Autor Tópico: Solicito sugestão de Handheld  (Lida 6815 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Solicito sugestão de Handheld
« Online: 08 de Outubro de 2006, 20:08 »
  Boa noite
  Estou pensando em comprar um handheld (computador de mão) mas não entendo muita coisa sobre isso. Então quem puder me ajudar com alguma sugestão, eu agradeço.

  Segue algumas coisas que eu gostaria que o handheld tivesse (nem sei se é possivel):

- Office (planilha, editor de texto, apresentação de slides), de preferência de algum que exista em desktop (microsoft office, ou open office);
- Gerenciador de email (preferência para thunderbird);
- Navegador de internet (preferência Firefox);
- Possibilidade de acesso a internet de forma sem fio (wirelles);
- Visualização de imagens;
- Visualização de documento pdf, doc, xls, etc;
- Possibilidade de acoplar um teclado (próprio ou usb para desktop);
- Tradutor;
- Possibilidade de rodar Java, e flash (para alguns joguinhos, hehehehe);
- Possibilidade de extensão de memória;
- possibilidade de tocar mp3 e alguns vídeos;
- Possibilidade de instalar programas (precisaria instalar uma calculadora financeira - isto seria indispensável).
- Que rode em um SO conhecido (como windows ou Linux);
- SO em portugês.
- Que eu consiga mandar arquivos do handheld para o pc (e vice versa) pelo windows, e pelo Linux Ubuntu.
- Que o uso constante não canse tanto a vista (como os monitores de pc mais antigos).
_ que não seja necessário um investimento muito alto.


  Como disse, não entendo de computador de mão mas tenho interesse de adquirir e conhece-lo. Sendo assim, caso tenha um link de algum artigo ou tutorial que fale sobre este assunto, também agradeço.
 

 
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

arlei

  • Visitante
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2006, 21:15 »
Amigo zackshinra,

como usuário de Palm desde o primeiro lançamento deles que foi o Palm Pilot, isso la por volta de 1998/99 deixo esse handheld como sugestão. Porém, embora seja possivel rodar Linux em alguns modelos, o Palm vem com SO proprietário, que é o Palm OS. É muito simples, eficiente, estavel, rápido e seus milhares de aplicativos fazem destes pequenos equipamentos uns verdadeiros computadores de mão, porque com os atuais recursos não existe o que não seja possivel fazer com essas maquininhas, inclusive tudo isso que vc listou em seu post.

http://www.palm.com/br/

Porém, com os preços atuais dos notebooks eu pessoalmente não compraria um handheld e sim um note, para ae sim instalar um ótimo Linux nele (preferencialmente um Ubuntu Dapper, pelo menos até o lançamento oficial do Edgy).

Nota: Agora por favor, windows em computador de mão não né. A não ser que vc goste de viver dando "reset", que é o substituto do Crtl+Alt+Del no mundo handheld.  ;D ;D

T+
Arlei

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2006, 12:36 »
  Valeu arlei pela ajuda.
  Irei checar o site da palm a fundo para entender melhor esses equipamentos.

  Só tenho algumas dúvidas:
1. O Palm Pilot que vc cita, não o encontrei no site da palm, o mesmo não é mais fabricado ?

2. Eu dei uma olhada por cima, mas parece que a transferência de dados para o Linux não é compativel ?

3. Os handheld com os dizeres "compatível com Word®, Excel® e PowerPoint®", pode trabalhar normalmente com esse formatos, ou só permite a visualização ?

4. Vc diz que prefere um notebook, mas o mesmo é muito caro (2500 para cima). Ter um handheld hoje ainda compensa ? (eu usaria mais para a faculdade e alguns trabalhos externos)
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2006, 12:37 »
Cara compra um smathfone... vale mais a pena tu ja usa pal e cel tudo num lugar só.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

arlei

  • Visitante
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2006, 13:17 »
Cara compra um smathfone... vale mais a pena tu ja usa pal e cel tudo num lugar só.

n3t0,

eu particularmente não gosto de smartphones, porque como handheld seriam boas opção, mais como telefone ainda acho eles meio grandes.
Para internet, MMS e outros uso meu Palm Z72 conectado via bluetooth com meu celular motorola V3 e funciona que é uma maravilha.

1. O Palm Pilot que vc cita, não o encontrei no site da palm, o mesmo não é mais fabricado ?

Sim zackshinra, o modelo Pilot foi o primeiro lançamento, ainda quando era da 3Com e hoje ja não é mais fabricado. Atualmente o modelo top da Palm é o Live Drive, porém o mesmo não é com memória flash e sim com um micro HD, assim sendo no meu ver por ser uma equipamento de grande mobilidade tenho minhas dúvidas sobre a qualidade de seu funcionamento com um disco rigido.

Citar
2. Eu dei uma olhada por cima, mas parece que a transferência de dados para o Linux não é compativel ?

É compativel sim, e tem um software para Linux que vc inclusive pode baixar dos repositórios do Ubuntu que é o JPilot, muito parecido com o Palm Desktop que vem com o Palm para windows. Vc tanto pode sincronizar teu Palm via cabo ou Bluetooth com seu Linux.

Citar
3. Os handheld com os dizeres "compatível com Word®, Excel® e PowerPoint®", pode trabalhar normalmente com esse formatos, ou só permite a visualização ?

Sim, trabalhar normalmente. Ou seja, criar e editar seus arquivos do Word, Excel e Powerpoint no teu Palm sem maiores problemas, apenas tendo que sincronizar com seu desktop para manter ambos atualizados.

Citar
4. Vc diz que prefere um notebook, mas o mesmo é muito caro (2500 para cima). Ter um handheld hoje ainda compensa ? (eu usaria mais para a faculdade e alguns trabalhos externos).

Como ja disse, mesmo sendo um satisfeito usuário Palm, se fosse hoje me decidir entre um handheld e um Note, ficaria com o segundo sem pensar duas vezes, até porque se vc ver bem, um handheld hoje top de linha não difere muito disso.

T+
Arlei

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2006, 15:13 »
  Valeu pessoal, obrigado pelas dicas e sugestões.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2006, 15:07 »
Caro amigo...você usa o teu Zire72 com linux?
Procurando no site, vi que eles até reforçam a compatibilidade exclusiva com o ruindows...
é algum soft extra?..ou vc consegue sincronizar e trocar dados com o Ubuntu numa boa, nativamente??dá pra dar essa dica pra nós??

Valeu,

Adriano

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2006, 16:54 »
Tenho um Zire, nem lembro qual modelo e não recomendo Palm.

Ele parou de funcionar após 3 meses de poquíssimo uso. Se saí com ele na rua 2x foi muito. E qualquer manutenção nele é o mesmo preço: 400 reais (na época). Independente do problema, reparo técnico sempre custava o mesmo. Obviamente, eles só iriam trocar o miolo do aparelho e me mandar de volta, por isso não existe orçamento, só preço fixo.

É um aparelho frágil demais, vulnerável demais. Tente analisar se você realmente precisa ter acesso a planilhas e documentos assim, no meio da rua e de pé. É um aparelho muito caro para um risco tão grande de ser roubado e em caso de falha, você ser enforcado com uma manutenção dessas.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2006, 18:37 »
  Valeu KurtKraut, vou considerar a sua opnião na minha decisão.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2006, 19:38 »
Pense num celular mais requintado do que um Palm.

Eu tenho um Motorola E398 que já tá fora de linha, mas tem GPRS, Bluetooth e Java. Por conta do Java, tenho nele o Opera Browser, acesso meu gmail tranquilamente, e o jmirc, acesso o IRC. Como é possível acessar MSN/ICQ/Jabber pelo IRC, eu acabo tento acesso no meu celular a múltiplas contas MSN e Jabber.

Leia meu artigo sobre como fazer isso em: http://planeta.ubuntubrasil.org/post/259

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2006, 17:19 »
No caso de um celular o LG Safira tem email com imap e roda java tambem. É um otimo aparelho estou com ele a quase um mes e não tenho o que reclamar.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2006, 16:10 »
Amigo zackshinra,

como usuário de Palm desde o primeiro lançamento deles que foi o Palm Pilot, isso la por volta de 1998/99 deixo esse handheld como sugestão. Porém, embora seja possivel rodar Linux em alguns modelos, o Palm vem com SO proprietário, que é o Palm OS. É muito simples, eficiente, estavel, rápido e seus milhares de aplicativos fazem destes pequenos equipamentos uns verdadeiros computadores de mão, porque com os atuais recursos não existe o que não seja possivel fazer com essas maquininhas, inclusive tudo isso que vc listou em seu post.

http://www.palm.com/br/

Porém, com os preços atuais dos notebooks eu pessoalmente não compraria um handheld e sim um note, para ae sim instalar um ótimo Linux nele (preferencialmente um Ubuntu Dapper, pelo menos até o lançamento oficial do Edgy).

Nota: Agora por favor, windows em computador de mão não né. A não ser que vc goste de viver dando "reset", que é o substituto do Crtl+Alt+Del no mundo handheld.  ;D ;D

T+
Arlei

Assim... estou vendo este tópico agora e sinceramente não gosto do Widnwos como um sistema operacional, agora num venha me dizer q o Widnow Mibile é ruim né... o Windows Mobile 5 é o melhor sistema para handhelds que existe em questão de gerenciamento de memória e estabilidade, fora que existem muito mais programas para Pocket PC do que para Palms...
Sou apaixonado por Linux e uso ele no meu desktop, agora enquanto não sair um Linux que funcione no meu pocket pc (iPAQ rx3715) eu continuarei a usar o Windows Mobile...
E mais... não vivo dando reset no meu pocket de jeito nenhum, pelo contrário, só vejo o pessoal com os Palms Zire 71 e 72 dando reset toda hora pq não aguentou o processamento de um Realplayer, Word, Excel, Contatos e imagens sendo exibidas ao mesmo tempo... fora que a indexação de arquivos nos Palms é deplorável né...

Quanto ao último posto o Black Safira é muito bom e atende as necessidades... tenho um... hehehe

Abraços

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:16 »
  Muito obrigado pelas opinões e sugestões. Irei considerar todas as informações na minha decisão.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

arlei

  • Visitante
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2006, 11:22 »
Ta bom Cond_83,

gerenciamento de memória!?!?! Vc ja viu o tamanho de um *.prc comparado a um programa do win mobile.
Vc ja viu a enormidade de opções em programas para PalmOS, bastando lógico, saber onde procurar por esta vasta web.
Tenho um Z72 e nunca tive problema com o fato de estar escutando um sonzinho mp3 no RealOne Player e junto usando algum outro aplicativo.

Bem, mais como tudo na vida, nada é totalmente satisfatório. Tenho que concordar com vc que até a versão 5.3 o PalmOS tinha alguns problemas com a indexação dos arquivos, tanto que em algumas buscas por arquivos ou mesmo conteúdo dos arquivos o Palm congelava e tinha que dar um soft reset. Mais parece que agora, nos novos Palms que vem com sistema mais atual esse problema foi resolvido.

De critico mesmo com meu Z72 tive o problema de descascar a pintura, uma problema que ocorreu nas primeiras séries de unidades fabricadas do Zire 72 que tinham uma cor azul com um pintura emborrachada porém que descascava por qquer coisa. E infelizmente o meu, como foi comprado logo ao lançamento e infelizmente lá fora em uma das minhas viagens fiquei sem o devido suporte e agora ta peladinho, mais no meu ponto de vista mais bonito, pois esta prateado como é o modelo agora comercializado pela Palm Inc.  ::)

Não quero com isso disser que teu pocket com windows é pior e o meu melhor, porém posso afirmar que sou um velho usuário de Palm muito satisfeito, pois conforme ja salientei tenho desses computadorzinhos de mão desde o primeiro modelo lançado que ainda era da 3Com.

T+
Arlei

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Solicito sugestão de Handheld
« Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2006, 10:22 »
Ta bom Cond_83,

gerenciamento de memória!?!?! Vc ja viu o tamanho de um *.prc comparado a um programa do win mobile.
Vc ja viu a enormidade de opções em programas para PalmOS, bastando lógico, saber onde procurar por esta vasta web.
Tenho um Z72 e nunca tive problema com o fato de estar escutando um sonzinho mp3 no RealOne Player e junto usando algum outro aplicativo.

Bem, mais como tudo na vida, nada é totalmente satisfatório. Tenho que concordar com vc que até a versão 5.3 o PalmOS tinha alguns problemas com a indexação dos arquivos, tanto que em algumas buscas por arquivos ou mesmo conteúdo dos arquivos o Palm congelava e tinha que dar um soft reset. Mais parece que agora, nos novos Palms que vem com sistema mais atual esse problema foi resolvido.

De critico mesmo com meu Z72 tive o problema de descascar a pintura, uma problema que ocorreu nas primeiras séries de unidades fabricadas do Zire 72 que tinham uma cor azul com um pintura emborrachada porém que descascava por qquer coisa. E infelizmente o meu, como foi comprado logo ao lançamento e infelizmente lá fora em uma das minhas viagens fiquei sem o devido suporte e agora ta peladinho, mais no meu ponto de vista mais bonito, pois esta prateado como é o modelo agora comercializado pela Palm Inc.  ::)

Não quero com isso disser que teu pocket com windows é pior e o meu melhor, porém posso afirmar que sou um velho usuário de Palm muito satisfeito, pois conforme ja salientei tenho desses computadorzinhos de mão desde o primeiro modelo lançado que ainda era da 3Com.

T+
Arlei

É... eu lembro desses primeiros modelos, contudo nunca tive dinheiro para comprar quando lançaram... hehehe...
Mas também vai muito do gosto do cliente, eu particularmente prefiro coisas organizadas em pastas.