Antes de fazer a alteração adiante proposta, tenha em mãos um live-pendrive (ou live-cdrom) que permita inicializar o sistema caso venha a ocorrer algum problema que não permita o acesso.
Se ocorrer alguma dificuldade de acesso, experimente ir para tty por Ctrl+AlT+F1 e se não der inicie o sistema pelo modo Recovey (Recuperação) e, se também não conseguir dessa forma, então inicie pelo live-iso (pendrive ou dvdroom) e faça a correção retornando ao estado anterior.
Caso seja necessário iniciar pelo modo Recovery, experimente as opções lá disponíveis testando inicialmente a opção 'resume', se não funcionar teste a opção 'failsafeX' e se também assim não atingir um ambiente gráfico, então vá para a opção 'root' (Desistir e ir para terminal em modo root).
Quando se vai para a opção 'root' no 'Recovery mode' o terminal que se obtém está no modo somente leitura (read only), ou seja, não dá para alterar nada no sistema.
Isso é dessa forma, read only, com o intuito de preservar a integridade do sistema em algumas circunstâncias em que não seja mesmo adequado fazer alterações e agravar o problema, casos por exemplo de falha geral no filesystem, o que não é o caso aqui.
Assim, estando na opção 'root' e, por conseguinte, condição 'read only', é necessário alterar para permitir leitura e escrita, isto é, permitir gravação no disco (read writter, rw).
Como fazer isso?
Não é necessário usar o sudo pois já está como root, então a sintaxe geral é:
mount -o remount,rw /alguma_coisa /algum_lugar
alguma_coisa é o dispositivo e partição a ser montado.
algum_lugar é o mount point, o lugar em que deve ser montado.
ou seja, se está dizendo:
mount -o remount,rw /disposito-partição /mount-point
Exemplo, supondo que a sua partição a ser montada esteja em sda1:
mount -o remount,rw /dev/sda1 /
Vai desmontar e remontar como leitura e gravação a partição sda1 na raiz do sistema (a barra " / " ao final).
Como na hora do 'aperto' você talvez não vá lembrar isso de memória, então deixe anotado naquele arquivo 'testex' que mencionamos lá no post #30 :-)
Nos experimentos que fiz aqui em um notebook, em algumas circunstâncias fiquei sem o recurso de ambos os mouses, o nativo touchpad e o externo usb, e numa dada situação desapareceu a interface gráfica.
Não creio que isso vá ocorrer aí, porque a alteração será direcionada, mas em se tratando do 'Elantec' nunca se sabe então é bom prevenir sabendo como usar o 'root' do 'Recovery' e ainda mantendo um live-iso disponível para o caso de emergência, sobretudo se você não tiver ao lado algum outro computador que permita o acesso fácil aqui ao fórum, isto é, se o computador objeto do experimento for o único no local.
No mais, no caso concreto aqui presente, não há risco de dano algum ao sistema, bastando que se retorne ao estado anterior para eliminar qualquer dificuldade que apareça.