Autor Tópico: Counter Strike: Global Offensive (FPS)  (Lida 8498 vezes)

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Online: 20 de MAR?O de 2015, 23:18 »
Boa noite, colegas.

Sou novo no fórum e como usuário de Ubuntu.
Instalei a versão 14.10 recentemente e instalei o Counter Strike: Global Offensive, que é o único jogo que me interessa atualmente.

O problema é que no Windows eu tinha uma taxa de 250fps, em média, com tudo no máximo nas configurações gráficas. Agora,
com o Ubuntu, sou obrigado a deixar as configurações gráficas no mínimo pra conseguir uma média de 120fps, com quedas pra menos
de 100 em alguns momentos, às vezes até por volta de 60. Gostaria de saber se essa queda tão brusca é esperada na troca do sistema.

Minhas especificações de hardware são as seguintes:

AMD FX-6300 3.5Ghz
AMD Radeon R9 270x 2gb
4gb RAM

Estou utilizando o driver de vídeo proprietário.

Obrigado!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2015, 10:51 »
O CS:GO realmente é mais otimizado no Windows. Porém eu não acho que era para dar tanta diferença assim, mas acredito que você não está usando a últimaversão do driver. Como que você instalou esse driver? Aconselho a baixar no site da AMD a última versão. Agora, se você está rodando pelo Wine, realmente as coisas costumam não funcionar tão bem.

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2015, 13:08 »
Eu instalei pelo terminal, conforme orientações de um tutorial.
Pra instalar direto do site da AMD eu preciso desinstalar o driver atual primeiro ou posso simplesmente instalar por cima?

Se precisar desinstalar, como devo proceder?

Muito obrigado pela ajuda.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2015, 17:32 »
Amigo, qual tutorial?

E sim, é bom desinstalar um driver antes de colocar outro. Creio que uma forma de fazer isso é ir em Drivers Adicionais e marcar o driver open source. Mas eu aconselharia uma desinstalação manual, dependendo de como instalou.

Outra coisa, pelo Catalyst Control Center você não consegue ver qual a versao está usando?

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2015, 18:35 »
Amigo, já tentei de tudo e parece que a situação só piora.
Eu estava utilizando a versão 14.10 do Ubuntu. Achei que poderia ter alguma relação com a instabilidade de uma versão muito recente, formatei e instalei a 14.04. O desempenho está ainda pior.

Atualmente estou utilizando o seguinte driver: fglrx-updates. Já testei com o fglrx e continou a mesma coisa e a versão opensource nem abre o jogo, dá um erro de OpenGL.

No Catalyst a versão informada é:
Versão do driver: 13.35.1005-140312a-169199E
Versão do driver 2D: 13.35.5
Versão do OpenGL: 4.3.12798

Quando abro o CS:GO e abro o console, aparece uma porção de erros relacionados a texturas. Você acha que pode ter alguma relação?

Muito obrigado.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2015, 18:48 »
Esse driver é antigo.

Sugiro seguir essas dicas:

https://www.youtube.com/watch?v=BXfZtF-1OLA

Não creio que o desempenho vai ficar igual ao do Windows, mas é bem provavel que melhore.

Outra coisa, em alguns casos depois de instalar um driver proprietário, pode ter problemas no seu sistema (normalmente uma tela que fica só preta no login). Sugiro também que procure sobre esses problemas, só para ter uma ideia caso algo dê errado. Aqui no fórum tem bastante conteúdo sobre isso.

Por fim, como sua placa de vídeo é de uma linha recente, considero uma boa ideia atualizar o kernel. Tem bastante tutorial sobre isso na rede também.

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2015, 19:43 »
Agradeço muito sua ajuda, farei o recomendado e entrarei em contato falando se o problema foi solucionado ou não.

Uma última dúvida. Estou tentando instalar o driver diretamente do site da AMD, conforme indica o vídeo que você me enviou, mas quando
termina de baixar, tento instalar e a Central de Programas não permite, me apresenta o erro: "A dependência não é contentável: fglrx-core". Você sabe me dizer o que ocasiona esse erro?

Já desinstalei o driver anterior...

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2015, 19:56 »
Não use a central de programas.

Use o Terminal. Basta ir onde os downloads foram salvos (normalmente /home/usuario/Downloads se baixou pelo navegador) e rodar o comando:

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads && sudo dpkg -i *.deb
Mas verifique se estão salvos na pasta Downloads e se não tem nenhum outro arquivo .deb na mesma pasta, pois o comando acima instala todos os .deb da pasta.

Outra coisa, observe a saída do comando. Se notar algum erro, provavelmente deverá ser dependências. Então rode:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -f
Reinicie depois.

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2015, 12:50 »
Olá, amigo.

Eu fiz o que você indicou. Tentei instalar por terminal e realmente dá erro de dependência. Dei o comando que você indicou e ele desinstala o que foi instalado, e aí fico na mesma.

Acho que já te incomodei demais com esse fato.

Você sabe como eu faço pra resetar todas as configurações do sistema? Gostaria de tentar começar tudo do zero, talvez instalar a versão antiga e ficar com o fps baixo, mesmo.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2015, 13:18 »
Resetar depende do que foi feito aí. Não sei se instalou alguma coisa, pois acho que deve precisar de dois ou três arquivos .deb, certo? O indicado nesses casos é postar a saída do comando para ver qual a situação aí. Fale ainda, quais pacotes baixou do site, pois se estiverem errados não vai ter jeito mesmo.

Sem isso, a única coisa que posso falar é que podem faltar alguns pacotes para compilação no seu sistema. Talvez, instalando resolve (mas eu acho que não é isso):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install dh-modaliases execstack dpkg-dev debhelper lib32gcc1

Offline Daniel Salerno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Counter Strike: Global Offensive (FPS)
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2015, 21:06 »
Anderson, consegui finalmente instalar seguindo os passos deste tutorial: http://linustechtips.com/main/topic/246639-installing-catalyst-on-ubuntu/
Agora a versão é atualizada.

Infelizmente o FPS continua o mesmo, mas não me preocuparei mais com isso.

Obrigado pela paciência!