boot com UEFI. Secure Boot é um recurso de segurança do UEFI, são duas coisas distintas.

Não ficou muito claro o problema que você está tendo. O Ubuntu está dando boot ou não pelo DVD ou pen drive?

"com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot" --> está confuso, o que seria "todas as áreas do boot" ?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2015, 16:44 »
Citar
Não, nada a ver.

Acho que você está misturando os conceitos de Secure Boot com UEFI. Secure Boot é um recurso de segurança do UEFI, são duas coisas distintas.

Não ficou muito claro o problema que você está tendo. O Ubuntu está dando boot ou não pelo DVD ou pen drive?

"com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot" --> está confuso, o que seria "todas as áreas do boot" ?

Desculpe, me expressei mal. Não é boot que eu quis dizer. É setup - aquela área que aparece quando apertamos DEL ou F2 no teclado durante a inicialização. Com as setas do teclado consigo acessar todas as áreas do setup. Entretanto, há uma área desabilitada que não sei como ativá-la, exatamente onde tem esse tem essa joça de UEFI.

Eu não sei se estou misturando os conceitos, o que sei é que essas drogas de notebooks novos tem alguma porcaria de recurso que impede a remoção do Windows. O Ubuntu dá boot e funciona beleza no modo live-DVD. Mas nem adianta tentar instalar que não vai.

Parece que o Windows fica numa partição protegida e "intocável" que nada consegue remover ele de lá. Tem uma pancada de tutorial falando sobre esse assunto. Mas os notebooks da LG parece que o Setup tem algum macete diferente. Enfim, não sei como resolver. Nunca imaginei que eu fosse ser obrigado a conviver com o Windows na "marra".

kl363r

  • Visitante
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2015, 19:22 »
Estou tentando instalar o Ubuntu num ultrabook LG e não estou conseguindo.

Estou com problemas para desabilitar essa praga de UEFI Secure Boot. No boot, a opção onde eu deveria entrar para desabilitar a UEFI Secure Boot está opaca (travada). Ou seja, com as setas do teclado eu consigo acessar todas as áreas do boot, mas na tela onde aparece a UEFI Secure Boot "Enabled" a seta do teclado não vai até ali de jeito nenhum.

Já revirei dezenas de tópicos aqui do fórum sobre o assunto e parece que ninguém teve esse problema dessa área do boot estar inacessível.

Até no Youtube tem um monte de tutoriais, mas todos eles mostram facilmente o cara entrando lá no boot e trocando a opção "Enabled" por "Disabled".

No meu caso, isso eu já sei, a questão é a opção travada no meu boot. Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Vamos lá... quando vc inicializa o sistema com o cd ou pen drive o ubuntu da boot? Meu note para inicializar através de um pen drive / cd, etc tem que manter a tecla f11 precionada durante a apresentação do logo de inicialização do fabricante. É possivel que o seu seja semelhante.
Vc já dividiu seu HD em duas partes pelo windows?? Por lá e possivel redimencionar seu HD deixando um espaço para ser formatado pelo linux.
Vc está encanado com o secure boot ou o UFEI ?

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2015, 21:15 »
Citar
Vamos lá... quando vc inicializa o sistema com o cd ou pen drive o ubuntu da boot?
Sim, com o CD o Ubuntu inicializa normalmente.

Citar
Meu note para inicializar através de um pen drive / cd, etc tem que manter a tecla f11 precionada durante a apresentação do logo de inicialização do fabricante. É possivel que o seu seja semelhante.
Geralmente eu mudo a ordem das unidades para boot. Não sei se há outro jeito mais fácil, mas é assim que estou acostumado.

Citar
Vc já dividiu seu HD em duas partes pelo windows??
O HD já se encontra dividido de fábrica. Uma partição de uso para o sistema operacional, programas e arquivos; uma partição pequena que acredito que sirva como uma espécie de swap sem vergonha do Windows; e uma terceira partição que parece que armazena os arquivos de instalação do Windows. Tipo, se acontecer algum problema muito grave, é possível reinstalar o Windows por intermédio dessa partição.

Citar
Por lá e possivel redimencionar seu HD deixando um espaço para ser formatado pelo linux.
Não cheguei a pensar em tentar usar o próprio Windows para alterar as partições. Mas acho que pode ser uma boa ideia. Vou tentar fazer isso e posto o resultado. Se eu não conseguir, vou ver se consigo tirar prints das telas e postar aqui.

Citar
Vc está encanado com o secure boot ou o UFEI ?
Desculpe, mas não entendi. De qualquer forma, vou tentar a opção acima. Obrigado pela ajuda!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2015, 18:22 »
O Windows 8 usa um sistema avançado de gerenciamento de energia, chamado fast startup, que faz um desligamento hibrido, no qual o HD não é completamente desligado e fica meio que pré-montado na partição de boot do Windows, permitindo que o sistema inicie em segundos.

Contudo, com esse sistema ativado, mesmo iniciando uma sessão live-usb, o disco é visto como indisponível e se tentar redimensionar vai acabar apagando a partição do windows.

Assim, http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 16:43 »
Pra acessar o windows 8 no live cd, tu tem que desligar o windows 8 na linha de comando com shutdown /s que entao ele ira desligar completamente. ou desabilitar isso no windows.
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: UEFI - Instalação do Ubuntu em Ultrabook LG
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 22:16 »
Abra o CMD como administrador e execute: powercfg -h off