Para poder começar a pensar em resolver isso é necessário ao menos saber com exatidão em que ponto do carregamento está ocorrendo o travamento. Quem está do lado de cá não sabe absolutamente nada acerca do seu computador, é necessário um mínimo razoável de informação para começar a raciocinar sobre o problema.
Informe as características básicas do seu hardware (qual computador, marca, modelo, quanto de memória, o quê de disco, enfim, uma descrição que permita um mínimo entender e visualizar mentalmente o que está a ocorrer aí.
Informe qual a exata versão instalada do sistema operacional (S.O.) Ubuntu; informe ainda o que mais há de S.O. instalado (dual boot, tem windows, tem outras distribuições instaladas?).
A partir desse mínimo de informação começa a melhorar a possibilidade de aparecer alguém para efetivamente ajudar a resolver a questão.
No geral, na solução de problemas no fórum, mais informação é, em regra, melhor que menos informação.
Isso posto, é ver que o carregamento produz um log, isto é, um registro do que ocorre no carregamento.
Esse arquivo é o dmesg, o qual contém as mensagens do buffer do kernel.
Se você está conseguindo carregar o sistema (parece que sim, usando a tecla Esc, como você disse), então abra um terminal (teclas: Ctrl+AlT+T) e digite:
gedit /var/log/dmesg
Isso permitirá abrir o arquivo de log dmesg e procurar localizar algo nele que possa dar uma pista sobre o travamento.
Pode também tentar usar esse comando:
cat /var/log/dmesg | grep fail
Esse comando faz um filtro da palavra 'fail' dentro do arquivo dmesg, isto é, se existir alguma carga que resulte em falha (fail) essa palavra é
exibida e o comando coloca ela em evidência.
Se existir alguma saída relevante para o 'fail', copie e cole o resultado aqui no fórum para que se possa analisar.
Se está conseguindo fazer o sistema carregar então também é possível fazer com que o carregamento apareça em tempo real no monitor o que irá permitir identificar precisamente se pára em algum ponto, mas depois, com mais tempo, detalhamos isso.
Comece por fazer o quanto sugerido acima para se ter um princípio minimamente razoável de informação.