Eu gostaria de deixar somente uma distribuição do Linux no meu computador. Pq uso esse computador para estudar e programar, [...]
Gosto é gosto, mas realmente não há uma razão para viver engessado.
O fato de estudar e programar usando a máquina nada impede que se tenha mais de um SO instalado, é simples questão de planejamento de uso do equipamento.
Cria-se uma partição de uso exclusivo de arquivos pessoais, distinta dos SOs instalados, daí em diante é apenas um questão de criar links. Melhora a segurança, melhora a versatilidade, aumenta o conhecimento e, acima de tudo, é divertido, o que é essencial.
[...] mas esse problema esta desanimando de usar o Linux.
No Linux é assim mesmo, funciona tudo muito bem em 97% do hardware, há quem diga que em 99% do hardware funciona ótimo, porém nesse resíduo que alguma coisa não funciona, variando entre 1% e 3%, apenas não há suporte dos fabricantes, então não há muito o que fazer.
A comunidade de desenvolvedores faz um trabalho excepcionalmente bom e dedicado, aliás é impressionante como funciona bem, apesar do mundo de dificuldades, porém existe a realidade do hardware e é conviver com ela.
A alternativa é comprar uma licença e voltar para o "janelas", comprar outra licença e adquirir anualmente um Norton Antivírus ou similar e viver num mar de vírus, worms, invasões, infecções, mas claro que é possível.
Você disse lá em cima: "programar"?
Faz o quê, programação de computadores?