Autor Tópico: Wine: Casos de sucesso?  (Lida 8918 vezes)

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Wine: Casos de sucesso?
« Online: 09 de Outubro de 2006, 08:43 »
 >:(

Pessoal,

Estou há muito tempo tentando instalar e configurar o Wine aqui em casa, mas nunca consegui fazer nada funcionar nele, nem mesmo o Internet Explorer.

Minha esposa depende do uso de um site, cuja estrutura foi alterada recentemente e agora só é possível utilizá-lo com o Internet Explorer, pois com o Mozillão, Firefox, Opera, Konqueror e até mesmo o E-links não funcionou. Já testamos em outro local com o IE e funciona normalmente, nos outros nem carrega. A parte do site que não funciona, pelo que eu soube, é feita em Java.

Como eu não conheço ninguém que usa Linux e conseguiu fazer esse danado funcionar, gostaria de obter relatos de quem já conseguiu para ver se descubro o que há de errado aqui.

Preciso de ajuda urgente, antes que seja intimado a reinstalar o Windows!  :o

Valeu!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2006, 08:45 por usifoto »

Offline sunshine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2006, 08:57 »
tente este tutorial
comigo tah funcionando bem.

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Pt/Instala%C3%A7%C3%A3o

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2006, 09:15 »
eu instalei o ie 6 no dapper usando o script ies4linux

funcionou muito bem.

o wine está muito bom também

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2006, 10:58 »
>:(

Pessoal,

Estou há muito tempo tentando instalar e configurar o Wine aqui em casa, mas nunca consegui fazer nada funcionar nele, nem mesmo o Internet Explorer.

Minha esposa depende do uso de um site, cuja estrutura foi alterada recentemente e agora só é possível utilizá-lo com o Internet Explorer, pois com o Mozillão, Firefox, Opera, Konqueror e até mesmo o E-links não funcionou. Já testamos em outro local com o IE e funciona normalmente, nos outros nem carrega. A parte do site que não funciona, pelo que eu soube, é feita em Java.

Como eu não conheço ninguém que usa Linux e conseguiu fazer esse danado funcionar, gostaria de obter relatos de quem já conseguiu para ver se descubro o que há de errado aqui.

Preciso de ajuda urgente, antes que seja intimado a reinstalar o Windows!  :o

Valeu!

Só por curiosidade.... qual site é esse? vc pode informá-lo?

Offline augustocmbrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2006, 11:33 »
usifoto,

para que eu tivesse sucesso no uso do wine, tive que detonar os seguintes problemas:

* resolução maior que 1024x768 para rodar o winecfg (!);
* rodar o winecfg ANTES do wine, mesmo que deixando as opções com valores default (!!);
* rodar só programinhas "leves"... :I

Pois é, o Rally Championships ou o V-Rally eu ainda não consegui rodar. O pessoal da lista tá sugerindo Cadega (ou até mesmo o winex, mas este último ainda tá me dando uma surra pra compilá-lo).

O que rodo atualmente são 2 jogos de damas (http://rksoft.com.br/html/damasmaster.html e http://rksoft.com.br/html/damasexpert.html), e apesar de demorarem a carregar, fluem normalmente...

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2006, 11:49 »

Só por curiosidade.... qual site é esse? vc pode informá-lo?

É a área de consultoria do site da Natura ( www.natura.net ), mas essa área é restrita e para acessá-la é preciso logar-se.

Tentei entrar em contato com o departamento de TI, mas as atendentes não fornecem nenhum endereço de e-mail e também não direcionam o atendimento.

Uma das atendentes, dias atrás, descartou a possibilidade de o site funcionar corretamente apenas com o IE, alegando que o mesmo estava indisponível naquele momento, sendo esse o problema.

Posteriormente, mandei um e-mail para o departamento que colhe opiniões de usuários, expondo o problema e solicitando que aquela mensagem fosse encaminhada ao setor de TI, mas um e-mail de resposta orientava a entrar no chat, pois seria necessário fornecer mais detalhes.

Minha esposa entrou no chat, explicou à atendente que não usamos Windows e não temos o Internet Explorer em casa e que o site, antes da mudança, funcionava corretamente nos outros navegadores.

A resposta da atendente foi bisonha: "Por gentileza, utilize o Internet Explorer"

Minha esposa ficou irritadíssima, repetiu que não temos o IE e a atendente insistiu: "Nosso site foi feito para o Internet Explorer. Você deve instalá-lo pois seu navegador não é adequado"

Após muita baboseira, minha esposa desistiu, mas eu gostaria de saber se há algum meio de contornar isso pelo Firefox e, enquanto não descubro, tentarei instalar o Wine e o IE.

Me ajudem! Estou correndo perigo!  ;D
« Última modificação: 09 de Outubro de 2006, 13:08 por Perícope »

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2006, 11:52 »
usifoto,

para que eu tivesse sucesso no uso do wine, tive que detonar os seguintes problemas:

* resolução maior que 1024x768 para rodar o winecfg (!);
* rodar o winecfg ANTES do wine, mesmo que deixando as opções com valores default (!!);
* rodar só programinhas "leves"... :I

Pois é, o Rally Championships ou o V-Rally eu ainda não consegui rodar. O pessoal da lista tá sugerindo Cadega (ou até mesmo o winex, mas este último ainda tá me dando uma surra pra compilá-lo).

O que rodo atualmente são 2 jogos de damas (http://rksoft.com.br/html/damasmaster.html e http://rksoft.com.br/html/damasexpert.html), e apesar de demorarem a carregar, fluem normalmente...

Eu não preciso do Windows para nada além de rodar alguns pequenos aplicativos como os da Receita Federal, mesmo aqueles que tem versões para Linux (nem todos tem), pois os que eu experimentei são um horror!  :P

Agora tenho também esse problema de acesso ao site da Natura que vai me obrigar a instalar o IE até que seja contornado.  :-\

Eu estou usando 1024 X 768. O winecfg roda aqui, mas não sei se isso origina algum problema. Qual é a explicação para essa exigência de resolução?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2006, 12:00 por usifoto »

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2006, 12:51 »
UUffaaaa!  :D

Estou a salvo! Não vou precisar reinstalar o Windows!  :D :D :D

Segui pela enésima vez o tutorial que o sunshine postou e desta vez deu samba!

Mantive a resolução de 1024 X 768, mas rodei o winecfg antes do Wine, como o Augusto recomendou. Deu certo.  8)

Eu já havia seguido esse mesmo tutorial inúmeras vezes e sempre dava algum erro!

Muito obrigado a todos pela ajuda!  ;D ;D ;D

Edit: Esqueci de dizer que estou navegando por este maravilhoso navegador neste momento!  :o
« Última modificação: 09 de Outubro de 2006, 12:53 por usifoto »

Offline metalknux1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2006, 09:14 »
UUffaaaa!  :D

Estou a salvo! Não vou precisar reinstalar o Windows!  :D :D :D

Segui pela enésima vez o tutorial que o sunshine postou e desta vez deu samba!

Mantive a resolução de 1024 X 768, mas rodei o winecfg antes do Wine, como o Augusto recomendou. Deu certo.  8)

Eu já havia seguido esse mesmo tutorial inúmeras vezes e sempre dava algum erro!

Muito obrigado a todos pela ajuda!  ;D ;D ;D

Edit: Esqueci de dizer que estou navegando por este maravilhoso navegador neste momento!  :o

eu num tive ki roda u wineconfig nem nada so instalei u ies4 e rodei u mesmo dai ewli foi baixandu ;)

Offline thiagobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2010, 22:24 »
ola pessoal.. sou iniciante e tem 10 dias q tento instalar o iexplorer mas nao consigo.

preciso dele para acessar o bradesco net empresas... so roda no iexplorer :(


instalei o wine 1.1.35 ...  mas nao consigo instalar o ies4linux  ... baixei ele no tatanka... extrai... executei... ai ele aparece a janelinha para selecionar 6.0,  5.5 versao... dando ok ... ele nao instala .. da o seguinte erro:

O IEs4Linux 2 foi desenvolvido para usar as versões mais recentes do Wine (0.9.x). Parece que você está usando uma versão antiga (wine-1.1.35). Recomenda-se que você atualize seu Wine para a última versão (Vá para: winehq.com).

/home/acer/ies4linux-2.99.0.1/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py:399: GtkWarning: Invalid text buffer iterator: either the iterator is uninitialized, or the characters/pixbufs/widgets in the buffer have been modified since the iterator was created.
You must use marks, character numbers, or line numbers to preserve a position across buffer modifications.
You can apply tags and insert marks without invalidating your iterators,
but any mutation that affects 'indexable' buffer contents (contents that can be referred to by character offset)
will invalidate all outstanding iterators
  gtk.main()
ui/pygtk/python-gtk.sh: linha 6:  2167 Falha de segmentação  python "$IES4LINUX"/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py
acer@acer-laptop:~/ies4linux-2.99.0.1$


se possivel uma help...

abs

Thiago.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2010, 11:10 »
ola pessoal.. sou iniciante e tem 10 dias q tento instalar o iexplorer mas nao consigo.

preciso dele para acessar o bradesco net empresas... so roda no iexplorer :(


instalei o wine 1.1.35 ...  mas nao consigo instalar o ies4linux  ... baixei ele no tatanka... extrai... executei... ai ele aparece a janelinha para selecionar 6.0,  5.5 versao... dando ok ... ele nao instala .. da o seguinte erro:

O IEs4Linux 2 foi desenvolvido para usar as versões mais recentes do Wine (0.9.x). Parece que você está usando uma versão antiga (wine-1.1.35). Recomenda-se que você atualize seu Wine para a última versão (Vá para: winehq.com).

/home/acer/ies4linux-2.99.0.1/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py:399: GtkWarning: Invalid text buffer iterator: either the iterator is uninitialized, or the characters/pixbufs/widgets in the buffer have been modified since the iterator was created.
You must use marks, character numbers, or line numbers to preserve a position across buffer modifications.
You can apply tags and insert marks without invalidating your iterators,
but any mutation that affects 'indexable' buffer contents (contents that can be referred to by character offset)
will invalidate all outstanding iterators
  gtk.main()
ui/pygtk/python-gtk.sh: linha 6:  2167 Falha de segmentação  python "$IES4LINUX"/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py
acer@acer-laptop:~/ies4linux-2.99.0.1$


se possivel uma help...

abs

Thiago.
Olá!!! :)
Instale o PlayOnLinux digitando no Terminal:
Código: [Selecionar]
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_karmic.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux
Depois de instalado você vera ele em "Aplicativos/jogos/PlayOnLinux"!!
Com ele é possível instalar o IE7

Qualquer duvida é só postar!! ;)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2010, 09:29 »
Esse site do natura usa flash e aqui entrou normalmente no Firefox...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2010, 10:56 »
Esse site do natura usa flash e aqui entrou normalmente no Firefox...
O problema do site da Naruta já foi resolvido, e é de 4 anos atras. Hoje em dia é muita incompetência uma empresa deixa um site que só abre no IE, fazer um site assim é motivo pra ser demitido.

O nosso amigo thiagobh que a mesma necessidade, e também recomendo o playonlinux.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2010, 11:04 por Falco90 »

Offline KAssis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 9.10
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2010, 17:00 »
Pessoal, vou postar aqui as tentativas de instalação de aplicativos baseados em Windows com o Wine.

São tentativas de instalar o aplicativo no Ubuntu 9.10 usando o Wine para abrir o instalador.

O Alcohol120% apresentou esse erro logo após aceitar o contrato na instalação:
http://img27.imageshack.us/img27/1788/alcohol120erro.png


O Corel Draw X4 apresentou esse erro logo após começar a instalação:
http://img682.imageshack.us/img682/4463/coreldrawx4erro.png


Eu fiz uma ISO por motivos de segurança do Dreamweaver CS4. Montei ela com o aplicativo que já vem com o Ubuntu 9.10 e, ao rodar o arquivo de instalação com o Wine, não obtive resposta. Apenas não abriu, mas também não travou nada...

Em contrapartida, o WinRAR funcionou normalmente, consegui descompactar alguns arquivos sem problemas.

Acho que o esquema é instalar usando algum Windows e depois tentar rodar pelo Ubuntu com o Wine...
"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem."
- Sẽneca

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Wine: Casos de sucesso?
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:58 »
Pessoal, vou postar aqui as tentativas de instalação de aplicativos baseados em Windows com o Wine.

São tentativas de instalar o aplicativo no Ubuntu 9.10 usando o Wine para abrir o instalador.

O Alcohol120% apresentou esse erro logo após aceitar o contrato na instalação:
http://img27.imageshack.us/img27/1788/alcohol120erro.png


O Corel Draw X4 apresentou esse erro logo após começar a instalação:
http://img682.imageshack.us/img682/4463/coreldrawx4erro.png


Eu fiz uma ISO por motivos de segurança do Dreamweaver CS4. Montei ela com o aplicativo que já vem com o Ubuntu 9.10 e, ao rodar o arquivo de instalação com o Wine, não obtive resposta. Apenas não abriu, mas também não travou nada...

Em contrapartida, o WinRAR funcionou normalmente, consegui descompactar alguns arquivos sem problemas.

Acho que o esquema é instalar usando algum Windows e depois tentar rodar pelo Ubuntu com o Wine...

Instalar aplicativos pelo WINE, embora já tenha sido muito pior, ainda é uma caixinha de surpresas, as vezes tudo o ocorre perfeitamente, já em outras, é um exercício de paciência e nesses casos, o Google é o nosso melhor amigo.

Há várias "receitas de bolo" para rodar aplicativos específicos, mas há riscos de uma ou outra função não funcionar à contento.

No site WINEAppDB há uma base de dados, onde consta o Alcohol 120% e o Dreamweaver, dê uma olhada por lá, pode ajudar. ;)

http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=2364

http://appdb.winehq.org/appview.php?appId=183

No seu caso específico, o WinRAR é completamente dispensável, já que há uma versão dele para Linux que se integra ao File Roller, bastando apenas clicar com o botão direito e selecionar para extrair, o mesmo vale para a compactar, com o RAR instalado é só usar o File Roller que o pacote RAR é criado.

E para o Alcohol 120%, dependendo o uso que você faz dele, também há alternativas livres, como o K3B ou em menor escala o próprio Brasero, ou então scripts podem converter imagens MDF para formatos mais compatíveis com os programas nativos bem como criar drives de CD/DVD virtuais como o Alcohol faz. :)
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 00:03 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740