Autor Tópico: FTPD, erro de permissao  (Lida 2828 vezes)

Offline Fr4nk*-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
FTPD, erro de permissao
« Online: 28 de Abril de 2014, 14:29 »
Olá galera, sou leigo no linux(ubuntu 14.04) e estou tendo problemas com FTPD. Bom, eu estou precisando tranferir um arquivo gigantesco pra um notbook(backup), [tanto o PC quanto o NOT conectado na mesma rede] cujo arquivo nao cabe em um pendrive. Mais nao estou conseguindo salvar as alterações no arquivo de configuração do FTPD. Parece ser algum problema de permissao do ADM. Alguem pode me ajudar??

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: FTPD, erro de permissao
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2014, 13:46 »
Olá galera, sou leigo no linux(ubuntu 14.04) e estou tendo problemas com FTPD. Bom, eu estou precisando tranferir um arquivo gigantesco pra um notbook(backup), [tanto o PC quanto o NOT conectado na mesma rede] cujo arquivo nao cabe em um pendrive. Mais nao estou conseguindo salvar as alterações no arquivo de configuração do FTPD. Parece ser algum problema de permissao do ADM. Alguem pode me ajudar??
Cara seu texto ficou muito mal formulado, mas pelo que entendi, vc não esta conseguindo editar o arquivo de configuração do servidor FTP? é isso?

bem basta que vc esteja logado com o supersusuario root no terminal para conseguir isso.. existe 3 possiveis maneiras de alterar esse arquivo.
1º - logue-se com usuario: root senha: ****
2º - quando logado com seu usuario comum, faça assim no terminal  $sudo vim /etc/proftpd/proftdp.conf (veja que o 'vim' é um editor, vc pode usar o nano se preferir ou qualquer outro, e o arquivo que mostrei aqui é somente se estiver usando o proftpd como servidor de FTP, existe outros..)
3º- No terminal digite '$sudo su' e sua senha de usuario comum, após isso é só repitir o passo 2º

Offline Fr4nk*-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: FTPD, erro de permissao
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2014, 19:44 »
Obrigado por me ajudar, mas depois de uns dias tive que remover o Linux do meu PC, já que eu não tava conseguindo realizar o que eu queria. Tempos depois precisei do Linux denovo, mas aí meu PC tá travando na tela de instalação(Um pininho do socket quebrou), então to meio enrolado aqui kk. Mas tô com um PC antigo ali, que é só arrumar uma fonte que ele vai funcionar, aí eu tento isso aí que tu me falou.

Desculpe por formular mau a pergunta, cabeça quente não dá pra pensar kkk. PODEM FECHAR O TÓPICO!! =)