Autor Tópico: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas  (Lida 8403 vezes)

Offline Alexandre Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Online: 16 de Outubro de 2014, 00:10 »
Boas noites caros companheiros, sou novo por estas bandas e sou um utilizador fartiinhooo do windows, mas indignado com os preços que a mac leva lá pela maçazinha a dar luz na parte de traz do ecra.

Porem as unicas soluções mais apelativas no meu entender sao : ubuntu ou Minth ( acho que é assim que se escreve)

Mas agora vem os problemas....

A minha maquina é a seguinte :

-Intel® Core™ i7 4500U Processor
-Windows 8 -Nativo
-DDR3L 1600(O.C.) MHz SDRAM, incorporada 8 GB
-Ecra 15.6" 16:9 HD (1366x768) Glare panel
- 2 discos : 500GB HDD 5400 RPM
750GB HDD 5400 com 24 G SSD RPM (pequeno mas seve para o os)
-NVIDIA® GeForce® GT 740M com 2GB DDR3 VRAM


Pronto aqui vem as questões todas que tenho , e depois disso irei decidir se vou ou nao instalar porque a vontade é mesmo enorme.

1º Tenho ecra tatil , conseguirei utiliza-lo com o ubuntu ou Minth?

2º Estudo multimédia, preciso de quase todos programas da adobe (photoshop, illustrater, indesign etc etc), Conseguirei instalar o Adobe Master Collection no ubuntu ou Minth?

3º Se algum dia precisar de fonts novas para elaboração de trabalhos o ubuntu ou Minth deixa-me adicionar novas?

4º Jogo League Of Legends e Counter Strike Source, conseguirei jogar neste sistema?

5º Terei de instalar drivers? Relativamente á graphica já que o League é um jogo que pede mais do que a integrada?


PFV respondam-me sou muito leigo este assunto mas quero imenso migrar, mas para isso preciso de 3 garantias : 1º que continuarei a poder usar os programas de multimédia, e 2º que continuarei a poder jogar com a mesma ou com melhor performance que no windows, e por final o ecra tatil :o faz um jeitao  :crazy:


Desde já obrigado a todos que perderam tempo a tentar ajudar-me  :-\

ps: o pc é este :http://www.asus.com/pt/Notebooks_Ultrabooks/ASUS_VivoBook_S551LN/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2014, 01:27 »
grave a imagem .iso do Ubuntu em um pendrive de pelo menos 16 gb.

Use o programa unetbootin (windows) para isto, reservando 4 gigas dos 16 para o modo persistente.

use o pendrive do Ubuntu no modo "testar o Ubuntu". Ele será executado em memoria ram sem instalar nada em sua maquina.

Instale os programas que desejar e teste. Use por uns dois meses desta forma, para só depois instalar fisicamente na maquina.

Com isto você irá aprender sobre o sistema e não terá decepções.

Citar
1º Tenho ecra tatil , conseguirei utiliza-lo com o ubuntu ou Minth?

Sim

Citar
2º Estudo multimédia, preciso de quase todos programas da adobe (photoshop, illustrater, indesign etc etc), Conseguirei instalar o Adobe Master Collection no ubuntu ou Minth?

Não
Citar
3º Se algum dia precisar de fonts novas para elaboração de trabalhos o ubuntu ou Minth deixa-me adicionar novas?

Sim

Citar
4º Jogo League Of Legends e Counter Strike Source, conseguirei jogar neste sistema?

Sim, mas com baixo desempenho.

Citar
5º Terei de instalar drivers? Relativamente á graphica já que o League é um jogo que pede mais do que a integrada?

Sim, mas já vêm no pacote de instalação.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2014, 01:52 »
Só para complementar a resposta do Tota:

Os programas da Adobe podem (teoricamente) serem instalados via Wine, um utilitário que roda programas do Windows em outros sistemas. Teoricamente, porque nem sempre funciona e o desempenho algumas vezes é baixo ou bugado. Pesquise sobre como usar o Wine em conjunto com o PlayOnLinux.

O desempenho em jogos depende de vários fatores em qualquer sistema. Um deles são os drivers, para usar eles va nas configurações do sistema, drivers adicionais e ative os drivers proprietários. Outro fator é como o jogo foi desenvolvido para o sistema, se é um port direto ou  reescrito, etc. O grande problema é que quando alguns jogos são lançados para o sistema, são "mal desenvolvidos", o que prejudica o desempenho. Não acontece apenas no Ubuntu, conhce o GTA IV? Foi pessimamente portado para o Windows e tem um desempenho sofrível. Com um hardware como o seu, o desempenho pode ficar bom ou aceitável, mas melhor é difícil, infelizmente.

Se você não tiver um pendrive disponível para os testes, pode instalar o sistema em dualboot (os dois sistemas, Windows e Ubuntu), mas tenha cuidado para não instalar no SSD, pois o espaço dele é pequeno e pode deixar sem espaço para o Windows. Essa opção é boa pois você pode usar o Windows para trabalhar com seus programas e usar o Ubuntu para navegar e outras coisas.

Bem vindo e qualquer dúvida é só perguntar!

:)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2014, 02:59 »
Eu tenho um notebook parecido com o seu, é Asus também.

Você sabe se a placa de vídeo é hibrída? Nvidia + Intel? Se for, vai ter que instalar o Bumblebee além do driver da nvidia, para conseguir alternar entre Intel onboard e a nvidia. Já postei coisa à respeito no fórum, dê uma procurada.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Alexandre Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2014, 07:37 »
Desde já obrigado a todos. Bem começando pelo inicio :

2º Estudo multimédia, preciso de quase todos programas da adobe (photoshop, illustrater, indesign etc etc), Conseguirei instalar o Adobe Master Collection no ubuntu ou Minth?

-Nao

tota, com o wine nao conseguirei executar isto na prefeição? :s
----------------------------------------------------------------------------------------------


MatherusWilder eu nao tenho windows no ssd, quando coloquei o 7 e tirei o 8 fartei e coloquei no rigido msm eheheh, agora vc me diz que o desempenho nao vai ser bom, com isso quer dizer que os programas vao-se arrastar? :s

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sergio Benjamim sim é hibrido tenho intel e nvidea devem ser igual os portateis entao

clodoaldops

  • Visitante
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2014, 07:49 »
Instale em dualboot

Offline Alexandre Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2014, 07:57 »
Instale em dualboot


Pois mas eu quero migrar completamente. Se for para ficar com os  2 nao vale a pena :/

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2014, 10:24 »
Instale em dualboot


Pois mas eu quero migrar completamente. Se for para ficar com os  2 nao vale a pena :/

Vale a pena sim, você vai ter sistemas complementares. Infelizmente tem programa do windows que não roda nativamente no linux ainda...

Rodar no wine é gambiarra, nem sempre dá certo. Você pode ver o grau de compatibilidade de um programa no wine aqui: https://appdb.winehq.org/

Photoshop é silver, então até dá para usar pelo Wine, mas vai ter pequenos problemas. Não dá para usar o Gimp no lugar?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2014, 10:58 »
Instale em dualboot

Pois mas eu quero migrar completamente. Se for para ficar com os  2 nao vale a pena :/

Concordo.

Se você realmente precisa usar os programas do windowns continue com o windowns, não é pecado,  se não tem tanta necessidade assim, procure aprender as alternativas nativas para linux, gimp, libreoffice, aptana, blender, ligthworks... etc. Como disseram, wine é gambiarra, e dual boot é para fracos.. cof cof  ;D.

A melhor maneira de não sentir tanto o impacto da migração é comecar a usar os programas que são geralmente utilizados no linux já no windowns, como a maioria dos programas rodam em ambos os SO's, você pode utilizá-los no windowns por um tempo para ir se famialirizando antes de trocar de sistema.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Alexandre Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2014, 12:55 »
Instale em dualboot

Pois mas eu quero migrar completamente. Se for para ficar com os  2 nao vale a pena :/

Concordo.

Se você realmente precisa usar os programas do windowns continue com o windowns, não é pecado,  se não tem tanta necessidade assim, procure aprender as alternativas nativas para linux, gimp, libreoffice, aptana, blender, ligthworks... etc. Como disseram, wine é gambiarra, e dual boot é para fracos.. cof cof  ;D.

A melhor maneira de não sentir tanto o impacto da migração é comecar a usar os programas que são geralmente utilizados no linux já no windowns, como a maioria dos programas rodam em ambos os SO's, você pode utilizá-los no windowns por um tempo para ir se famialirizando antes de trocar de sistema.


Pois mas na minha faculdade dao especificamente aqueles programas da Adobe, por isso eu só sou avaliado se fizer os meus trabalhos nesses programas, wine é gambiarra em que sentido? Sou pt-pt por isso nao entendi xD

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2014, 13:25 »
Gambiarra é algo como: se tenho uma mesa com a perna mais curta que a outra, ao invéz de arrumar a perna desta mesa eu simplesmente ponho um apoio nela, ou seja, funciona mas não resolve o problema definitivamente, isso é fazer uma "gambiarra", ou dar um "improviso", "fazer da maneira mais fácil".

Sobre a questão dos programas eu sinceramente não sei te dizer, é uma situação um pouco delicada e vai de cada caso, mas eu penso que o melhor é continuar com o windowns e experimentar os programas do linux. Um site onde você pode encontrar programas semelhantes para sistemas diferentes é o: http://alternativeto.net/?platform=linux

Quando tiver mais conhecimento sobre o sistema saberá qual é o melhor para as suas necessidades.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2014, 19:25 »
MatherusWilder eu nao tenho windows no ssd, quando coloquei o 7 e tirei o 8 fartei e coloquei no rigido msm eheheh, agora vc me diz que o desempenho nao vai ser bom, com isso quer dizer que os programas vao-se arrastar? :s

Não, eu disse que o desempenho pode deixar a desejar. Não gosto de dualboot, logo, ou ficava com o Ubuntu e jogando via Wine, ou ficava com o Windows. Não havia escolha. O desempenho de um jogo ou programa no Wine é imprevisível, mas é uma boa alternativa que, com testes e paciência, pode ser útil. Eu por exemplo, ganhei muita experiência no uso do Wine+PlayOnLinux por fazer muitos (muitos!) testes com os meu jogos. Hoje uso o sistema que quero, atualmente passo muito tempo no Windows, mas quando enjoar basta formatar e colocar o Ubuntu, ou outra distro. Não fico sem os jogos se mudar de sistema, a grande maioria dos que eu gosto rodam muito bem no Wine. Apenas precisei de paciência e muitos testes. Não se pode garantir que você vai rodar os programas que precisa via Wine sem problemas, pode ocorrer de estar fazendo um trabalho e o programa travar, ou algo não funcionar bem. Se você não tem tempo para isso e não quer considerar dualboot, o jeito será usar o Windows, infelizmente.

Qualquer dúvida é só perguntar!

:)

Offline Alexandre Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2014, 00:46 »
Acho que a minha ultima esperança era mesmo o Wine.  Sendo o Wine imprevisível como dizes, acho que com muita pena minha vou formatar a minha maquina e colocar o win7 do 0 :(

MatheusWillder

  • Visitante
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2014, 01:40 »
Acho que a minha ultima esperança era mesmo o Wine.  Sendo o Wine imprevisível como dizes, acho que com muita pena minha vou formatar a minha maquina e colocar o win7 do 0 :(

Eu estaria errado se te dissesse que rodaria perfeito via Wine. Isso não ocorre. Para não desistir tão fácil, recomendo que tente a dica que o Tota deu, fique usando o sistema por uns dias, não vai te fazer mal. Caso não dê certo, simplesmente abandone. Caso goste, dê outra chance, instale o Wine em conjunto com o PlayOnLinux e tente rodar o que quer. Nós sempre estamos aqui para ajudar em qualquer dúvida.

:)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: ASUS Instalação do ubuntu Duvidas
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2014, 10:27 »
Acho que a minha ultima esperança era mesmo o Wine.  Sendo o Wine imprevisível como dizes, acho que com muita pena minha vou formatar a minha maquina e colocar o win7 do 0 :(

É a única solução.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"