Há muito tempo havia abandonado o KDE por ter me achado no Ubuntu com Gnome. Infelizmente desde a adoção pelo Unity venho me forçando a usar tal ambiente sem gozar de uma experiencia feliz. O fato é que toda mudança drástica de visual de sistema implica em dificuldade em um primeiro momento em aceitar.
Recentemente baixei a iso do Kubuntu Plasma 5 e fiquei impressionado com o trabalho que o pessoal do KDE vem fazendo, o visual está muito bonito, moderno e o que mais me chamou a atenção foi a rapidez que o sistema flui em minha modesta máquina, principalmente quando comparado ao desempenho que obtenho junto ao Unity no ubuntu 14.04.
O resultado desta retomada de experiencia com o KDE foi uma grata surpresa com o repito belíssimo trabalho que o pessoal do KDE vem fazendo, o que vem a provar na minha opinião que um sistema para ser bonito e moderno não precisa exigir muito de hardware com o unity (uma pena) vem exigindo, apesar que tem melhorado muito, mas ainda muito longe do que foi no Gnome, do que é no Ubuntu Mate, que diga-se de passagem também está sensacional.
Ainda não testei o Unity Next (Não deu boot em minha máquina), mas se estiverem desenvolvendo um sistema leve com os citados aqui nesse post ficarei muito feliz.
Abraços a todos.