Autor Tópico: [RESOLVIDO] Como criar scripts para ser usado na área gráfica do Ubuntu?  (Lida 1627 vezes)

Offline gabrielpinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá amigos,

===Atenção, texto blablabla antes da dúvida, pode pular esse 1 paragrafo... rs======

Depois de muito tempo longe do Linux, a minha primeira distro e que usei por mais tempo era o Kurumin, que sinceramente me deixou apaixonado pelo sistema. De tempos em tempos, quando o Windows me enchia o saco com seus problemas, eu corria atrás de uma nova distro, mas os entraves de sempre ter que dar muito jeitinho, instala aqui e ali ou periféricos que não funcionavam me desencorajavam a manter o sistema. Desta vez depois da raiva que tenho do Windows 8, aliás o pior sistema que já usei, que veio instalado no meu ultrabook. Um sistema com uma interface e proposta interessante mas que peca no básico de apresentar uma plataforma rápida, principalmente quando você quer fazer uma tarefa de 10 minutos e termina tendo que gastar 1 hora em decorrência das atualizações tão arbitrárias, ok! É possível desativá-las mas quero me manter atualizado não atrasado ou perturbado. Enfim, quando instalei o Ubuntu fiquei espantado como o sistema evoluiu, ficou robusto e os ajustes excessivos não são mais necessários, me surpreendeu inclusive meu modem 4G Zte tem funcionado totalmente plug and play... contagem regressiva para arrancar o ruindows8 do meu ultrabook.

====================================================================================

Bom depois desse blablabla chato, a minha dúvida vem abaixo...rs

Lembro que sempre que queria executar um comando na área gráfica eu criava um script executável, para abrir um programa e tal, criava um documento de texto, definia a extensão como .sh abria as propriedades e marcava como executável, pronto!

Tentei fazer o mesmo no Ubuntu e não da certo de jeito nenhum.

Criei o seguinte script:

ap-hotspot start

No terminal ele funciona bem, mas na parte gráfica ele abre o documento de texto, independente do que eu faça. tentei dar comando de executável via chmod +X ativar a opção nas propriedas, dar chmod 777 e tudo, mas NADA faz ele rodar na parte gráfica.

E ai alguma luz de como fazer um script de comando rodar na parte gráfica do Ubuntu?

Grande abraço.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2014, 23:20 por gabrielpinho »

Offline gabrielpinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como criar scripts para ser usado na área gráfica do Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2014, 23:19 »
Achei a solução:

Por padrão o Ubuntu não possui uma opção nas propriedade que permite escolher como o sistema reage ao abrir arquivos executáveis esta opção está nas propriedades do gerenciador de arquivos.

Portanto faça o seguinte:

Abra o gerenciador, pode ser uma pasta qualquer e vá até:

Editar> Preferências

E escolha a guia "Comportamento"



Na parte que diz: "Arquivos de textos executáveis" você deve selecionar uma das seguintes opções:

Executar arquivos de texto executáveis quando forem abertos

Esta opção abre dá forma que eu queria que abrisse, como solicitado na pergunta que fiz.

ou a opção: Perguntar cada vez

Essa opção abre uma janela perguntando se quer executar em um termina, ou simplesmente executar o arquivo entre outras.

Seleciona a que mais lhe agradar e pronto.

;-)

Fonte: http://askubuntu.com/questions/286621/how-do-i-run-executable-scripts-in-nautilus