Boa tarde,
Eu utilizei muitos dos conceitos que aprendi com meus colegas aqui do fórum, e fiz uma redezinha de "media center", até agora, redondinha...
Nela eu tenho:
1 Servidor
----------
ubuntu server 14.04.1
com o espaço pra armazenamento, mas ainda não é um "Storage" (pois ainda não tenho um HD externo SATA, pra isso, rsrsrs)
com a impressora funcionando, via rede, pois está ligada no PC GAMER (achei mais fácil, assim... rsrs)
1 PC GAMER
-----------
ubuntu 14.10
Com a placa de video mais forte, jogos, várias DISTROS do Linux para teste etc.
A impressora está ligada aqui
1 Notebook
-----------
Com um bom processador (i3), 4GB RAM, o ubuntu 14.10 e o Win7 Home Basic (original, de fábrica)
Utilizado pela minha esposa, agora, com usuário só dela, e tendo recebido as instruções para copiar músicas, fotos e docs em geral, na pasta mapeada do Servidor
1 Netbook
----------
Quando não estou testando novas DISTROS Linux, ou jogando Flight Simulator (hehe), estou neste Netbook... ele é metido a besta... é um ASUS eeePC e tem até uma plaquinha ATI Radeon, fraquinha pros jogos ferradões, mas até que roda vários jogos... rsrs
1 PS3
------
Ainda não consegui acessar o servidor, mas foi por falta de tempo... eu até consegui usar um programa que me indicaram, mas eu acho que ele não roda .avi com codec de compactação... ele nem enxergou esses vídeos :-(
Até aí, tudo bem...
Minha dúvida é a seguinte:
-------------------------
Minha mãe mora na casa da frente e ela tem internet da VIVO (antiga Speedy) e acessa através do Notebook dela, um ACER i5 meio parrudinho, mas cheio de hao123, baidu, McAffe etc
Um dos motivos pelos quais eu quis aprender como fazer essa rede "centralizadora", inclusive com controle de acesso, foi o fato da minha mãe ser mestra em instalar tudo o que vê pela frente, e depois nega peremptoriamente (e culpa a mim, hehehe)... bem, a minha rede já tem o usuário da minha mãe, bem como, já tem uma senha configurada no SAMBA (smbpasswd) pra ela...
Mas ela está usando a rede criada pelo modem/roteador wi-fi da casa dela, e não pelo meu que é um modem/roteador da NET...
Existe uma forma de fazer uma espécie de "bridge" da rede dela com a minha, para eu poder controlá-la sem que ela entre na minha NET?
É que, embora do quarto dos meus pais o sinal da minha NET é bom para eles acessarem, quando ela está na sala ou na cozinha da casa deles, ela perde o meu sinal (este, por sinal, foi o motivo deles terem contratado outra internet)
Se alguém for sugerir algo, que seja diferente da sugestão para eu comprar um roteador wi-fi mais potente (e que isso faria com que ela pudesse cancelar a Internet VIVO dela)... (i) primeiro, pq estou sem condições de comprar; (ii) segundo, pq quero uma solução alternativa a esta (que eu já sabia), por enquanto...
Obs.: Meu servidor só tem 1 placa de rede, mas eu tenho um "pendrive" de rede wi-fi que eu usava no meu PC-GAMER, mas desiti, voltando para o cabo: (i) primeiro, porque estou morando numa casa com sala pequena; (ii) a conexão cabeada é mais rápida (ou, pelo menos parece)...
Aguardo auxílio,
Mas, desde já, agradeço.
Abraços,
Fernando Tietê.